quinta-feira, 5 de março de 2020

Por Dentro de um Toca Discos Gradiente DS-20 Full Automatic Como funciona o mecanismo que se move sozinho!

Por dentro de um Toca Discos Gradiente DS-20. Como funciona o famoso mecanismo Full Automatic que se move sozinho!

Obra prima dos anos vintage, os verdadeiros Toca-Discos fabricados entre os anos 1960/1989 tiveram a real tecnologia que tanto fascina e encanta quem aprecia a arte do Disco de Vinil. Muito diferente das imitações falsas de vintage da atualidade que nem de perto se comparam aos clássicos aparelhos tanto em qualidade quanto na verdadeira tecnologia do Full Auto!

Nenhum Toca-Discos Falso Vintage da atualidade possui o charme e encanto dos antigos mecanismos Full Auto.

Ser Full Auto significa uma operação completamente automática, desde o inicio do Disco, movendo o braço do Toca Discos em direção ao começo do disco, até o final, movendo o braço novamente em sua posição de repouso e ainda desligando completamente o Toca-Discos. Faz parte também dos Full Auto a função de reprodução sequencial de discos, quando alguns mecanismos possuem projeto para aceitar o incrível "Pino Caneta Central'.

Hoje mal temos o desligamento automático, que é feito com engrenagens de plástico muito frágeis que em pouco tempo acabam quebrando e não tem mais conserto!

Já mostramos anteriormente como é o mecanismo de um Toca Discos da Dual (1214) que é Alemão dos anos 60, mas hoje trazemos uma versão mais moderna do Gradiente DS-20!

Assista ao Vídeo abaixo e veja como funciona o mecanismo interno do Toca Discos Gradiente DS-20!


O Toca Discos Gradiente DS-20 na verdade é Full Auto, pois apresenta todas as características citadas acima, que dispensa o usuário de qualquer operação manual, inclusive para colocar o Disco para tocar, já que também efetua o Start! Essa função atualmente não está presente nos falsos vintages que estão sendo fabricados!

Além disso, existe ainda a incrível função REPEAT que alguns Gradientes também possuem, bem como outros antigos Toca-Discos, nela o usuário pode reproduzir o Disco novamente do começo!

O mecanismo do DS-20 é o mesmo usado no modelo da Polyvox TD-1500 o seu irmão mais pobre, isso porque a Gradiente e Polyvox eram empresas do mesmo Grupo, sendo a Polyvox uma empresa com versões mais "econômicas" do que os produtos da Gradiente.

O Polyvox TD-1500 não tem nada automático, tudo nele é 100% manual, ele não tinha a Engrenagem CAM nem as hastes ou alavancas que faziam todo aquele movimento do braço e do Lift! Mesmo assim agradava o grupo de usuários que preferem eles mesmos colocar seu discos para tocar e depois desligarem por sí mesmos retirando a agulha daquela região no final do disco que causa o som peculiar de que o disco já acabou. Isso é nostalgia para alguns, do mesmo modo que os clássicos gramofones faziam!

Quer seja o Grupo dos que adoram o Full Auto com eu, ou dos que amam a operação 100% manual, tanto o Gradiente DS-20 quanto o Polyvox TD-1500 conseguem agradar, mas só o DS-20 possui a opção Manual/AUTO muito embora o desligamento do disco seja obrigatoriamente Automático, não tem como evitar isso! 

Em breve traremos o vídeo do Testes Completo do Gradiente DS-20 que foi reparado/restaurado em nossa empresa ESIJMJG!

Aguardem.
JMJG
Eng Eletrônico

ESIJMJG Trazendo o Passado DE Volta ao Futuro!

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.