segunda-feira, 11 de março de 2019

Toca Discos Dual 1214 automático modelo Alemão 1970.Confira teste e detalhes técnicos Raro coleção

Toca Discos Dual 1214 modelo Alemão 100% Mecânico e Automático! Raridade restaurada na ESIJMJG para colecionador. Características técnicas.Vídeo de Teste Completo com Disco ODEON.


Dual 1214 é um Toca Discos inteiramente produzido na Alemanha, durante os anos 1970. Não possui placas ou circuitos eletrônicos porém conta com o melhor da engenharia alemã! É um Turntable 100% mecânico com toda a classe e qualidade que produtos como eles tinham naquela época.

Produzido com gabinete inteiramente de madeira, sua base é de metal com prato pesado de metal e braço de alumínio com cápsula magnética de alta qualidade. O Toca Discos é STEREO portanto o melhor do som. Um Dual 1214 atualmente é um produto raro e considerado produto de coleção, mas quando ainda funciona se torna mais raro e muito valioso!

Um exemplar destes foi restaurado em nossa empresa, saiu da total inoperância para mais de 80% de funcionalidade.

Confira um Vídeo com detalhes funcionais e teste completo do Toca Discos Dual 1214 Automático (Modelo Alemão). 



O Dual 1214 é um Toca Discos Completo, possui seletor de velocidades para tocar discos 33 1/3,45,78 RPM (vinha com adaptador para discos de 45 RPM). 
Sistema de Tração com Polia

Seu sistema de tração é baseado na clássica polia, onde temos os maiores problemas para restauração conforme já mencionamos em vídeos e artigos anteriores. Mesmo assim essa era a tecnologia dominante em muitos Toca Discos até os anos 1970. Esse sistema era mais barato e mais fácil de ser produzido, principalmente para se permitir a alteração de velocidade entre os vários tipos de discos. 
Um sistema Belt-Drive era superior em emissão de ruídos e durabilidade porém mais caro, deveria ter um sistema mais elaborado para permitir alterações de velocidade entre as relações da correia. Embora atualmente recuperar um Belt-Drive seja muito mais fácil, já que trocar a correia e muito mais barato do que refazer uma polia.

O Dual 1214 também era Automático, e isso sendo feito com sistema 100% mecânico, o que era uma função presente nas mais TOP's vitrolas já fabricadas no mundo. Para alguns, o Automático estragava o charme de se colocar um disco manualmente para tocar, porém para estes todos os Toca-Discos automáticos permitiam também a operação manual.
PINO CENTRAL EMPILHADOR DE DISCOS
Para completar o charme dos clássicos "Jukebox" o Dual 1214 também permitia empilhamento dos discos, através da instalação de um pino central estilo "caneta". Esse acessório permitia acomodar até 6 discos empilhados, na qual o Toca Discos iria tocar automaticamente um após o outro, no término de cada disco anterior. Essa função também era aplicada em outras clássicas vitrolas como as das marcas Philips (Linha RF) e National.

Outros ajustes mais detalhados (Balanço do Braço, Peso e Contrapeso, Pitch, Lift ,etc) estavam presentes no Dual 1214 como toda vitrola de grande porte.

O sistema mecânico para importante e as funções também, porém o que é tudo isso em face ao sistema de Cápsula-Agulha? Um belo conjunto Shell/Needle também é mais importante pois é de fato o que se vai aproveitar, esse é o conjunto que extrai o som do disco de vinil.


O Dual 1214 originalmente possui cápsula (Shell) da SHURE modelo M75-Tipo D, que é de tecnologia magnética, uma das melhores opções comparadas as cápsulas cerâmicas. A agulha é o modelo DN325 de diamante com ponta esférica. O conjunto reproduz com ESTEREO com total fidelidade!

Para discos de 78 RPM existia ainda uma agulha especial a DN321 que estaria mais adaptada a alta rotação e por consequência a alta temperatura gerada na ponta do diamante. 

Com isso a Dual 1214 era sim um toca discos de alta qualidade e fabricado com as melhores tecnologias de ponta que existiam na época, e conta com a magnífica engenharia alemã que emprega em seu mecanismo a precisão necessária.

O Exemplar do Vídeo foi restaurado em nossa empresa, o cliente nos trouxe completamente inoperante, e conseguimos restaurar o sistema de tração (polia e seletor de velocidades), bem como lubrificar partes importantes e revisar completamente o sistema.

Infelizmente produtos como este não ficam mais 100% funcionais, mas entre 50% até 100%. O exemplar do vídeo ficou na casa dos 85%, infelizmente o controle do Pitch não foi restaurado. Além disso, o sistema de polia em dias mais frios ou quentes precisa de um ajuste manual (arranque) para girar o disco. Tudo isso são sequelas que podem ficar, mas perto da total inoperância isso é considerado até "charme" do produto devido ao tempo.

Hoje uma Dual 1214 é considerado um aparelho de colecionador, e se estiver funcionando (mesmo que parcialmente) é mais raro e valioso no mercado de colecionador.

Espero que tenham gostado deste mais este clássico. Em breve muito mais vintages serão documentados.

Faça como este cliente, e traga seu produto para ser restaurado conosco. Mesmo Toca Discos de Polia ou Belt Drive (correia) podem ser restaurados em nossa empresa. Apenas não reparamos mais os Direct Drives pois possuem tecnologia e peças que não temos mais para restaurar.

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.