sábado, 11 de agosto de 2018

Tudo sobre o Atari 2600 História Lançamento e Projeto Documentário Histórico Brasil

Tudo sobre a Atari e o Atari 2600 no Brasil e no mundo. Curiosidades e reportagem técnica completa numa série de vídeos exclusivos. Confira modelos brasileiros, empresas e lojas que fizeram parte da nossa história. (Parte 1)

Conhecido Simplesmente como "Atari" na verdade o nome deste console de vídeo game era "Atari 2600" referindo-se ao modelo exato da versão. Atari é na verdade a empresa que o fabricou. Você sabia que Steve Jobs trabalhou na Atari, antes de fundar a Apple?

Após muitas décadas, as empresas estão decidindo relançar muitos produtos vintage, talvez como forma de aumentar as vendas pela nostalgia. O mesmo aconteceu com o Atari 2600, que foi modernizado e usando a mais alta tecnologia, regressa do mundo atual trazendo seus jogos de 8 Bits em pleno mundo 64 bits!

Assista ao nosso vídeo exclusivo (parte1) falando Tudo sobre a Atari e Atari 2600 no Brasil, que foi bem diferente dos modelos internacionais, saiba o motivo!



Eu (JMJG) já tive um Atari é claro, comprado pela minha querida e eterna Vovó, na época era presente de aniversário, e que presente! Mas infelizmente não pude liga-lo no dia, devido a tomada, o adaptador de energia não encaixava, e precisa comprar um plugue adaptador para conectar. O meu modelo foi exatamente este abaixo:


Um Dactar, modelo de Atari 2600, fabricado pela Milmar Eletrônica 100% nacional, e diferente da versão original.

Lembro que tinha um cartucho com 4 Jogos nele (Boxing, PacMan, Ski,Corrida F1), mais tarde comprei um outro cartucho com os jogos (PitFall, Enduro, Donkey Kong, Frogger). Tive mais outros cartuchos com 25 Jogos (River Raid, Megamania,e outros tantos clássicos).
Infelizmente ele foi "doado" sem meu conhecimento... Então não tenho mais...

O Fato de Steve Jobs ter trabalhado no inicio do projeto fez dele o videogame mais revolucionário na época. A limitação de hardware era o grande desafio na época, comparado aos seus irmãos mais velhos (Arcade= Fliperama) o Atari 2600 não tinha tantos recursos gráficos e sonoros. Eles teriam que fazer um "milagre" para construir um hardware enxuto porém o mais poderoso possível, explorando a capacidade dos componentes no limite! E foi o que fizeram.


Ainda jogo Atari 2600, nos famosos emuladores, no Linux o StellaX, mas não é a mesma coisa de ter o console real...

Seguem abaixo algumas propagandas de época para matar saudades também.





Os jogos eram em grande parte vendidos em cartuchos ROM, no qual o jogo estava gravado num chip, devido ao encaixe elétrico (slot) era muito difícil usuários copiarem jogos em casa, obrigando a se comprar o jogo original.  Nessa época a Pirataria não era uma grande ameaça para o mercado de Jogos, e os faturamentos de venda de cartuchos bateriam recordes mundiais.



Com o tempo, de tanto por e tirar o cartucho, poderia se danificar os contatos do slot,  deixar o encaixe bambo ou causar mau contato! Nada que uma assopradinha não resolva kkkkkk.

A última tentativa de fazer o Atari Sobreviver aos futuros Computadores (que tinham mais recursos gráficos e de som), foi o Dactar-Comp, que tornava o Atari uma espécie de computador Pessoal.

Essa foi a última versão do Atari no Brasil

Mas ainda não terminamos nossa homenagem ao Atari 2600 em nosso site........Em breve, teremos muito mais sobre o Atari.... Não percam à Parte 2 com detalhes técnicos do Hardware/Eletrônica do Atari.

Até mais

JMJG
Engenheiro Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.