sexta-feira, 27 de março de 2020

Antiga Balança Doméstica de Aferição anos 1970 Vídeo Demonstrativo e Curiosidades

Conheçam uma Antiga Balança Doméstica de Aferição anos 1970. Vídeo Demonstrativo e Curiosidades. Homenagem Vintage ao Pai de JMJG.

Medir e quantificar coisas, sempre foi uma necessidade de toda a humanidade, quer seja para simples conferência ou produzir incríveis reações químicas, querer saber a quantidade das coisas é fundamental.

As primeiras balanças foram inventadas pelos Egípcios nos anos 5000 A.C, para medir "peso" dos metais preciosos, e desde então tem sido adotada por todo o mundo como um objeto necessário em qualquer setor da sociedade. As balanças foram evoluindo com a tecnologia e nos anos 1970 tinham versões domésticas tais como a que mostraremos no vídeo abaixo


Assista ao Vídeo e conheça como eram as balanças Domésticas dos anos 1970 usadas para  simples conferência.




Essa balança usa tecnologia 100% Mecânica assim como as primeiras criadas no mundo, porém já possui uma melhoria visual e total praticidade no uso. Ela consegue medir desde 10g até 10Kg!

Eram muito usadas para simples conferência, já que não é de hoje que as pessoas desconfiam dos comerciantes, querendo saber se realmente aquele 5Kg de feijão que comparam eram realmente 5Kg ou muito menos!

Assim as pessoas poderiam conferir em casa se as compras feitas nas mercearias/mercadinhos correspondiam exatamente a medida que lhe foi cobrado. Era muito comum nos anos 70/80 que as pessoas comprassem Feijão,Arroz,Acuçar,Sal fracionados, raramente nestes pequenos comércios eram vendido produtos ensacados como hoje.

As balanças profissionais eram maiores e com mais precisão, porém o princípio de funcionamento eram bem parecidos com essas que mostramos.


É claro que existe uma tolerância entre as balanças, mas a medição deveria ser próxima, os 5Kg de feijão em nossa balança doméstica deveria dar 4,85Kg ou 5,2Kg, algo muito abaixo constataria que o vendedor estaria configurando crime de vender quantidade menor e cobrar pelo peso maior!

Atualmente temos balanças Digitais e automáticas que fazem tudo sozinhas, apenas basta colocar o produto a ser pesado no prato e elas automaticamente já indicam o peso com uma precisão incrível!

Mas essa tecnologia é apenas atual, a grande parte das balanças antigas são 100% mecânicas como a mostrada no vídeo.

Para os clientes da ESIJMJG não se preocupem, não entramos no mercado de reparo/conserto ou restauração de balanças! 

Eu apenas mostrei isso para fazer uma homenagem ao meu pai que faleceu em 2019, e também para que pudessem conhecer um pouco sobre as tecnologias de medição.

E ainda conhecemos a origem real da expressão "Carcamano"...

Em breve mais novidade no mundo vintage da Eletrônica/Informática.

JMJG
Eng Eletrônico 

Reações:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.