segunda-feira, 30 de maio de 2022

TeleJogo Philco-Ford 1977 (Pong) O primeiro Vídeo game Brasileiro! Teste Final! Jogando

Telejogo Philco-Ford 1977. O Pong Brasileiro o primeiro vídeo game da história! Vídeo Teste Final depois de restaurado! Jogando no clássico! 





    Mais clássico impossível, estamos com um autêntico TeleJogo Philco-Ford de 1977 finalmente restaurado seu Gabinete de madeira, já era hora de ter um aqui na ESIJMJG! Um equipamento que mereceu todo carinho e atenção pois aqui está uma história mundial do vídeo game. Finalmente vamos ligar e jogar na TV o clássico Pong Brasileiro. TeleJogo é pra quem acompanhou a história mundial do vídeo game,aqui é onde tudo começou! Na verdade é o clone do famoso Arcade Pong, que foi lançado originalmente pela Magnavox, na qual a Atari clonou e fez sucesso nas máquinas de fliperama nos EUA, e ganhou uma versão de console doméstico, um dos primeiros do mundo, devido ao sucesso, teve inúmeros clones no mundo todo e no Brasil o TeleJogo fez sua presença nessa versão completamente nacional.

Assista ao Vídeo Demonstrativo GamePlay com um TeleJogo! De arrepiar!



    Construído com um processador de 8 bits da National MM57100N e uma Eprom básica o console tinha três variações do clássico Pong chamadas de Paredão (Squash), Futebol e Tênis (pong original). O produto tinha o mesmo conceito de usar o televisor caseiro como Monitor, para isso tinha um circuito de RF interno que poderia transmitir o som e a imagem via Canal 3 ou Canal 4 VHF, o consumidor poderia mudar isso no aparelho a qualquer instante! Então bastava ligar a saída de RF na entrada do RF da TV e sintonizar ela no canal 3 ou 4 e pronto! Lá estava as imagens do Jogo prontinha para serem apreciadas, uma revolução nos anos 70/80, que depois também foi explorada por outro grande clássico o Atari no Brasil!

    Aqui não existia JoySticks mas sim dois grandes potenciômetros,um do lado direito e outro no esquerdo que eram as únicas formas de controle dos jogadores! Por isso do Telejogo tinha fios enormes para permitir que o produto pudesse ficar longe da TV até 3m! Girando os potenciômetros os jogadores controlavam para cima e para baixo ou para direita ou esquerda! Simples mas complexo de se fazer para uma eletrônica raiz dos anos 70/80!

    No Tênis (Pong) os jogadores poderiam disputar entre si (modo Jogo) ou jogar sozinho com o console (modo Treino) e nesse último apenas o controlador direito é operacional! O jogador deve evitar que uma bola quadrada (não é do Quico do Chavez) saia dos limites da tela, rebatendo com raquetes retangulares essa bola, devolvendo ela para o seu oponente! O jogo é temporizado então chegando a um determinado placar ele acaba! Geralmente acima de 2 pontos de vantagem para o vencedor ou 5 min de jogo aproximadamente.

    Não se engane achando que é fácil pois o jogo aumenta a velocidade da bola automaticamente, tornando impossível em algum ponto a rebatida!

    Na variação Paredão (Squash) o jogador deve também rebater uma bola quadrada contra uma parede e cabe ao oponente rebater de volta para o outro conseguir devolver, como num jogo de Squash.
Na variação Futebol a coisa é mais complexa mas no fundo uma variante do Aero Hockey no qual o objetivo é fazer Gol num dos lados da quadra, onde os quadrados são jogadores, uma bola quadrada está em jogo e as traves enormes retângulos nos cantos direito/esquerdo!

    Veja o vídeo de Restauração do Clássico e conheça o Pong por dentro!



    Uau um mundo 100% Quadrado! Exatamente isso, assim como era no Atari 2600, pois os processadores gráficos dos anos 70/80 não eram tão poderosos para lidarem com formas arredondadas que são mais complexas de serem desenhadas na tela! Por isso naquele tempo em 1977 pouco importava de a bola era quadrada ou triangular, o que era completamente fascinante era conseguir um dispositivo eletrônico que permitisse jogar algo na televisão de casa, sem ter que ir jogar numa máquina de fliperama! Isso sim que importava! A imaginação daquela geração era incrível! Tudo que era quadrado na televisão era arredondado na imaginação dos jogadores, se transformando num poderoso jogo 3D de gráficos inimagináveis que nenhuma placa de vídeo poderia fazer.... Sim a imaginação não tem limites minha gente!

    O telejogo também tinha um visual único, com gabinete de madeira, e acabamento em Inox Serigrafado, cuidando vai para vida toda! Um visual que todos os produtos de Rádio/TV anos 70 tinham principalmente!



    
    Hoje sim que somos muito exigentes com nossos consoles e computadores, querendo jogos cada vez mais com gráficos perfeitos com texturas, ray tracing, shadows,etc com placas de vídeo caríssimas e poderosas e jogos que beiram a realidade virtual! Mas isso é um vídeo game do século XX e para 1977 o TeleJogo era o mais poderoso que existia no mercado!

    Devido ao enorme sucesso do TeleJogo a Philco-Ford lançou o TeleJogo II em 1979 com gabinete maior e mais jogos, 10 variações incríveis do Pong mostrando que a imaginação dos desenvolvedores era ainda maior do que os jogadores brasileiros! E nessa versão existiam sim dois JoySticks que agora permitiam jogar sem estar perto do Console.

    Por sorte O TeleJogo que veio para restaurar estava apenas com a madeira quebrada, o circuito eletrônico zerado, inclusive os potenciômetros também, pois danos eletrônicos não teria mais reparo!
    Não existe outro console mais clássico do que o TeleJogo no Brasil, antes mesmo do Atari 2600 a geração dos anos 70 jogava assim!

    E claro a ESIJMJG que tanto trabalha com restaurações e comércio de eletrônicos vintage, não poderia passar sua vida no mercado sem receber pelo menos um exemplar do clássico TeleJogo, e finalmente ele está aqui em nossa sede para ser filmado e eternizado! Exemplar não está à venda, pelo menos esse!
    Para finalizar vamos deixar uma propaganda de época do Telejogo, para demonstrar como o marketing é poderoso até hoje. Imaginem quantas crianças gostariam de ter ganho um TeleJogo? E quantos crescidos também claro!...

    É isso ai! Eu tive um Atari 2600, mas também tive o prazer de jogar agora nesse clássico TeleJogo, e apesar do mundo quadrado, ele é fascinante! Pois foi onde tudo começou, vocês não sabem o quanto é nostálgico jogar com um console desses! Imagino o público da época...

    Até mais amigos, e quem sabe que clássicos iremos trazer para vocês futuramente...

    JMJG- Eng Eletrônico e Proprietário da ESIJMJG

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.