segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX) por JMJG

Não importa se tu é usuário de MAC-OS, LINUX ou WINDOWS,um dia será necessário utilizar um "Pacote Office" para realizar as mais comuns atividades do dia-dia. Isso mesmo! Qualquer sistema operacional necessita desta poderosa ferramenta de trabalho, e qualquer usuário; seja ele leigo,básico ou avançado em informática, também precisará desta "Suite de programas" em algum momento no mundo digital.


Um IBM PC série 8086 na década de 1980
Se enganam por falta de conhecimento ou por comodismo, aqueles que pensam que somente o Office da empresa do SR Bill Gates é a única opção no Mundo Digital. Aliás,aqui vai uma SURPRESA! A primeira suite Office surgiu em 1984 chamada de "Framework" http://en.wikipedia.org/wiki/Framework_(office_suite) e rodava nos velhos PC's da linha 8086 com nossos saudosos processadores Zilog Série Z80. Já naquela época, o Framework possuia recursos muito interessantes e sofisticados; tais como as Planilhas3D reais,recurso que até hoje não foi superado!

A empresa do Sr Gates,apenas lançou seu famoso pacote Office em meados de 1989. E muita coisa mudou pra melhor é claro,porém o monopólio do Paccote Office do Sr Gates e sua versão PIRATA,distribuída de forma viral pelos mercados negros, deixaram muitas pessoas de certa forma acomodadas para o conhecimento de outras várias opções no mercado mundial e nacional,inclusive GRATUITAS!Antes de falarmos de algumas opções já bem consolidadas e em pleno desenvolvimento, vamos explicar para os mais leigos o que é uma "Suite Office" e o pacote de programas básico que ela compõe.

O que é uma Suite Office (pacote Office)?


FRAMEWORK - O Primeiro Office Lançado em 1984
Uma "suite office" ou "pacote office" é a princípio um conjunto de programas desenvolvidos para atividades comuns de um escritório, ou seja é uma série de programas que vem substituir as máquinas de escrever, os retroprojetores,os slides manuais,dentre outros. Foi criado para dar muito mais utilidade aos computadores e facilitar a implantação da informática principalmente no mundo empresarial.

Porém devido a necessidade de muitos executivos trabalharem em casa, o Office também foi implantado nos PC (computadores pessoais) estes que temos em casa, mas que na época era raridade,e privilégio de poucas pessoas. A partir deste período, a cultura do Pacote Office passou a ficar cada vez mais comum dentre os usuários, que gradativamente passaram, a trocar suas máquinas de escrever, pelos teclados de computadores. Mas não é somente isso, num pacote office básico é possível:
  • Redigir e editar infinitamente: cartas,livros,narrativas,e todo e qualquer material de texto.
  • Controlar as finanças,desenvolver relatórios,gráficos das mais diversas formas, planilhas de controle.
  • Produzir apresentações de slides eletrônicos,para vendas,marketing,produtos,dentre outros.
E assim o pacote Office deu vida aos computadores, tornando-os muito úteis em nosso cotidiano, fazendo cada vez mais parte de nossas vidas. Os PC's deixaram de ser privilégio de poucos, e passaram a ser benefício de muitos, mudando totalmente o "mundo manual" para o "mundo digital". Entendemos atualmente  que qualquer computador, independente do SO (sistema operacional) necessita de no mínimo um pacote Office, pois é impossível que os usuários fiquem um dia do ano sequer, sem a necessidade de realizar tais atividades. O pacote Office até para o gamesmaníacos é necessário,e não existe um perfil de usuário de informática que possa dispensar o pacote Office de sua vida.

Offices Gratuitos disponíveis para instalação?


Conforme comentado anteriormente, são muitas as opções disponíveis para uma suite Office, além da oferecida pela empresa do Sr Bill, mas o que muitas pessoas NÃO sabem,é que estas opções são GRATUITAS e TOTALMENTE funcionais, assemelhando-se muito com seu proprietário pago. 
A versão Office da empresa do Sr Bill é PAGA ou seja, assim como em qualquer software proprietário conforme já explicamos, há cobranças de licenças de uso por por parte de seus usuários,sejam eles EMPRESAS ou Pessoas Físicas comuns. Estudantes,professores e outras categorias tem desconto para aquisição destas licenças, em média é necessário pagar cerca de R$500,00 ou mais para a licença de um Office profissional. Sem falar no ciclo proposital de fim de vida, que obriga o usuário a manter o programa sempre ATUALIZADO a cada ano, devendo para isso sempre estar comprando uma versão mais nova.

É possível utilizar TODOS os recursos OFFICE já conhecidos,inteiramente de GRAÇA! e o melhor, atualizado anualmente de graça também! 



Isso mesmo! DE GRAÇA! Engana-se quem imagina que coisas de graça não prestam! Se fosse assim, caridade, amor,PRESENTES, não seriam espontâneos e sim comprados! Existem muitos benefícios gratuitos, que por motivos de comodismo, ou por falta de informação são desapercebidos por uma grande parte.Por isso,estamos movidos 100% com tecnologia LIVRE,GRATUITA! Uma prova que é possível sim,termos gratuidade sem perder qualidade e acima de tudo, ter OPÇÃO,ESCOLHA


Com os Office Gratuitos é possível:
  1. Abrir,Salvar, editar,imprimir e compartilhar com seus amigos,TODOS os arquivos já criados em Office proprietário.Ou seja, é possível importar e exportar arquivos dos formatos já conhecidos,incluindo arquivos nos formatos (doc,docx,xls,xlsx,ppt,pptx e por ai vai)
  2. Trabalhar em Micro,pequenas e médias empresas com um grande número de computadores SEM COBRANÇAS de licenças, podendo o empresário destinar os investimentos para outros setores mais importantes.
  3. Fazer,modificar, e recriar quaisquer arquivos dos formatos antigos ou atuais dos Offices mais comuns.
  4. Aproveitar uma interface gráfica idêntica aos Offices proprietários, fazendo que os usuários reconhecam rapidamente as diferenças e logo começem a produzir seus trabalhos.
  5. Suporte e Múltiplos Idiomas, incluindo o PORTUGUÊS. Isso mesmo, software 100% em idioma português.
Saiba onde encontrar Offices GRATUITOS,e quais os mais usados




Indicaremos apenas duas das muitas maneiras de trabalhar com arquivos Office, sejam eles texto,imagens,planilhas ou apresentações. LibreOffice e OpenOffice. Mas antes conheça o nome dos programas e suas funções:
Tela dos Offices.Fácil de usar e produzir.
  1. Writer: Poderoso Editor de Textos (genérico do Word),permite ao usuários criar, editar, imprimir, salvar, abrir diversos arquivos de texto. Aqui o usuário poderá criar, livros, currículos,cartas, dissertações, trabalhos, teses, doutorados, relatórios, enfim trabalhos das mais diversas formas. A extensão de arquivo padrão é .ODF, porém pode-se facilmente manusear dezenas de outros formatos de arquivos de texto,incluindo .DOC e .DOCX.
  2. Calc: Poderosa Planilha eletrônica(genérico do Excell), permite ao usuário criar, editar, imprimir, salvar, abrir arquivos de tabelas e planilhas. Com este programa o usuário poderá criar,planilhas de custos, finanças pessoais, controles das mais diversas aplicações, fazer gráficos,etc.A extensão de arquivos padrão é .ODS mas o Calc pode facilmente manusear dezenas de outros formatos de arquivos, incluindo .XLS e .XLSX
  3. Impress:Poderoso editor de Apresentações (genérico do Power Point),permite ao usuário criar,editar,imprimir,salvar,abrir diversos arquivos de apresentação e slides eletrônicos. Aqui é possivel criar apresentações das mais diversas formas, para produtos, treinamentos, marketing, aulas, etc. A extensão de arquivos padrão é .ODP,porém o Impress pode facilmente manusear dezenas de outros formatos de arquivos,incluindo .PPT e .PPTX
  4. Draw: Poderoso criador de desenhos,editoração eletrônica/vetorial (genérico do Corel Draw),permite ao usuário criar,editar,imprimir,salvar,abrir arquivos de desenhos, com ele o usuário pode criar:desenhos ilustrados, logotipos, cartazes, panfletos, personagens de desenhos animados, formas e figuras artísticas,dentre outros.Este programa é o único que não faz parte do pacote Office original,sendo um Bônus para os usuários,uma excelente ferramenta que não está presente no Office original do Sr Bill.O formato de arquivos padrão é .ODG,porém o Draw pode manusear facilmente outros formatos.Na versão acima da 3.6 abre arquivos  .CDR do Corel Draw.
  5. Base: Poderoso Banco de Dados (genérico do Access),permite ao usuário criar Banco de Dados,uma aplicação não tão comum e reservada somente a usuários mais avançados.No pacote Office do Sr Gates, o Access vem suprimido na instalação padrão,sendo necessário sua instalação manual, devido a ser um software mais dedicado. Porém um banco de dados é necessário para muitas aplicações,até para usuários leigos tais como: catalogar sua coleção de filmes, coleção de CD,coleção de músicas e jogos, fazer cadastro de clientes, cadastro de frota de veículos, etc.Num banco de dados pode-se armazenar quaisquer informações e mais tarde fazer uma pesquisa retornando os resultados usando critérios únicos de busca tais como: (RG,CPF,número de série,placa de carro,etc).O Base adota o formato de arquivos .ODB, e pode ser instalado também opcionalmente ou ser removido do pacote sem prejudicar os demais programas Office.
TODOS os Office (Libre ou Open) já possuem suporte nativo para GERAR arquivos em formato PDF, dispensando a instalação de programas adicionais. Outros recursos, tais como macros, editor de fórmulas matemáticas, exportação,e outras funções avançadas também são suportadas por estes Offices genéricos.

TODOS os Office genéricos (Libre ou Open) suportam diversos SO (sistemas operacionais) dentre eles: LINUX/Mac-OS/Windows/Solaris/UNIX. Basta entrar na página oficial, e na página de download escolher qual o SO, baixar e instalar. Usuários LINUX tem mais privilégios neste processo,pois diversas distribuições LINUX já trazem instalados de fábrica o Libre ou Open, caso não tenha; o usuário ainda poderá instalar facilmente; através do gerenciador de aplicativos da sua distro.

Seguem os links das páginas oficiais bem como um histórico completo de cada uma para os mais interessados:


Apache OpenOffice.org (antigo StarOffice)

http://www.openoffice.org/pt-br/  (página oficial no Brasil para baixar)



LibreOffice ver 5 ou 6 (antigo BrOffice.org até 03/2011)


http://pt-br.libreoffice.org/  (página oficial no Brasil para baixar)


ATENÇÃO 

A ESI JMJG Som&Imagem oferece Treinamento, Suporte técnico e instalação para Micro, pequenas e médias empresas que desejam adotar estes softwares em seu parque de funcionários. NENHUM sofware aqui mencionado tem cobrança de licenças, pois tratam-se de códigos abertos, portanto é permitido sua instalação, modificação e até reprogramação. Os custos são reduzidos e nem se comparam aos custos da implantação tradicional. CONTATE-NOS! Também fazemos os mesmos serviços para os demais usuários,prestando suporte técnico inclusive on-line remoto!

Com isso, poderá instalar em quantas máquinas forem necessárias, bem como os funcionários utilizarem em casa, poupando custos absurdos dos sistemas convencionais. NUNCA UTILIZE SOFTWARES PIRATAS EM TUA EMPRESA, além de ser vítima de vírus,hackers,estará infringindo o código Lei 10.695, de 01/07/2003.

A multa para uso de sofwares piratas pode chegar em até 100X cada cópia ilegalmente instalada, sendo que o infrator ainda pode sofrer pena de detenção de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Os donos de empresas são os responsáveis e não os funcionários, lembre-se disso!

Viva o mundo da liberdade! Use e seja feliz,competitividade se faz com inteligência!

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.