quinta-feira, 14 de março de 2019

Polimento de Cabeçote para tape Deck Walkman Gravador ou qualquer aparelho cassete K7. Serviço

Polimento de cabeçote (Head) de Tape Deck Toca Fitas Gravadores e Walkmans. Válido para modelos Cassete K7 e micro-cassete. Serviço especializado executado pela ESIJMJG.

O cabeçote (Head) dos toca fitas antigos (padrão cassete K7) por ficarem muitos anos expostos a umidade ambiente ou certas condições, acabam acumulado uma oxidação especial, que somada ao ferrite das fitas magnéticas que se desprende, acabam por acelerar o processo de oxidação do cabeçote. Na prática as fitas comuns são feitas de ferro (Fe), e pelo uso constante, acabam desprendendo detritos no cabeçote que depois geram oxidação (Fe2O3) deixando o cabeçote com um visual bem mais fosco (sinal nítido de problemas).

Essa oxidação causará uma aspereza que poderá danificar novas fitas cassete, criando uma "lixa" no cabeçote que vai riscando as fitas que tocar. Nessa ponto é urgente que o Tape Deck/Walkman/Gravador Cassete seja encaminhado para uma empresa especializada (ESIJMJG) para que o cabeçote seja polido (retirada do óxido).

Assistam no vídeo as diferenças entre um cabeçote polido e outro original (fosco pelo tempo de uso).



Limpar o cabeçote com aquelas fitas de limpeza ou cotonete ajudará, porém muitos usam álcool de cozinha comum,  (com água) que vai acabar oxidando mais rapidamente os detritos que já estão profundos no cabeçote!

Como resultado, a oxidação causará abafamento do som (sem agudos) e poderá danificar a fita cassete (k7) como dizemos pelo efeito "lixa".

Polir um cabeçote é uma técnica especial que deverá ser feito apenas por um profissional capacitado! Usuários leigos que tentam fazer isso, podem danificar o cabeçote de forma permanente! Se polir demais, danificará a estrutura de contato do cabeçote com a fita, alterando Azimuth e outros ajustes, causando som estranho. Polindo de menos, não causará remoção adequada dos detritos oxidados!

Usar ferramenta especial (mini retífica) ajuda, mas ponta também é especial para esse serviço! Jamais poderá se usar algo abrasivo (lixas,etc) pois isso danificará o cabeçote (Head) de vez!

A substância polidora é importante, mas sem técnica, qualquer polimento poderá causar danos!

Por isso confie sempre em um profissional qualificado para efetuar o polimento do seu cabeçote, ou causará danos irreparáveis em seu equipamento Cassete (k7) de coleção!

Até a próxima.

JMJG
Eng. Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.