sexta-feira, 1 de maio de 2020

Por dentro de uma Lâmpada LED doméstica comum Soquetada curiosidades e manutenção

Conheça o que tem dentro de uma lâmpada LED comum circuitos e componentes. Será que tem manutenção quando queima?
Lâmpadas LED hoje tem sido muito comumente encontradas nos lares mundiais, depois da popularização do LED na iluminação em geral, os benefícios são enormes frente as lâmpadas antigas de filamento. O consumo baixo de energia e alto brilho são as características imbatíveis do LED que conquista cada dia mais os consumidores.

Populares e com excelente custo benefício, sua durabilidade pode ser diversa dependendo do uso e da qualidade da fabricação. Quando queimam muitos usuários ficam tentados em tentar abrir para consertar.

Mas será que vale à pena abrir uma lâmpada LED para consertar? Que componentes ou circuitos compõe a lâmpada LED? Confiram em nosso vídeo!


Como era de se esperar por dentro existem micro LED's em padrão SMD, que emitem uma luz de alto brilho. Mas também existe vários circuitos eletrônicos na placa de controle que é responsável pela detecção da voltagem (127/240AC) e retificação do AC para DC e controlar a tensão para os LED's. 

O problema como visto no vídeo é conseguir abrir a lâmpada LED que é muito bem colada na fábrica e fazer isso sem deixar danos físicos aparentes, o que praticamente impossível.

Sem contar que os circuitos eletrônicos internos não são vendidos facilmente em qualquer loja, o que confirma que a Lâmpada LED não foi feita para ser consertada/reparada futuramente quando apresenta defeito, sendo mais um produto eletrônico descartável no mundo moderno!

Há quem consiga trocar os LED's queimados quando o o circuito eletrônico não tem problemas, e consegue ainda colar de volta a cúpula da lâmpada, mas sinceramente não compensa fazer isso, já que o visual da Lâmpada fica horrível, e mesmo recolada não garante a blindagem externa original contra água ou pequenos insetos.

É uma economia que não vale mais à pena fazer, é melhor comprar uma nova! 

Agora surge um novo problema? O descarte dessas lâmpadas deve ser feito de maneira especial, já que não se pode jogar fora no lixo comum! Elas devem ser descartadas nos pontos de coleta do fabricante ou de lojas que vendem e também aceitam a coleta das mesmas.

Seja como for, recomendamos que os usuários liguem para o telefone que está nas embalagens originais, e falem com os fabricantes eles tem a obrigação de informar como o usuário sobre os pontos de coleta, essa responsabilidade por lei é deles!

Mesmo 99% fabricadas na China, quem importa elas no Brasil tem a mesma obrigação diante da lei, oferecer o descarte correto.

Mais um "Inside Of" by ESIJMJG. Espero que tenham gostado.

JMJG
Eng.Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.