terça-feira, 28 de agosto de 2018

Eletrola Delta 8000 de 1975 Vintage Reparada e Restaurada Veja vídeo demonstrativo

Eletrola DELTA 8000 de 1975! Reparada e funcionando. Um toca discos portátil modelo maleta autêntico vintage, especial para fãs e colecionadores. Vídeo completo com funcionamento e testes. Confira!

O bom e velho disco de vinil (LP) nunca deixou de ser usado pelos fãs e apreciadores da boa música! Mesmo na época digital (MP3, MP4, Flac, DVD, BluRay) as ranhuras da "bolacha" sempre nos causou sensações únicas que somente num disco de vinil podemos encontrar!

O disco está de volta com tudo (nunca deixou de existir), e muitos fabricantes apostando nisso, criam modelos "Vintages" que reúnem a qualidade digital com a clássica eletrônica analógica! Mas estes modelos são mais modernos e não trazem a mesma magia dos modelos antigos..

Só mesmo as vitrolas antigas e originais que continuam com toda a graça que jamais consegue ser copiado pela modernidade.

A DELTA era uma fabricante nacional de aparelhos eletrônicos, e este modelo em questão é a "Eletrola 8000". Modelo portátil que possui o clássico design de maleta!

Confira o Vídeo Completo do modelo 8000 (teste e detalhes) 



O visual Maleta é copiado até hoje nas vitrolas fabricadas que imitam o "mundo vintage". De fato a grande graça delas é possuir uma alça para transporte e todo o sistema embutido de forma compacta e leve!

Não necessita de amplificador externo, pois já possui o alto-falante embutido com todo o sistema de amplificação incluso, é só abrir, ligar, colocar o disco e pronto!

A Eletrola 8000, possuía recursos inéditos em 1975! Sua capacidade de funcionar à pilha ou ligada na energia elétrica era fantástico! 

Outro ponto é possuir capacidade de tocar discos de 33, 45 ou 78 rotações! (a do vídeo toca apenas 33 pois a polia teve que ser refeita e não existem mais peças no mercado). A polia era a primeira tecnologia de transmissão de movimento adotado pelos toca-discos, porém este sistema é muito impreciso e atualmente é o mais difícil de ser reparado, pois conseguir uma polia nova é impossível. Com isso o que pode ser feito ainda é reconstruir uma nova, mas pequenas diferenças de milímetros podem alterar a rotação final, causando diferenças de rotação (pitch). Por isso o que fizemos neste modelo foi otimizar a rotação para o mais próximo de um Long Play (33 rpm).

Eletronicamente era um aparelho sofisticado, pois sua placa era composto por um Circuito Integrado de Amplificador MONO, o que tornava a placa bem pequena e prática para ser embutida. Poucos componentes e leve, praticamente 100% feita de plástico ABS!

As únicas exceções eram o prato que seria feito de aço, peças internas de fixação do eixo do motor, o motor, e outras peças mecânicas que também eram feitas de metal.

O sistema de transmissão entre o prato e o motor era feito por polia, o sistema mais tradicional, barato e simples, embora o sistema fosse bem silencioso, o problema era o desgaste mecânico e o desajuste de velocidade (principalmente para os ouvidos mais refinados).

A cápsula é de cerâmica, barata e simples, uma vez que devido ao circuito eletrônico amplificador MONO, não haveria motivo para empregar cápsulas magnéticas mais sofisticadas e caras!

A agulha poderia ser de diamante ou de safira (a usada no teste é safira)

Mesmo assim a Eletrola 8000 Delta cumpre com suas funções reproduzindo discos com seu som peculiar, ressaltando os tons agudos de um LP. Para isso um controle de TOM (Grave/Agudo) poderia ser ajustado para melhor equalização, muito embora de uma única banda.

É uma vitrola 100% manual, aqui não existe automatismo algum, nem quando o braço chega no final do disco, o usuário tem que retirar e colocar novamente na posição de repouso e desligar a Eletrola, que ainda mantém seu prato girando.

Existem outros modelos DELTA com rádio AM/FM e outras funcionalidades não presentes na Eletrola 8000, o que faz dela um artigo mais raro e digna de estar sendo divulgada em nosso site!

Afinal, para muitos, a graça do Disco é justamente essa, retirar da capa, escolher o lado, posicionar agulha, tocar, retirar o braço para o repouso, retirar o disco, e guardar na capa! É como um perfeito ritual que somente os adoradores fieis do vinil vão entender.

Porém para quem gosta mais de tecnologia, os toca discos automáticos podem fazer todo o trabalho sozinhos! E falando nisso, em outro artigo próximo, iremos trazer um Toca Discos 100% automático!

O Gradiente TT575RC que inclusive permite movimentar o braço com controles eletrônicos inclusive com a tampa completamente fechada! Repleto de funções com Auto Play, Auto Stop, Auto Return,Cápsula Magnética, agulha de diamante e muito mais...


Eu não perderia esse artigo, portanto fique conectado em nosso site!

JMJG
Eng Eletrônico

Reações:

0 comentários:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.