sexta-feira, 8 de março de 2019

Como Funcionava o Mecanismo automático dos Toca Discos sem eletrônica? 100% Mecânicos

Vídeo Exclusivo. Como Funciona o Mecanismo Automático dos antigos Toca Discos Sem usar controle eletrônico algum? Confira detalhes neste exemplar Dual 1214 Alemão dos anos 70 que foi restaurado em nossa empresa.


Já falamos em outros vídeos e artigos em nossos canais oficiais, sobre Toca Discos de Polia, sobre sua dificuldade de manutenção e de como funcionavam os antigos modelos que não usavam absolutamente nada de eletrônica para controlar suas operações. De fato tudo é feito 100% Mecânico!

Uma obra da engenharia eletro-mecânica, pois a única coisa que temos é um motor elétrico, chaves elétricas e uma série de engrenagens e alavancas que possuem um movimento programado através de outra engrenagem mestre (CAM) que aciona todo o movimento do aparelho.

Confiram neste Vídeo Exclusivo, detalhes do mecanismo do Toca Discos Dual 1214 e seu sistema automático!



De fato é algo muito impressionante, pois ao mesmo tempo que é simples é muito engenhoso. Estamos falando de sistemas que eram utilizados desde 1950 até 1970 em uma série de Toca Discos no mercado mundial. Basicamente todos eles operam da mesma maneira, mudando apenas algumas particularidades de uma marca para outra.

O mecanismo é confiável, mas pelo tempo de uso, vai sofrendo desgaste e folgas, nem sempre podem ser consertadas o que influencia na porcentagem de restauração e funcionamento do produto.

Até mesmo os Toca Discos mais modernos Belt Drive, usam uma parte do mecanismo mostrado no vídeo, o que muda é que poderá ter mais assistência eletrônica (como no caso do Gradiente TT-575)


Outro item que volta a ser comentado no vídeo é a Polia. A forma mais simples e barata de transmissão de velocidade usada em vários Toca Discos (turntables) pelo mundo até os anos 70. Atualmente é muito difícil se conseguir uma peça destas nova, e recondicionar uma é tarefa específica para empresas especializadas (nem a nossa faz isso, mandamos fazer), e o valor desse serviço é alto, o que limita as restaurações. 

A Polia assim como correias e qualquer borracha, sofre ressecamento com o tempo e perde suas propriedades elásticas. No caso específico de Polia, ela perde o atrito (que a borracha natural causa) e acaba patinando (feito pneu em óleo) o que causa problemas de velocidade e funcionamento destes aparelhos toca discos.

É inevitável, mesmo que o usuário guarde bem o produto e não use muito vai acontecer esse fenômeno! A Polia sempre se danificará mesmo com muito ou pouco uso! O tempo é o maior inimigo dos Toca Discos em Geral.

Tentamos recuperar alguns, as vezes com novas Polias (recondicionadas) o aparelho pode voltar, mas devido a diferenças de tamanho (mesmo milímetros) pode necessitar de um reajuste de velocidades, o que pode comprometer o "Pitch" musical!

Seja como for, encorajamos os usuários e colecionadores para avaliarem seu aparelho numa empresa especializada em Toca Discos (como a nossa), quanto mais cedo e rápido melhor! As poucas e raras peças de reposição são contadas e quem chegar primeiro pode ser o sortudo a recuperar seu aparelho. 

Até mesmo os aparelhos mais modernos que usam correia (Belt Drive) também sofrem problemas de laceamento da borracha da correia, que deve ser substituída por outra nova!

Porém para correias a realidade é bem melhor, pelo menos na ESIJMJG possuímos reposição para praticamente 99% das correias no mercado Nacional ou importadas (graças a nosso fornecedor).

No próximo vídeo e artigo, traremos um Vídeo Demonstrativo e teste prático no Toca Discos Dual 1214, tocando um clássico LP!

Não percam!

JMJG
Eng Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.