sábado, 8 de setembro de 2018

Gravador Cassete K7 National Panasonic RQ-309AS 1970 Made in Japan restaurado vídeo de teste completo

Gravador Cassete (K7) portátil National-Panasonic RQ-309AS de 1970. Restauração e vídeo de teste completo. Consertado em nossos laboratórios. Made in Japan a sigla que é representa qualidade e tecnologia muito valiosa!

Durante os anos 60/70 o Cassete (K7) era uma novidade incrível no mundo da música/dados. Era o sonho de consumo de qualquer pessoa possuir um eletrônico como este seja para gravar suas próprias músicas, sua voz, seus familiares, eventos ou até mesmo armazenar programas de computador em fita cassete, nas linhas de computador antigas (MSX/TRS/TK/CP).

Naquela época a etiqueta "Made in Japan" dizia tudo, nem importando a marca do produto. Tudo era feito com qualidade e tecnologia de ponta. A National-Panasonic sempre produziu excelentes produtos nessa área, com sua famosa linha "RQ". Eis que apresentamos o RQ-309AS um excelente gravador K7 portátil com todas as funções necessárias.

Confiram um vídeo de teste com todas as funcionalidades deste incrível aparelho dos anos 70!


Por ser portátil ele funcionava à pilhas ou conectado na energia elétrica (127 Vac). Suas teclas de acionamento eram suaves. Um bom sistema de amplificador conferia potência de sobra para um falante integrado ao aparelho, dispensando o uso de amplificadores externos (exceto para se integrar numa vitrola de época). Um microfone embutido (condenser) garantia que o usuário poderia gravar sua voz/ambiente sem necessidade de conectar um microfone externo. 

O exemplar que reparamos/restauramos, tinha defeito no mecanismo (Não travava a função RW), correia derretida, ruídos no som. Fizemos uma retífica no mecanismo criando uma nova trava para o RW, trocamos correia, e kit básico de limpeza/lubrificação e desmagnetização do cabeçote.

Tudo foi resolvido, exceto a função de gravação, pois a chave de modo interna estava com defeito (clássico problema).

Para finalizar, o aparelho possui entradas auxiliares para conexão ao computador, de modo que possa ser usado como uma unidade de armazenamento mais barata do que os Discos Rígidos ou até mesmo os floppy disks da época. MIC- (Gravação do Computador), EAR (reprodução do computador), REMOTE (permite ao computador acionar remotamente o Motor do Gravador para gravar ou reproduzir). 

RQ-309AS é um dos excelentes modelos fabricados no Japão que sobrevivem até hoje com qualidade e graça. Uma prova de que projetos bem feitos podem durar por décadas!

Junte-se a nós em futuras publicações de áudio-vintage!

JMJG
Eng Eletrônico

Reações:

0 comentários:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.