segunda-feira, 27 de abril de 2020

Por dentro de um Cooler Fan de Computador, conheça o que faz ele girar e se tem reparo quando quebra

Por dentro de um Cooler Fan de Computador a famosa ventoinha. Como será que ele gira? Tem reparo se por acaso queimar? Saiba tudo aqui!

Cooler ou Fan de Computador na realidade é a mesma peça, um ventilador, ou ventoinha que pode puxar ou empurrar o ar para determinadas peças, fazendo a refrigeração ou ventilação sobre a mesma, a sua posição é que dependerá da função Cooler ou Fan.

Não importa qual delas seja, estes motores com hélices funcionam sempre da mesma forma mecanicamente e eletrônicamente.  Quase sempre são operados com tensões de 12VDC que é fornecida pela fonte de alimentação de qualquer computador, mas alguns ainda podem funcionar com 5VDC (Notebooks/Netbooks) ou ainda 110/220V no caso dos computadores XT mais antigos.

Mas afinal, como será que estas peças giram? Será que possuem apenas um enrolado de fios e imã como um motor comum? Podem ser facilmente reparadas caso se danifiquem eletronicamente?


Essas e outras perguntas vão ser esclarecidas em nosso vídeo estilo "Inside Of". Confiram:



É óbvio que o principio de funcionamento de qualquer motor elétrico é sempre o mesmo, rege a lei do magnetismo e forças de atração/repulsão entre vários campos magnéticos, e como temos um imã permanente em forma circular preso num eixo, os enrolados criam um campo magnético oposto que assim acaba repelindo o imã que como está preso num eixo central acaba criando um movimento contínuo realizando o giro das hélices.

Mas não é apenas isso, no Cooler ou Fan de computador temos uma placa eletrônica que controla outras funções, tais como gerar o RPM (3 Fios) ou controle PWM (4 fios) portanto se queimar algum componente dessa parte a manutenção ficará complicada pois não temos peças de reposição no mercado para isso!


Para piorar conforme mostramos no vídeo, abrir um Cooler ou Fan para obter acesso a essas peças é uma tarefa quase impossível, apenas se houver destruição de parte mecânica da sua estrutura, já que eles são feitos de uma peça inteiriça na fábrica. Resumindo, a manutenção elétrica nestes componentes é invíavel!

Isso se aplica também para os famosos Cooler Box de CPU Intel ou AMD já que também são feitos na mesma base de qualquer FAN ou Cooler de computador, não poderemos reaproveitar muita coisa com eles, caso o motor pare de funcionar por queima elétrica de algum componente. 

Os defeitos comuns são mecânicos, tais como eixo preso por falta de lubrificação, e poeira excessiva, mas defeitos elétricos na placa de controle ou grupo de enrolados compromete completamente o reparo, até pelo acesso inviável para estas peças!

Espero que tenham saciado a curiosidade sobre como funciona um Cooler ou Fan de Computador bem como tudo sobre eles. E o melhor é que não precisaram destruir nenhuma peça de vocês para isso!

Em breve mais "INSIDE OF" by ESIJMJG

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.