quinta-feira, 4 de abril de 2019

Escolher entre Water Cooler ou Air Cooler (CPU FAN), guia prático e simples para refrigerar seu computador

Qual o melhor sistema de refrigeração para meu computador? É verdade que isso depende do meu perfil de uso e do meu gabinete? Quais as diferenças entre os sistemas? Water Cooler é fácil de instalar? Saiba tudo aqui!

Que refrigerar o processador do computador é obrigatório, todo mundo sabe, mas qual o melhor sistema a se utilizar hoje, isso nem todos sabem. Quer dizer, muitos já sabem que o sistema Water Cooler (refrigeração à água) é superior ao Air Cooler (CPU Fan Padrão), porém nem todos sabem que o Water Cooler exige uma configuração especial de computador e gabinete, e quem nem todos os usuários vão se beneficiar de um sistema Water Cooler instalado.

Por isso fizemos um vídeo de 12 minutos, explicando tecnicamente a diferença entre os sistemas de refrigeração, e também mostrando para qual perfil de usuário e gabinete se recomenda Water Cooler.



Assista ao vídeo e tire todas as suas dúvidas sobre Water Cooler X Air Cooler.



Water Cooler Básico já montado (REF Modelo Maelstrom Gamer Storm)
Water Cooler é um sistema mais moderno e eficiente do que o Air Cooler padrão (CPU FAN), porém ele é mais caro e muito mais exigente para ser instalado em computadores. Usuários sem conhecimento técnico, não conseguiram instalar o sistema em seus computadores sem requerer mão de obra qualificada para isso (ESIJMJG).

Porém devido a "chinalização" dos produtos, o preço médio de um Water Cooler pode ser muito atrativo, muito mais do que um excelente kit de Air Cooler, principalmente pelo fato do Water Cooler possuir radiador, água, e um ventilador bonito e mais eficiente.


Os Water Cooler vendidos em kit's pré- montados (como o modelo da foto) são uma oferta bem atraente e eficiente, com preços bem atrativos no mercado, muitas vezes fazendo frente aos poderosos FAN CPU (Air Cooler) de grandes marcas. Não estou falando os Air Cooler da Intel ou AMD, mas sim de outras marcas já conceituadas. Neste caso, os usuários ficam em dúvida de escolher o Air Cooler pois o Water Cooler é muito mais bonito e eficiente.

O sistema Water Cooler já montado é mais seguro, uma vez que o usuário não precisa encher de água, manusear mangueiras e vedações, tudo está já feito na fábrica, o que reduz o risco de vazamentos e problemas que podem até danificar o computador! A única restrição é o tipo de gabinete do computador, e no caso a recomendação do perfil do usuário para migrar para o Water Cooler ou continuar no sistema tradicional (CPU FAN+Dissipador). O ponto negativo do Water Cooler montado de fábrica, é que o usuário não pode ver o líquido circulando no sistema, já que as mangueiras são pretas na maioria das vezes. O Water Cooler montado também não traz opções de reservatório, o liquido está apenas contido na quantidade correta do sistema fechado. 

Mesmo o sistema Water Cooler deve sofrer uma manutenção preventiva, para retirada da poeira do FAN do Radiador e eventual troca da pasta térmica da bomba d'agua que fica em cima do processador. Como não existe mais o ventilador da CPU, menos poeira ficará acumulada na placa mãe, bem como menos aquecimento dos componentes próximos!

Outra vantagem destes Kit's Chineses, é que são adaptáveis em qualquer processador AMD/INTEL, geralmente todos vem com acessórios que os permitem fazer isso, o que os torna multimarcas.

Porém, muitos se esquecem que na verdade o Water Cooler pode custar até R$ 3.000,00, principalmente se forem modelos personalizados (custom).

Water Cooler Personalizado CASEMOD

Nestes modelos personalizados, o usuário poderá montar o sistema de acordo com sua necessidade, sem limitações, incluindo bombas d'àgua mais poderosas, reservatórios de água maiores, mangueiras transparentes e líquidos diferentes, tudo em nome do CASEMOD em busca de uma performance mais adequada!

Além do custo exagerado e de uma instalação mais complexa, o Water Cooler Personalizado pode apresentar riscos e problemas se não for instalado por uma mão de obra qualificada. Com o tempo podem ocorrer vazamentos, e neste caso, eletricidade e água nunca combina! 

Creio que para 90% dos usuários brasileiros o sistema Water Cooler Customizado seja desnecessário, afinal ninguém vai usar o computador com tanto nível de temperatura que justifique um sistema tão caro. Neste caso seria melhor usar nitrogênio líquido kkkk.



Air Cooler (CPU FAN+ Dissipador) Modelo de PIPELINE

O Air Cooler (CPU FAN+Dissipador) ainda continua sendo o sistema preferido de quase 85% dos usuários de computadores, até pela maior divulgação e facilidade de instalar. Um modelo de Air Cooler mais evoluído do que o Air Cooler que vem de fábrica m os chamados CoolerBox (INTEL/AMD) já apresenta um sistema de arrefecimento muito melhor, muitos possuem Pipeline (tubos de cobre) que melhoram ainda mais a dissipação do calor entre o processador e o radiador seco (dissipador). Além disso, possuem Ventiladores (FAN) muito maiores/com mais eficiência CFM, do que os enviados nos modelos CoolerBox.

Porém o Air Cooler possui um ponto negativo, acumula poeira e deve ser limpo de tempos em tempos, além de trocar a pasta térmica do dissipador.

Nestes modelos, existem ainda Ventiladores Iluminados, que podem dar um visual mais Hi-Tech aos computadores. Contudo até mesmo estes Kits de Air Cooler possuem suas limitações!

Se o Gabinete não tiver altura suficiente para instalar este tipo de Air Cooler, o usuário não poderá instalar o computador, a menos que mantenha a tampa lateral aberta para que o Air Cooler não bata na tampa lateral!

Como podemos ver, tudo dependerá do Gabinete do seu computador estar preparado ou não para permitir a melhoria do sistema de refrigeração, e muitos gabinetes "básicos ou populares" nem ao menos possuem uma boa refrigeração por sí só....

Em nosso vídeo mostramos as indicações, e como somos especialistas no assunto de informática, fizemos apenas uma recomendação, porém cabe ao próprio usuário a decisão de querer ou não instalar um Water Cooler ou Air Cooler novo, ou ainda continuar com seu Cooler Box (INTEL/AMD) original.

Em breve mostraremos um teste prático no sistema Water Cooler, bem como a instalação completa de um Kit Destes no computador (será o mesmo modelo mostrado neste artigo).

Até lá

JMJG
Eng Eletrônico

Reações:

2 comentários:

Unknown disse...

Legal cara so tenta ir mais direto ao ponto o video é sobre o cooler ou o processador?

ESIJMJG INFO disse...

O Vídeo é sobre CPU Fan ou Water Cooler, usar um ou outro depende do perfil do usário em questão e principalmente do tipo de processador que se usa, dependendo disso é recomendável Water Cooler

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.