segunda-feira, 22 de junho de 2020

Antigo celular T731 Motorola um dos primeiros com câmera VGA acoplada externa. Vídeo do Museu ESIJMJG

Antigo Motorola T731 Prata. Um dos primeiros celulares no Brasil com câmera VGA (acoplada como acessório externo). Vídeo Documentário Completo. Museu ESIJMJG.

Poucos celulares antigos deixam marcas desde a época do seu lançamento, e o T731 é um deles! Um dos primeiros celulares brasileiros dos anos 90 a possuir câmera VGA para vídeos e fotos!

Apesar de ser digital, ainda era CDMA e necessitava de ser habilitado na operadora, fato que hoje o faz completamente obsoleto por não possuir sistema de Chip!

Embora a qualidade de sua câmera seja ruim nos dias atuais, no meio dos anos 90 isso era suficiente inovação para justificar que as pessoas pagassem o preço que fosse para possuir a chance de tirar uma foto usando seu celular, sem usar câmera fotográfica.

Mas o T731 não para por ai, e trouxe ainda mais revoluções ao mercado ao apresentar toques polifônicos e duplo display LCD sendo um externo apenas para mostrar mensagens e identificador de chamadas, para evitar se abrir o flip à toa!

Vejam no Vídeo de nosso Museu da Telefonia um T731 funcionando perfeitamente!



Como pudemos conferir o T731 tinha a mais alta tecnologia disponível para os celulares da época. 

A única e verdadeira vedete do T731 era sua câmera acoplada externamente, e um software interno que permitia acionar a mesma para fotos e vídeos em qualidade VGA.... Qualidade na prática era muito mais baixa!

Conhecendo o produto, sabemos que não existe conexão USB como hoje, e portanto não temos as formas modernas para "exportar" a tal mídia para o computador,redes sociais ou nem mesmo enviar por e-mail!.. Parece deprimente hoje, mas na época dos anos 90 isso nem existia... Somente a possibilidade de tirar uma foto era suficiente!

Com isso nos parece que a única vantagem de tirar fotos era permitir que seu usuário pudesse "fabricar" seus próprios papéis de parede, que já era também uma novidade na época. Poder colocar fotos de pessoas e objetos na tela dos celulares... 

Fora que como vimos, a conexão com a câmera externa era bem complicada.... Demorava muito e muitas vezes nem conectava.... Enfim..  Parece que na época estes problemas nem eram tão importantes para o consumidor ávido por tecnologia.....Eles compreendiam bem as limitações da época e a função novidade era maior do que os problemas enfrentados pelo uso..

Desta forma mais um celular vintage está registrado para fãs e colecionadores da telefonia brasileira... Nosso museu continuará mostrando mais outros modelos que temos que fizeram parte da história da telefonia brasileira....

Até lá.


Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.