sexta-feira, 3 de abril de 2020

Placa mãe de computador tem reparo/conserto? O que fazer se danificou a placa mãe do meu computador?

O que fazer se danificou a placa mãe do meu computador? Tem conserto ou reparo?

Motherboard ou placa mãe é o componente principal e fundamental de qualquer computador moderno, sem ela não existe como os outros componentes se interagirem entre sí, processadores e memórias e outras placas de vídeo ou som necessitam da placa mãe para poderem funcionar e trocar dados entre sí. Também é a placa mãe que aciona os discos rígidos HD ou SSD, que carrega o sistema operacional e permite que o usuário possa entrar dados com teclado/mouse e saída de vídeo! 

Qualquer dano causado na placa mãe quer seja de origem natural ou acidental, causará total inoperância no computador!

Nosso computador poderá virar apenas um monte de "lixo" sem função caso a placa mãe seja danificada! E quando isso ocorre, começa o desespero de muitos usuários pois consertar ou reparar uma placa mãe é um procedimento muito complexo e arriscado, com uma porcentagem de sucesso praticamente baixa (>10%) o que certamente acabará inviabilizando sua recuperação, exigindo a mudança total ou parcial de várias peças internas do computador para que o mesmo possa retornar as atividades!

Mas qual o motivo de reparar uma placa mãe ser um processo tão complicado e praticamente inviável atualmente?


As placas mães atualmente são formadas por centenas de componentes eletrônicos, muitos deles bem específicos e projetados apenas para funcionar com aquele modelo particular de placa. Cada fabricante tem um projeto especial, no qual utiliza circuitos eletrônicos especiais, que podem variar bastante de modelos para modelo mesmo entre o mesmo fabricante! Imagine essa infinidade de combinações, e some isso a falta de conhecimento público desse projeto (questão de sigilo industrial) como um técnico eletrônico especializado, poderia executar a manutenção/reparo da placa mãe? Impossível!

Sem conhecimento técnico de como as peças funcionam entre ví, modelos usados e conexão entre eles, fica praticamente impossível reparar/consertar alguma placa eletrônica!

Além da falta de esquema técnico e de peças de reposição específicas conforme comentado acima, as placas mães atualmente são fabricadas em multicamadas (várias conexões elétricas dentro da placa em várias camadas) o que complica ainda mais caso ocorra algum dano físico na placa ( no caso de ser envergada ou quebrar alguma parte).

Uma simples queda no chão poderá causar desconexão interna dessas camadas, pois a solda fina que une os ilhós poderá sofrer uma quebra ou rachadura. Ai encontrar o defeito e ressoldar já seria pior do que encontrar uma agulha num palheiro! 

Apertar demais um parafuso que fixa a placa, poderá danificar as conexões internas entre camadas (dependendo da pressão física aplicada). 

Até mesmo ao inserir pentes de memória com muita força, poderá causar falha mecânica ao danificar pontos de solda internos entre ilhós! 

Mas danos elétricos/eletrônicos são os mais comuns, com queima natural de componentes que podem certamente condenar de vez a placa mãe!


Atualmente todos os componentes da placa mãe são feitos em SMD (micro componentes) e trocar um deles é muito complexo e oneroso, mas isso é fácil quando se sabe qual deles está com defeito. Achar o defeito que é uma tarefa praticamente inviável. E mesmo quando se acha, onde comprar um outro novo?

Outra tecnologia empregada nas placas mãe modernas, são os componentes soldados em BGA, que literalmente possuem inúmeras esferas de solda embaixo do componente, são os casos dos ChipSets usados. Trocar um componente BGA exige uma máquina especial e habilidade técnica que raramente se existe no Brasil, uma vez que o custo é enorme!

O BGA condena praticamente 99% dos serviços de manutenção/reparo de qualquer placa eletrônica atual! Em contrapartida, não ter BGA nos projetos modernos, faria com que as placas eletrônicas fossem muito mais caras e maiores, indo em desacordo com a microeletrônica moderna!

Se ganha em preço de produção/menor tamanho/maior poder de recursos em sacrifício da perda total da capacidade de manutenção futura!

Ou seja, atualmente 90% das placas eletrônicas modernas são descartáveis!


Infelizmente um mundo de placas eletrônicas que acabam virando Lixo eletrônico, sem qualquer possibilidade de reparo/manutenção ou reaproveitamento!

Só a reciclagem especial em fábricas específicas é que podem dar conta desse problema atual. Mas no Brasil não temos tais recursos, apenas na China atualmente é que é feito algo similar!

Voltando ao problema da placa mãe danificada o que fazer?

NADA! Infelizmente placa mãe danificada resulta 95% das vezes na condenação da placa e necessidade de se trocar por outra!

Isso pode ser um pesadelo para muitos usuários, principalmente se o computador é antigo e usa placa mãe específica que não se pode mais encontrar no mercado comum de novos!

No caso apenas empresas especializadas como a ESIJMJG ainda consegue fornecer placas mães mais antiga para estes casos!

Não existe nada mesmo que possa ser feito para reparar as placas mães?

A única manutenção que fazemos na placa mãe, é apenas a troca de capacitores estufados! Isso é causado pela exposição constante do ar quente soprada pelo Cooler da CPU dos modelos comuns! 

Todos os demais  problemas conforme explanado acima, acabam gerando total inviabilidade técnica no reparo da placa, e certamente exigem a troca da placa mãe por outra nova ou usada!

Se for um computador antigo, teremos que encontrar uma placa mãe similar usada, para evitar o cliente gastar mais dinheiro trocando processador+memória que são itens que 90% das vezes estão ligados ao modelo de placa mãe usada!

Então uma placa mãe danificada poderá gerar um custo enorme no bolso do cliente, se necessitar trocar também os demais ítens ligados a ela (processador+memória).

Por isso vão algumas dicas para usuários leigos, evitarem causar danos nas placas mães (exceto danos naturais por queima de componentes eletrônicos de uso ou falha natural).

  • Evite apertar demais os parafusos da placa mãe
  • Evite instalar a placa mãe num gabinete desnivelado (o que pode causar empenamento na mesma e danos mecânicos)
  • Não deixe a placa mãe cair no chão ou receber pancadas ou qualquer choque mecânico!
  • Não forçar a placa ao instalar memórias RAM!
  • Jamais trocar placas de Vìdeo/Som/Rede/Outras com a placa mãe ligada (mesmo no famoso Standy-By). Desligue sempre a energia
  • Jamais troque parafusos ou parafuse algo no computador com a tampa aberta e o computador ligado, pois se o parafuso cair poderá causar curto na placa mãe danificando pra sempre!

Mesmo assim, não se evitam danos naturais por queima natural de componentes eletrônicos (Circuitos integrados SMD/BGA). O próprio uso natural e aquecimento podem queimar eles!

Fizemos este artigo para esclarecer aos usuários que nos ligam em demasia procurando serviço de reparo/manutenção em placas mães! Nossa empresa apenas efetua a troca da placa por outra Nova/Usada!

Como podem ver, manutenção de placa mãe atualmente é um processo praticamente inexistente devido aos fatores técnicos comentados no artigo!

JMJG
Eng Eletrônico/Hardware desde 1987

Reações:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.