terça-feira, 26 de março de 2019

Placa de Som Yamaha OPL3-SA3 funcionando num 486-DX com DOS 6 Windows 3.11 Raridade!

Placa de Som Yamanha OPL3-SA3 vídeo de teste funcionando num legítimo 486-DX com sistema DOS 6 e Windows 3.11. Raridade Museu da Informática ESIJMJG. Download de Driver para sistema DOS!


Considerada uma das placas de som mais queridas dos anos 90, a SoundBlaster revolucionou o mundo da computação com seus famosos "Kit's Multimídia SoundBlaster" onde CD-ROM e placa de Som ISA eram itens muito desejados por qualquer usuário de informática durante todos os anos 90.

Mas não apenas a Sound Blaster fez sucesso, temos placas tais como Adlib, Roland e Yamaha!

A Yamaha tem uma família especial de placas, a OPL3-SAX que traz tudo que os maiores fãs de som gostariam no computador, qualidade, potência e recursos como General MIDI e muito mais.

Essas placas vinham com disquetes de instalação para serem habilitadas e configuradas nos sistemas DOS e Windows 3.11 ou até mesmo Windows 95!

Hoje iremos trazer um vídeo icônico com uma autêntica placa Yamaha OPL3-SA3 funcionando no sistema DOS 6 e Windows 3.11. Confira!


Inspirada na grande onda dos chips de FM sintetizados, e no grande sucesso da Sound Blaster (Creative), a Yamaha entra na briga das grandes gigantes musicais na informática dos anos 90. A série OPL3-SAX possui algumas características tais como:
  • Compatibilidade Plug and Play
  • Processador de Som 3D (DSP)
  • Interface IDE para CD-ROM (opcional)
O Chip YMF-715XX está presente na série OPL3-SA3 e inclui função de processador de som Surround (3D) nativo com drivers para sistema DOS e Windows 3.11/95!  Este mesmo chip da Yamaha também está presente em outras placas tais como a Adlib Golg e Creative Sound Blaster Pro.

Este chip tudo em um, traz muitos recursos integrados, e está no padrão Sound Blaster Pro 2.0, e compatibilidade com MPU-401, XG-Midi Yamaha e General Midi.


Assim como as melhores placas de som dos anos 90, a OPL3-SA3 está equipada com chip Amplificador interno o potente TEA2025B, que é usados em outras placas tais como Creative Sound Blaster e nas melhores caixas amplificadas da época.

O TEA2025B é um amplificador Stereo com até 2,5Wx2 canais (5W no total), o que é muito mais que suficiente para som de computador na época e até hoje! Claro que essa potência poderia variar muito, dependendo da tensão de alimentação aplicada no chip (6V, 9V ,12V) e na impedância da caixa usada (4/6/8 Ω).

Alguns Jumpers poderiam até desabilitar o potente chip amplificador, caso o usuário desejasse usar caixas amplificadas, mas isso realmente não era necessário.

Usando caixas passivas como mostramos no vídeo, o som é realmente suficiente, até mais que muitas caixas USB básicas da atualidade.

Possuir uma Yamaha OPL3-SA3 funcionando em sistemas DOS ou Windows 3.11 requer instalação de Drivers especiais! Aqui conseguimos encontrar os drivers pesquisando ativamente na internet, até que finalmente um site em inglês tinha o driver original.

Para ajudar quem está querendo instalar essa placa no sistema DOS, deixaremos um link para download do raríssimo driver. Para Windows 3.X entre em contato para adquirir o driver.


Baixar%20Drive%20para%20DOS


Espero que tenham gostado do nosso vídeo e de conhecer uma excelente placa de som vintage dos anos 90, a Yamaha OPL3-SA3! Já tínhamos publicado vídeos dessa placa antes, mas funcionando em sistemas Linux, agora trazemos ela em seu "habit natural".

Em breve muito mais vintages inéditos chegando.

JMJG
Eng Eletrônico (Usuário de AT-486)

Reações:

0 comentários:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.