quinta-feira, 14 de maio de 2020

Conheça a História da Telefonia Celular no Brasil. Dois Celulares de 1990 Ligando "Tijorola"


Conheça a História da Telefonia Celular no Brasil. Vídeo Documentário com os modelos DPC-650 e MicroTac Lite II



O Ano de 1990 trouxe grandes mudanças para a telefonia celular Brasileira. Era o inicio de tudo, as vendas de grande varejo para a população brasileira, visto que telefones celulares já existem desde os anos de 1970 e nos anos de 1980 já era usado em muitos países, sendo visto até em filmes de época. Por aqui ainda era tudo tecnologia futurística até o começo dos anos 1990 quando finalmente a Motorola trouxe seus primeiros modelos para o Brasil.
O primeiro modelo lançado no Brasil era o PT-550 (Microtac 9800X), mas outros modelos foram se popularizando no Brasil até que gradativamente o preço foi ficando cada vez mais acessível. No começo dos anos 1990 as linhas de telefonia celular eram muito caras, algumas até valorizavam mais que dólar ou outro, muitos vendiam e revendiam linhas como se faz hoje com um bem móvel, era uma época completamente diferente de hoje no qual a linha celular em sí não vale nada!

Depois existiam filas de espera, de meses até anos, era realmente muito difícil se ter um telefone habilitado no Brasil, e ainda mais bem caro tanto a linha quanto o modelo de aparelho celuar.

Em nosso museu da telefonia, mantemos dois aparelhos celulares da época. O DPC-650 que era um modelo mais simples, e o MicroTac Lite II que era bem mais TOP, "recheado" de opções tais como um MENU personalizado para escolher o tom de música e muitas outras funções!

Assistam ao nosso Vídeo Documentário sobre os Primeiros Celulares no Brasil! (Incluindo o teste da função secreta da escuta telefônica)

Comentários de JMJG
O Microtac Lite II era um celular mais "chic" possuindo um Display de pontos (catódico) que na prática lhe confere a função de Display Alpha-Numérico, ou seja consegue escrever letras e exibir números perfeitamente!Isso era necessário já que o Lite II possuía a função MENU que exibia várias configurações que o usuário poderia escolher. O DPC-650 era um modelo mais simples, tendo um display apenas de LED que não era Alpha-Numérico porém mesmo assim consegue escrever algumas poucas mensagens através de números. Ele não tem o botão MENU do Lite II justamente pois não tinha nenhuma personalização embutida além do padrão. 

Estamos falando de celulares que custavam muito caro mesmo assim, o que seria equivalente hoje ao preço de um Iphone TOP, mas isso no modelo mais básico, imagine que não existisse nenhum outro modelo disponível, nem mesmo Android ou modelos chineses. Ou seja, era bem caro!

Eu JMJG ganhei meu MicroTAC Lite II quando entrei na faculdade em 1998, naquela época o preço do celular já era mais barato, porém nem tanto, tive que ficar em fila de espera de 3 meses, a ainda comprei uma linha transferível, que era mais cara. 

Aqui em SP-Capital, tinha pela TELESP-CELULAR duas modalidades de linha, A transferível que poderia ser revendida, como um carro por exemplo, e a intransferível que uma vez habilitada para alguém não se poderia revender ou passar para o nome de outra pessoa (linha amarrada) que era mais barata porém não tinha vantagens comerciais.

Estes telefones conforme mostramos no vídeo, eram conhecidos popularmente como "Tijorola" devido ao seu peso que era comparado realmente a um tijolo! Bateria enorme, bem pesada, carregava em várias horas, chegando o carregador overnight a demorar até uma noite inteira! Não reclame do seu Smartphone que demora poucos minutos!

Naquele tempo o Celular não tinha nem SMS, e para isso tinha que comprar um aparelho extra, conhecido como BIP ou Pager! Eu nunca tive um.....

Só o celular fazia apenas ligações telefônicas e só! Parece estranho dizer isso hoje, mas naquela época (1990-1999) era realmente tudo o que as pessoas mais queriam, um sonho, um desejo de consumo ter um aparelho apenas que permitia ligar na rua de qualquer lugar, a qualquer hora sem necessidade de fio! E sair do orelhão público, algo que hoje muitos nem sabem mais pra que serve!  Orelhão? O que é isso né......

Hoje seu Smartphone mais básico, até mesmo o modelo mais comum e simples, já faz mais operações que a grande maioria dos computadores dos anos 1990 juntos! Acessar internet, tirar fotos, ouvir música e fazer vídeos em HD nem nos anos 1990 se poderia com o melhor computador existente... 

A única exclusividade que tinham era o famoso FLIP que permitia proteger o teclado naturalmente quando estava fechado,evitando discagem indesejada, algo que muitos celulares produzidos depois tinham e outros não.

Escuta telefônica com os aparelhos "Tijorola". Verdade ou Mito?


Muitos aparelhos eletrônicos, carros, televisão, DVD,celulares, etc saem de fábrica com funções secretas não reveladas ao público! Mas qual a razão disso? 

Essas funções ocultas existem para facilitar o diagnóstico de defeitos de produção, ou até mesmo testes em fábrica para controle de qualidade dos seus aparelhos. É comum e perfeitamente normal, não é nada proibido por lei ou que seja imoral ou ilegal. Trata-se do que tecnicamente chamamos de TEST-MODE ou Factory-MODE.

Essas funções secretas não podem ser acessíveis aos usuários comuns, não estão descritas no manual de usuário, e as pessoas nem sabem que elas existem e nem podem acessa-las durante o uso normal do aparelho. Apenas um técnico qualificado que tenha sido treinado pela fábrica para prestar manutenção, é que saberá como fazer para acessar o tal modo secreto.

O técnico poderá acessar essas funções secretas apenas para realizar testes da fábrica, comprovar e diagnosticar os defeitos do produto apenas! Não é para tirar proveito ou vantagem de alguma coisa..

Nos aparelhos celulares dos anos 1990, a fábrica (Motorola) incluiu um Factory-MODE nos seus modelos DPC-650 e MicroTac Lite II bem como em quase todos os outros modelos celulares. Eles só poderiam ter estes modos secretos acessados, mediante uma complexa combinação de códigos digitados pelo teclado, e outros exigiam fisicamente conectar o computador ou até mesmo aterrar um pino da bateria,etc.....

Uma vez dentro desse Modo de teste especial, se poderia acessar funções extras do celular, como o modo teste de rádio PX, ou simplesmente o famoso SCANNER de canal, ou ainda o modo de ESCUTA! Com isso, o aparelho celular poderia sim escanear certos canais de transmissão e capturar algumas conversas telefônicas, que á princípio na fábrica era usado apenas para diagnosticar defeitos no modo recepção do rádio celular! Na fábrica eles obviamente transmitiam um canal falso com um sinal de áudio no qual o celular capturava e mostrava se conseguia decodificar o sinal de áudio... A fábrica também não usava para ouvir conversas telefônicas que é complemente ilegal!

Não se sabe quem divulgou publicamente o Factory-MODE dos modelos da Motorola na internet! Devido ao avanço da internet que também nasceu e prosperou no Brasil durante os anos 1990, essas informações poderiam ser usadas por pessoas não bem intencionadas, e sim, infelizmente poderiam obter acesso a escuta de conversas privadas! Portanto isso não é mito, foi verdade!
 
A tecnologia Analógica não é tão segura quanto a digital que usamos atualmente!

Hoje não é tão fácil fazer escuta apenas com o aparelho celular, é necessário um aparelho especial que apenas detetives ou orgãos da força pública possuem! O cidadão comum não pode comprar ou possuir os famosos aparelhos de escuta celular, pois é proibido por lei! Somente um mandato judicial permite que seja clonado um canal de celular para se realizar escuta, com fins de investigação apenas! Jamais pode-se interferir ou transmitir no mesmo canal, clonagem seria ilegal e crime até mesmo para os orgãos públicos federais!

Infelizmente o que era uma função de fábrica para testes, acabou sendo usada por muitos na época para diversão ou invasão de privacidade para realizar escuta das conversas telefônicas! 

Não se desespere! Hoje estes telefones celulares não podem mais realizar nenhuma escuta, exceto de chiado e ruído rosa (canal de rádio sem transmissão).. Não se pode mais fazer nenhuma comunicação usando estes telefones. Eles são operam em tecnologia analógica e hoje temos tudo digital. O digital traz mais "segurança" pois toda a comunicação é feita com sinais criptografados, e nenhum Smartphone traz em sí funções de fábrica para efetuar tal descriptografia (quebra do código).. Apenas tais aparelhos citados acima que apenas policia federal possui.....

A Telefonia celular hoje é mais segura, embora a internet seja mais acessada e poderosa do que era em 1990.. Mas as conversas telefônicas em sí estão mais seguras do que eram nos anos 1990... Não se preocupe que seu vizinho não vai te ouvir assim fácil.... Mesmo que ele tenha um antigo celular Tijorola....


Espero que tenham gostado do nosso documentário histórico...

Nos vemos na próxima.

JMJG
Eng  Eletrônico.

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.