terça-feira, 5 de maio de 2020

O Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua invenção. Foi mesmo um Brasileiro que inventou o Walkman?

Conheça o Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua polêmica invenção. Será mesmo que foi um Brasileiro-Alemão que inventou e não a Sony? Tudo sobre o TPS-L2 mais um pouco de informação!
Em 1979 a Sony apresentava ao mundo um dos primeiros modelos de Walkmans® modernos. O TPS-L2 era um dos primeiros modelos com tampa e compartimento fechado, possuindo Avanço/Retrocesso completos bem como dupla saída de fones de ouvido e totalmente STEREO. Apesar de não possuir recepção de Rádio AM/FM como na grande maioria dos Walkmans futuros, ele é um marco zero quando se fala em um dos primeiros modelos.

Porém recentemente algo agitou o mundo do TPS-L2 e a Sony.... A notícia de que a invenção do "Walkman®" era judicialmente requisitada por um Alemão naturalizado Brasileiro, que havia projetado o primeiro protótipo em 1972, 7 anos antes do TPS-L2 existir, e botava em crédito a criação da Sony original.

O TPS-L2 sempre foi creditado como sendo o primeiro Walkman do mundo, e sim esse termo é correto,já que a marca Walkman® é registrada pela Sony. O TPS-L2 depois que apareceu na franquia de filmes "Guardiões das Galáxias" teve seu preço mais valorizado no mercado de colecionadores, chegando a valer mais de R$ 1.500 mesmo quebrado!

Mas foi Andreas Pavel que literalmente inventou um aparelho que tocasse música K7 em fones de ouvido! Então como fica isso?

Para esclarecer isso, fizemos um vídeo demonstrando as diferenças entre as supostas criações.



StereoBelt X Walkman® nomes de patentes diferentes.

O StereoBelt foi inventado por Andreas Pavel em 1972, e apresentava o primeiro conceito de um produto portátil para se reproduzir fitas K7 padrão.  Com um cinto especial e baterias anexadas o aparelho permitia que uma fita K7 pudesse ser ouvida por fones de ouvido em qualquer lugar, era realmente uma ideia inédita.

Pavel registrou sua patente em vários países, incluindo Japão,Itália, Alemanha mas nos EUA e Inglaterra eles rejeitaram o registro!

Pavel procurou grandes empresas tais como Yamaha/Grundig/Philips para que sua invenção fosse produzida em massa, mas nenhuma empresa se interessou dizendo que ninguém ouviria música em público com fones de ouvido.....


Em 1979 a Sony quebra todos os paradigmas sobre ouvir música em público e aposta na invenção do Walkman® lançando finalmente o TPS-L2 ao mundo! Reparem que o formato do Walkman® é complemente diferente do StereoBelt, seguindo os formatos mais atuais usados até os dias finais desse produto nos anos 90.

Diferente do StereoBelt ele era mais compacto e não necessita do cinto para ser usados, além do que possui avanço/retrocesso completos, algo que o StereoBelt não tinha.

A briga judicial entre Pavel X SONY se estendeu por anos, já que a Sony se recusou a pagar alguns Royalties após lançar futuros modelos inspirados no produto TPS-L2. A briga em vários países divididos entre a Sony e o StereoBelt deram algum crédito a Pavel e em outros apenas a Sony era reconhecida pela criadora original do Walkman.

O Walkman® é uma marca registrada da Sony  o que significa que qualquer outra empresa que quiser produzir um aparelho semelhante ao Walkman terá que pagar os Royalties para a Sony. 

Mas o StereoBelt nunca chegou a ser produzido em larga escala por nenhuma empresa, mesmo após o lançamento do TPS-L2 em 1979.

Aqui estão as diferenças técnicas, os dois produtos reproduzem Fita K7 portátil com fones de ouvido, porém o StereoBelt precisava de um cinto extra para acomodar as baterias e a fita ficava uma parte para fora, denunciando que apenas uma lado dela tinha carretel, não podia ser retrocedida por exemplo. Já o Walkman TPS-L2 da Sony, era completo mecanicamente, a fita ficava em contato com duplo carretel com funções de avanço/retrocesso completos tal como num tape deck doméstico. O TPS-L2 não necessitava de cinto, já que as pilhas eram acomodadas em compartimento interno, e possuía o HOTLINE, que permitia se ouvir o ambiente sem ter que abaixar o som da música, função essa que mais tarde foi rebatizada de AVLS em muitos Walkmans da Sony, mas para baratear o custo o AVLS não tinha microfone para mixar o som ambiente como o HOTLINE original.

Diante de tudo isso, não podemos deixar de reconhecer para Andreas Pavel o crédito para o invento do StereoBelt, apesar de que a Sony usou seus próprios protótipos de gravadores de mão para projetar o TPS-L2, mas a ideia original pertence sim a Andreas Pavel.

Já o mérito do Walkman® no formato moderno que tanto conhecemos é sim invenção da Sony, pois o TPS-L2 era bem diferente do StereoBelt em visual como em recursos técnicos mais completos. 

Então para resumir, a invenção do Walkman® em sí é mérito da Sony sendo sim o primeiro do mundo neste formato, porém Andreas Pavel inventou o conceito geral com seu StereoBelt, o que dignifica Pavel como recebedor de todos os Royalties relativos a comercialização do Walkman® pelo mundo. É justo ponderar assim, pois cada um tem seu cenário e colaboração para a música portátil e aparelhos criados para tal função.

É assim que creditamos a Sony e Andreas Pavel suas reais colaborações no mundo da música portátil!

JMJG
Eng Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.