quinta-feira, 21 de março de 2019

O clássico Mini Disc MD da Sony Música Digital rival do CD Documentário e Teste Prático

MD- Mini Disc a mídia Digital ótica para armazenar música ou dados, superior ao CD, inventada pela Sony. Documentário e Teste prático de um MD tocando num Aiwa XR-H3MD (restaurado na ESIJMJG). Raridade sobre MD

O MD não foi a primeira tentativa de digitalizar música feito pela Sony (antes disso já houve o DAT Digital Audio Tape), que também foi invenção da japonesa SONY. O MD foi sim a primeira mídia digital ótica que usava Laser vermelho, que veio a ser rival direta do CD (inventado pela Philips com participação da Sony)! O MD foi inventado em 1992, enquanto o CD já estava desde 1987 presente no Brasil!

No Japão o MD fez um sucesso enorme, se tornando a mídia favorita de muitos artistas e gravadoras, que lançaram uma enxurrada de MD's no mercado Japonês. Em outros países o MD também fez sua fama, porém com menos intensidade. No Brasil porém o MD é raro e considerado uma mídia praticamente desconhecida por grande parte da população.

Confiram um Documentário Histórico sobre o MD, bem como um teste do aparelho Aiwa XR-H3MD (restaurado na ESIJMJG).



A vantagem do MD era que além de ser  uma mídia digital, permitia gravação /regravação nativa nos discos, algo que o CD não tinha no princípio (somente os modelos CD-R/CD-RW futuramente tinham essa função).

Frente a Fita DAT, o MD tinha acesso direto a faixa (como era também no disco de vínil LP), poupando o usuário de espera para rebobinar/avançar as fitas magnéticas, além de grande durabilidade. O MD ficava embutido numa caixa plástica rígida, e possuía uma pequena janela de acesso, que se abria somente no interior do aparelho de MD. Com isso além de portátil o MD era protegido contra riscos e poeira, algo que o CD já tem muito mais fragilidade!

Mas devido á seu alto custo, no Brasil o MD foi uma mídia pouco usada e conhecida por usuários domésticos. Geralmente aparelhos e discos MD eram importados, o que deixava o custo de aquisição muito desanimador, algo que o CD também teve no começo, porém aos poucos o preço caiu a patamares populares.

O MD nunca foi uma mídia popular no Brasil, e raros são aparelhos de MD que ainda estão disponíveis no mercado, e mais raros ainda os que são funcionais.


Já para as emissoras de rádio AM/FM no Brasil, a realidade sobre o MD é diferente. Muitos radialistas e técnicos de som, vão se lembrar sim do MD, pois era a mídia preferida para se gravar as vinhetas ou montar as playlist's (sequência de músicas). Devido ao maior poder aquisitivo e tecnologia, as emissoras de rádio Brasileiras, adotaram o MD como substituto das fitas DAT com muito mais vantagens face ao mundo magnético.

Comparado ao CD, o MD é sim superior, não em qualidade, mas em praticidade e recursos nativos tais como:
  • Gravação/regravação nativa em qualquer disco MD
  • Proteção contra poeira e Riscos
  • Tamanho compacto para armazenagem e transporte
  • Maior capacidade (80 Min de música) até 1Gb de Dados. No CD temos (80 Min de Música) até 700 Mb de Dados!
Infelizmente devido as políticas brasileiras, mais uma vez o povo daqui, fica prejudicado em ser "excluído" das boas tecnologias mundiais. Se o custo do MD no Brasil, tivesse sido similar ao CD, talvez teríamos uma popularização do MD á ponto de até substituir o CD como foi no Japão.

Conforme pudemos ver, o MD para música pode não ganhar do CD em capacidade, pois praticamente estão empatados (80 Min), mas em questão de armazenamento Digital o MD tem capacidade de até 1 GB, enquanto o CD somente 700 Mb! 

Algum de vocês já viu um MD-ROM no computador? Eu desde 1986 na informática nunca ví!

Mesmo para música, o MD é superior ao CD devido ao tamanho e formato, proteção de risco/poeira e outras funções. 

Lembro de um amigo meu de faculdade, tinha MD no carro dele, e na época eu tinha CD (mas não gravava) e ele poderia gravar livremente. Foi a única vez na vida que tinha visto um MD, e agora no laboratório pela segunda vez.

Até a próxima com mais clássicos da eletrônica.

JMJG
Eng Eletrônico.

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.