segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Stereo System Vintage National SS-8000 100% Brasileiro Lindo Exemplar Restaurado Colecionador

Stereo System National SS-8000 fabricado no Brasil anos 70. Exemplar que foi Restaurado Tape Deck e Toca Discos. Vídeo Teste Completo e Detalhado. Edição de Colecionador Raríssimo, único no Brasil completamente Revisado nos Laboratórios ESIJMJG.

Muitos vão sentir saudades dos anos 70/80 principalmente quem tinha aparelhos eletrônicos. Fabricados com mais qualidade e personalidade (inexistente nos produtos modernos), até hoje movimentam um mercado especial de colecionadores e apreciadores do verdadeiro espírito do som antigo. Apelidado de SOM Vintage, essa é definição para aparelhos eletrônicos antigos e autênticos que continuam mantendo sua aparência retrô, poucos ainda estão funcionando, e mais raros ainda os que foram revisados e encontram-se pelo menos 80% operacionais.

O National SS-8000 é um clássico Brasileiro, fabricado numa época em que a importação era mais restrita no Brasil, durante os anos 70/80. A National é uma empresa que pertencia ao mesmo grupo da PANASONIC,a Matsushita ou seja duas empresas Japonesas que são Excelência em matéria de produtos eletrônicos.


Assistam a um vídeo EXCLUSIVO, mostrando um National SS-8000 por Completo, teste demonstrativo após Restauração. Toca Discos+Rádio+Tape Deck. Para os Colecionadores.



National SS-8000 está a Esquerda da Propaganda acima com outro produto da série SS

O National SS-8000 é um produto sofisticado, produzido inteiramente com gabinete em madeira, e painel em alumínio anodizado (preto) dando acabamento de Luxo e imponência com requinte. Poucos aparelhos de som possuem o visual elegante e sofisticado que o National SS-8000 possui!

Seguindo a linha dos aparelhos de som modernos, o National SS-8000 é um "3 em 1", contando com:
  • Rádio AM/FM STEREO.
  • LoudNess (Reforço dos Graves)
  • Toca Discos Automático/Semi Automático
  • Tape Deck com todas as funções necessárias, incluindo Gravação Direta com Mix de Mic .
  • Saída para até 4 Caixas acústicas
  • 2 Caixas Acústicas de Madeira com falantes para vias separadas.
  • Opcional Empilhamento de discos (tal como as vitrolas RF Philips,mas requeria um pino central especial para essa função)
O painel do National SS-8000 é inteiramente preto quando está desligado, mas logo revela seu charme quando é ativado. Com  lâmpadas estrategicamente localizadas, junto com uma serigrafia azul, revelam um Tom azulado inédito nos anos 70/80. Naquele tempo não existiam "LED" e por isso para obter o efeito de retroiluminação colorida, eram usadas lâmpadas incandescentes projetando uma máscara impressa na cor desejada.

Assim o National SS-8000 revela seu painel que é mais encantador do que qualquer outro modelo da concorrência. Dois VU's são revelados no lado esquerdo, bem como o Dial da Rádio completamente iluminado. Outra lâmpada com máscara revela a palavra "STEREO" para indicar a recepção de rádio FM Stereo, que era uma revolução durante os anos 70/80.



Dentre os recursos mais interessantes do National SS-8000 estão o controle de Mixing entre o Microfone e a Fonte de áudio, o que permite que o usuário possa usar o National SS-8000 como um Mixer de narração, podendo brincar de rádio caseira, ou apresentador de festas,etc. Um potenciômetro permite dosar a intensidade do microfone entre 0 até 100% permitindo até um fade manual. Isso ajusta perfeitamente a intensidade correta da música com o microfone, permitindo até um "background music".

Os VU's mostram na verdade a intensidade do sinal de gravação para o Tape Deck, e não a intensidade do sinal de saída para as caixas acústicas. Isso era uma escolha de cada fabricante, e de fato poderia dividir opiniões entre os usuários. Eu particularmente prefiro o VU que possa mostrar o nível de áudio na saída. Dois potenciômetros permitem ajustar o nível de áudio (Mixing) para os dois canais Left/Right de modo que o usuário possa regular perfeitamente o nível de áudio que seria gravado, observando o pulsar dos VU's. 

Como todo som vintage de qualidade, o usuário poderia ajustar individualmente o Grave/Agudo através dos botões Bass / Treable. Ainda existia um ajuste de Balance que permitia escolher o balanço entre os canais Esquerdo / Direito. Para completar o produto também conta com a função Loudness, que reforça os graves mesmo em baixos volumes, dando uma encorpada no som reproduzido.

O National SS-8000 tinha saída para inéditas 4 caixas acústicas (embora não se refira em Surround). Na verdade as 4 caixas era para espalhar melhor o som ambiente podendo usar mais 2 caixas adicionais em outro cômodo, mas tudo Estéreo. De fábrica ele já vinha com 2 caixas de madeira bem dimensionadas para produzir sons fortes e de qualidade com boa gama de frequência.

O Gabinete era feito inteiramente em madeira, bem cortado e acabado. Infelizmente o tempo acaba lascando algumas partes e deixando a madeira mais desgastada. Mas o ataque dos cupins não consegue acabar com um gabinete destes, que mesmo assim resiste ao tempo. Ele é pesado e acrescenta ao vintage o charme autêntico de época, algo que os plásticos ABS de hoje em dia não fazem!

O Toca Discos, tem sistema de polia (o sistema de tração mais comum e barato na época), o que atualmente é um problema em face a durabilidade e facilidade de manutenção do sistema Belt-Drive (correia). Com o tempo a polia acaba ficando completamente ressecada e a tração é perdida o que causa um problema sério de velocidade desajustada. Some isso a outros problemas mecânicos, e recuperar um Turntable destes é uma tarefa muito difícil. Felizmente nos conseguimos recuperar parcialmente o Toca Discos, e a reprodução de discos de 33 RPM pelo menos está garantida. O sistema do Toca Discos do National SS-8000 é bem parecido com o sistema das vitrolas Philips RFXXX. O Turntable visualmente é bem parecido, com botões de acionamento do AUTO/MANUAL/STOP. 

A alavanca de velocidade do toca discos do National SS-8000 impressiona com tantas opções 16/33/45/78. Eu nunca ouvi um discos de 16 RPM, alguém já??


A cápsula do toca discos é de cerâmica (mais barata) porém naquela época algo tinha que ser barateado, para tornar o SS-8000 um produto acessível. Mas mesmo assim a qualidade sonora é aceitável, uma agulha modelo 1001S é usada para tocar o disco.

O Tape Deck é embutido no gabinete na parte superior, junto ao Toca Discos, e possui acionamento suave e preciso! Uma alavanca especial efetua a função PAUSE. Um Tape Counter é embutido o que facilita a localização de trechos na fita, um item digno de produtos de qualidade. Cabeça de "permaloy" e uma mecânica confiável permitem um som claro e cristalino para qualquer fita cassete (K7).

Infelizmente devido ao tempo, o Tape Deck sofre dos problemas comuns, as correias ficam derretidas (principal e do tape counter), o que exige sua substituição. Uma limpeza e desmagnetização é obrigatória. Uma lubrificação do mecanismo é bem vinda para permitir mais vida útil. Felizmente conseguimos deixar o Tape Deck deste modelo praticamente 100% Gravando/Reproduzindo.

Tudo isso faz o National SS-8000 um produto de requinte e qualidade, na época digno do seu lugar nas salas e quartos de qualquer casa.  Atualmente os poucos National SS-8000 que ainda se encontram funcionais, são aparelhos dignos para estar na coleção de qualquer apreciador de Som Vintage, incluindo um destaque especial na categoria de aparelhos Nacionais!

Dentre todos os clássicos que a National já fabricou, o SS-8000 terá sempre um lugar reservado no coração dos Brasileiros. O Japonês feito no Brasil com a qualidade de sempre que somente o Japão pode nos dar em matéria de Som!

Made in Brasil with Japan technology.

Até a próxima com mais clássicos restaurados em nossa empresa!

JMJG
Eng Eletrônico / Apreciador de Som Vintage

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.