segunda-feira, 15 de abril de 2019

Rádio Toca Fitas Sony CFS-3000 SBS Boombox 5 bandas SW. Restaurado Raridade Teste Funcional Completo

Rádio Toca-Fitas, Sony CFS-3000 SBS Boombox Raridade o único com recepção de 7 bandas (5 de SW) AM/FM! Restaurado Consertado Vídeo de Teste completo, conheça tudo sobre este clássico aqui, na única empresa especializada do Brasil!

Muitos aparelhos de som antigos tem seu lugar especial na memória dos Clássicos Vintages, seja por recursos ou por design. O Sony CFS-3000 SBS ganha seu lugar especial devido a sua capacidade fora de série no quesito Recepção de Rádio (Tunner) pois é um dos únicos que trazem a função 7 Bandas (7 Bands).

Estamos falando de uma época na qual as pessoas não tinham celular, internet,etc então a única forma de se comunicarem a distância era através das rádios, especialmente nas ondas SW (ondas curtas).

O exemplar do cliente veio completamente inoperante (fonte queimada) além de correia derretida e outros sérios problemas, mas que foram solucionados na ESIJMJG trazendo o aparelho de volta à operação normal.

Confiram um vídeo de Teste Completo sobre o Sony CFS-3000 SBS e saibam tudo sobre o aparelho!



A faixa de SW (ondas curtas) eram emissoras de rádio que transmitiam na faixa de 3 Mhz até 30 Mhz, no comprimento de onda de 100 m até 10 m respectivamente. Nessa faixa especial ocorre o fenômeno da reflexão ionosférica, na qual é possível com apenas uma antena transmissora propagar o sinal de rádio a milhares de Km, cobrindo uma enorme área com baixo custo. São as famosas transmissões intercontinentais de rádio que muitos dos anos 70/80 amavam!

Com isso era possível aqui do Brasil, se ouvir emissoras do México, Europa e vários outros países, dando uma variada na cultura sem sair de casa! 

Na faixa dos 160,90,75,23,13,10 metros,  estão os famosos rádio amadores, usados de forma HI-Tech durante os anos 70/80, sem contar que a "faixa cidadão" está na casa dos 11 metros (2,6 até 2,8 Mhz).

A categoria SW está dividida ao todo em 15 Bandas das quais 5 delas este rádio CFS-3000 SBS da Sony, conseguia sintonizar. Com isso o usuário teria uma boa gama de recepção de transmissões nacionais e até internacionais.

Porém a transmissão em SW apresenta baixa qualidade do sinal, muito embora tenha uma extensa cobertura em área (Km), com isso na atualidade temos pouquíssimas emissoras que estejam transmitindo em SW, (conforme o vídeo que fizemos).

Lembro que a faixa de SW é tecnologia analógica, por isso atualmente raras emissoras vão querer utilizar este serviço, ao passo que Rádio Web (internet) está sendo muito mais fácil sintonizar/transmitir e receber com mais qualidade para qualquer parte do mundo!

Assim como qualquer transmissão de rádio, aqui no Brasil é necessário uma autorização e homologação da ANATEL para se ter/manter/transmitir em qualquer faixa de rádio de longo/médio alcance!  Não se precisa de uma autorização ou homologação para ouvir qualquer faixa de rádio.

O SW ainda se mantém vivo em algumas partes do mundo (China/Europa) de modo que ainda será possível capturar alguma recepção eventual de rádio SW com estes equipamentos (com sorte aqui no Brasil). Como a transmissão de SW usa a ionosfera, inúmeros fatores climáticos podem interferir no alcance do sinal, com isso será mera sorte conseguir receber um sinal da SW de alguma emissora vinda de outros continentes (Asiáticos) no Brasil.

Para quem ainda tem aparelhos de recebam SW continuem firmes! Muitos ainda usam SW para comunicação curta, tais como barcos, radioamadores, etc basta apenas ter sorte para conseguir capturar uma recepção no momento (não tivemos isso em nosso vídeo).

No quesito Tape Deck o CFS-3000 SBS é dotado de sistema mecânico com um eventual detector de Música automático, um sistema que ou usar o avanço/retrocesso junto com o play permitia o usuário achar o começo das músicas automaticamente. Um pequeno relê, aciona o Stop quando o circuito detecta o momento correto. Porém não conseguimos o manual do produto para saber ao certo como a função funcionava (se é que funciona ainda)....

Bom este é o CFS-3000 SBS da Sony, um rádio que merece seu espaço no mundo vintage devido à sua capacidade de Recepção de 7 Bandas!

Até o próximo vintage.

JMJG
Eng Eletrônico.

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.