quinta-feira, 7 de março de 2019

Montando um legítimo Pentium 3 e testando com sistema Linux Nostalgia Museu da informática ESIJMJG

Montando um Legítimo Pentium 3 em detalhes, e depois testando com sistema operacional BigLinux. Especial para fãs e colecionadores. Museu da Informática ESIJMJG.

Pentium® foi uma marca de processadores criados pela Intel, depois que os números (286/386/486) foram proibidos de serem registrados como marca, com isso o projeto do suposto "586" se chamou Pentium que definia os processadores do grupo Intel, assim como os Celeron (que eram Pentium sem memória cache ou menores, com menor desempenho). Depois vieram os Pentium II (2) e Pentium III (3) como evolução do Pentium I (1).



Em nossa empresa, já mostramos vídeos com Pentium 1/Pentium 2, agora chegou a vez do Pentium 3. Como tivemos um incidente com uma placa de Pentium 1, acabamos substituindo a antiga Mobo por um Pentium 3. Então se você foi usuário de informática durante os anos 1999 ou tem 20 anos ou mais, acompanhe o vídeo abaixo no qual montamos um computador Pentium III (3) por completo e ainda testamos com sistema operacional Linux.




Confira o Vídeo com Montagem e Teste de um legítimo Pentium 3 III Museu da Informática ESIJMJG.






Pentium III modelo de Slot.
Pentium III (3) foi a sexta geração de processadores intel (depois do 8080/8088/286/386/486) e seguindo a tradição do Pentium II (2) era disponibilizado em dois modelos.

  • Modelo de CPU Pinada, que era compatível com o soquete 370 das placas mães (o mais usado e confiável).
  • Modelo de Slot (foto acima), que era compatível com o Slot 1, exclusivo para Pentium III.
O modelo de slot era bem maior, e como se pode notar era encaixado num slot grande (como uma placa de expansão),e ficava disposto de forma vertical na placa com seu enorme dissipador de calor. 



O modelo Square (pinado) é o mais comum e tradicional de processador, que era compatível apenas como soquete 370.

O Pentium III foi fabricado de 1999 até meados de 2003 e possuía frequência (clock) que ia desde 450 Mhz até 1,4 Ghz. O Barramento era de 100 Mhz mas os últimos modelos já era de 133 Mhz,o que permitia o uso de memória RAM- DDR2 com maior velocidade.

O modelo do nosso vídeo pertence a segunda arquitetura do Pentium III, chamada de Coppermine. Esse modelo era fabricado com a espessura de 180 nm (nanometros) que já era algo revolucionário para os padrões da época. Nosso modelo instalado tem 750 Mhz de clock o que era suficiente para rodar até Windows ME com folga, ou Windows XP com certa limitação.

Testamos o modelo do Vídeo com sistema BigLinux (compatível para máquinas antigas, similar ao Windows ME) para que não tenhamos que perder tempo instalando Drivers de Vídeo/Rede/Som já que o Linux reconheceu tudo automaticamente.

Com isso terminamos nosso especial de computadores antigos para fãs e colecionadores de informática, um legítimo Pentium 3 sendo montado em detalhes é só aqui na ESIJMJG.

Até a próxima, onde traremos mais clássicos da informática.

OBS: A placa de Pentium 1 que queimou era Itautec, mas através de doação conseguimos uma outra placa de Pentium 1, e montamos outro computador Pentium de 100 Mhz! Ele está em outro vídeo do nosso canal, Clique aqui e confira ele!

JMJG
Eng Eletrônico.

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.