terça-feira, 19 de maio de 2020

Conheça o primeiro modem ADSL da internet dos anos 1990 Speedy da Telefonica

Conheça um dos Primeiros Modem ADSL Internet Discada "Speedy" no Brasil. Ericsson HM-220dp
Modem HM 220dp
Modem ADSL HM 220dp
No começo dos anos 1990 a internet fascinou o Brasil com cada dia mais e mais pessoas desejando ficar conectadas várias horas por dia na rede mundial. Isso fez com que as empresas de telefonia fixa procurassem melhores planos, chegando a cobrar por mensalidade um valor fixo por horas de conexão. Isso ajudava, e continuar se conectando mais na madrugada onde os valores de pulsos eram mais baratos.

Porém isso não era suficiente pois o preço ainda limitada a navegação em poucas horas, menos ainda comparada a necessidade dos internautas! E para piorar, caso alguém quisesse usar o telefone, a conexão com o modem seria completamente interrompida!

Foi ai que resolveram trazer uma tecnologia DSL para o Brasil. O DSL permite que as operadoras de telefonia fixa usem aparelhos especiais para manter a conexão da internet sendo transmitida pela linha telefônica (par trancado) porém totalmente separada da linha telefônica comum, o usuário pode permanecer conectado o dia todo se quiser enquanto a linha telefônica fica completamente livre para ser usada!

Isso porque o DSL permite usar duas frequências separadas na mesma linha, sendo a alta frequência usada para transmitir dados enquanto a mais baixa transmite voz e tudo isso no par trançado padrão! Isso foi a verdadeira revolução na Internet Brasileira!

Nessa época as empresas de telefonia fixa vendiam pacotes de conexão ADSL mensal sem Limite de tempo, o que era muito mais interessante do que a versão discada!

Porém o Modem do sistema ADSL é totalmente diferente do modem de linha telefônica comum!

Assistam um vídeo com um Modem legítimo ADSL um dos primeiros do Brasil.



O Ericsson HM 220 dp é um modem ADSL tecnologia adotada pela telefônica na cidade de São Paulo, e que ainda hoje é usada em certas cidades do Brasil onde não existem outras tecnologias além da linha de par trançado.

O Modem é bem grande porém bonito e estiloso, tem mais "design" do que os modem usados atualmente. Além do que ele é externo, não é instalado dentro do computador como os antigos modem de telefonia que usam barramento PCI. Não existem modem ADSL que possam ser instalados dentro de qualquer computador, por isso eles são apenas externos. Usam duas conexões RJ sendo a RJ11 para conectar a linha telefônica depois do Spliter (Filtro separador) e o RJ45 para conectar o modem na placa de rede do computador. Para o computador o modem é como um "roteador" comum apenas retransmitindo a internet do cabo de telefonia para o cabo de rede padrão.

O Spliter é necessário pois assim ele filtra as duas frequências do sinal ADSL e da voz padrão, separando o telefone comum do sinal de internet. Assim pode-se operar a internet o dia todo sem interferir na conexão de telefonia. Um verdadeiro charme!

Hoje com Fibra Ótica ou Cabo conhecemos a verdadeira Internet Banda Larga com incríveis velocidades de mais de 100 Mb! Porém nem todos os lugares do Brasil podem chegar com essas tecnologias que são mais caras de ser implantadas! Mas praticamente mais de 95% dos lugares tem linha telefônica com par trançado! Então a tecnologia ADSL chega em praticamente todos os lugares onde as novas tecnologias não podem!

Embora com mais baixas velocidades 10/20Mb se conectar com sinal ADSL ainda é mais interessante e mais rápido com que usando internet discada com modem de computador interno!

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

Reações:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.