quinta-feira, 11 de junho de 2020

Antigas Escutas telefônicas feitas com o celulares antigos 1990 DPC-650 Motorola. Foi Verdade Ou Mito?



Escutas telefônicas são completamente ilegais, e vedada ao público em geral devido a constituição brasileira garantir o sigilo e a privacidade das conversas telefônicas, somente com mandado judicial é que se poderia abrir o sigilo telefônico das pessoas, e assim fazer a devida "escuta".

Porém nos anos 1990, quando a telefonia celular no Brasil ainda estava em lançamento, estavamos usando a tecnologia analógica na qual é completamente vulnerável, assim como as linhas telefônicas fixas.

No sistema analógico a escuta é mais fácil, já que não existem chaves especiais de proteção, é um canal mais aberto, na qual qualquer um que sintonize a frequência pode realizar a escuta.

Para se fazer escutas celular digital, também é necessário um aparelho especial chamado de "scaner" o mesmo que fazem os bandidos que efetuam clonagem de celular, mas no caso o scaner é muito mais sofisticado e precisa efetuar a captura o canal de voz e fazem a descriptografia do canal liberando as informações protegidas. Originalmente somente a policia federal e orgãos de segurança pública é que possuem estes aparelhos, e somente com mandado judicial é que podem efetuar a escuta para fins de investigação apenas!

Mas nos anos 1990 não era necessário nenhuma autorização ou compra de aparelhos especiais, tudo poderia ser feito na calada de noite, em casa mesmo, apenas possuindo um aparelho celular comum!

Acreditem era assim mesmo!

Tomamos por exemplo o celular DPC-650 da Motorola, um aparelho "comum" e popular, mesmo que caro e com fila de espera, acessando uma função secreta do próprio aparelho, era possível se realizar a tal escuta de conversas de outras pessoas!

Mas como era possível a ⓇMotorola Permitir Isso?!  

Saiba tudo em nosso vídeo, demonstrando como acessar a função de escuta.



Em primeiro lugar queremos deixar claro que só revelamos essa função pois este aparelho é completamente obsoleto e não consegue mais realizar nenhuma "escuta", caso contrário jamais estaríamos replicando essa informação. Tudo aqui é feito apenas para título de curiosidade apenas!

Essa informação foi compartilhada pela internet e o link original é este 

Acontece que muitos aparelhos eletrônicos possuem o que chamamos de "Test Mode" que é uma função secreta usada apenas para testes na fábrica e na empresa fabricante. Isso é para diagnosticar defeitos e promover melhorias técnicas nos produtos que são lançados no mercado. Esse "Test Mode" geralmente é oculto e é necessário uma sequência especial para se acessar as funções, que apenas os técnicos e funcionários sabem. O público geral, usuário não tem acesso a estas informações.  Nada disso é comentado no manual do usuário, e ninguém sonha ou desconfia que elas existem, mas todos os aparelhos eletrônicos modernos tem um Test Mode, CD,DVD, TV, Carros, Smartphones, Computadores, etc.

Na época dos anos 1990, os modelos DPC-650 e MicroTac Lite II possuiam "Test Mode" que eram acessados com códigos digitados diretamente no teclado do celular, conforme mostrado no vídeo.

Algum técnico ou pessoas que trabalhavam em assistências técnicas ou ainda um ex-funcionário da Motorola Ⓡ deve ter revelado essa informação na época, em 1990 a internet também era uma novidade no Brasil e isso certamente deve ter colaborado para a informação se espalhar.

Os usuários que possuíam estes aparelhos devem ter já ouvido várias conversas alheias efetuando essas operações, infelizmente! Provando que o sistema analógico de telefonia celular é completamente vulnerável! Sem aparelhos especiais qualquer um poderia ouvir conversas telefônicas nos anos 1990 apenas pelo próprio aparelho celular comum!

Isso é um escândalo e não foi revelado até hoje, apesar da informação estar na internet ainda....

Sim, infelizmente é verdade e pode ser que eu e você já tenhamos sido vítimas de bisbilhoteiros. 

Mas a MotorolaⓇ não tem culpa de ter incluído o "Test Mode". A função da escuta foi na verdade para fazer testes no circuito eletrônico do rádio dos celulares DPC-650 e MicroTac Lite II apenas!

O Test Mode é legal e deve existir, justamente para se testar os produtos, e não tem finalidade de lesar ou causar problemas aos usuários! Ele não deve ser usado ou compartilhado para fins danosos!

Quem souber do Test Mode e se ele revelar uma função que possa comprometer a segurança ou violar alguma norma civil, não deve compartilhar essa informação.

Para deixar os usuários mais tranquilos, atualmente a telefonia celular é digital, e não existe mais possibilidade de nenhum aparelho antigo dos anos 1990 executar escuta telefônica! Portanto relaxem que o sistema hoje é bem mais seguro do que era nos anos da telefonia celular analógica!

Mas também sabemos que existem Hackers que testam a segurança dos sistemas digitais hoje, eles conseguem realizar invasões para propósitos profissionais, porém os Crackers fazem isso para causar prejuízo e danos morais.. Portanto convém manter certas informações bem particulares mais protegidas e longe de conversas telefônicas, pois embora o sistema atual seja mais seguro, ele também não é 100% confiável...

Algumas pessoas possuem aparelhos de escuta digital ilegalmente, mesmo para fins de "diversão" e desafiam as leis, isso infelizmente existe ainda...

A chance do seu celular ser "grampeado" é mínima, principalmente se tu for uma pessoa "comum", mas celebridades e pessoas influentes geralmente são mais vítimas dessas "espionagens"....

Isso vale para aplicativos de conversa, nada é 100% seguro... 

Uma prova de que em todo sistema existe uma falha... Depois disso a Motorola manteve as funções de Test Mode destes aparelhos analógicos dependente de um hardware de computador, que era mais difícil dos usuários comuns obterem...

Não se preocupe, mas lembre-se de evitar certas conversas ao telefone, não sabemos ao certo quem poderá estar nos ouvindo, mesmo que por "curiosidade".....


Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.