quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Formatando um autêntico Disquete de 5 1/4 polegadas 1,2 Mb Floppy Disk Novo Confira!

Formatando um Disquete de 5 1/4 (5,25´´) com 1,2Mb. Primeiras mídias de armazenamento. Confira um vídeo Colecionador. Nostalgia Museu da Informática ESIJMJG. 

Quem se lembra dos antigos sistemas operacionais de computadores dos anos 70/80, saberá de uma tarefa muito arriscada e demorada, Gravar/Ler Dados, principalmente se fosse feita em Fita Cassete (K7) de áudio, assim como eram os computadores MSX, TK,TRS, CP,etc. Foi finalmente no famoso IBM-PC que tivemos a inclusão pela fábrica do "poderoso" Floppy Drive de 5 1/4 (5,25 polegadas) que já era embutido no gabinete. Devido ao preço mais popular, somente nos anos 80 é que esta mídia, "Disquete", como é conhecido no Brasil, foi substituindo as fitas cassete K7 antigas, com naturalidade. 



A maior vantagem dos Disquetes em relação a fitas Cassete K7,eram; a enorme velocidade de leitura/escrita, a vantagem do dado digital ser gravado em forma de trilhas e não de forma Linear, o que fazia o acesso aleatório dos dados muito mais prático do que a fita (ter que ficar rebobinando/avançando toda hora), e o disquete poderia ser mais facilmente armazenado ocupando menos espaço do que as fitas K7.  Contudo, ambos tinham problemas de durabilidade, e ficarem longe de campos magnéticos (motores, alto-falantes,imãs,etc) sob o risco de apagamento brutal de dados sem possibilidade de recuperação. Contudo um Disquete era infinitamente melhor do que as Fitas K7 de áudio para serem usadas nos computadores!




Ter um Floppy Drive de 5 1/4 em computadores MSX, TK,TRS,CP era um luxo que poucos poderiam ostentar! É, precisam de uma interface externa para habilitar o Drive no sistema, um Disco de Sistema operacional que pudesse reconhecer o padrão Floppy. No IBM-PC o padrão D.O.S já trazia o controlador para o Disquete (Floppy Disk), mas no hardware era preciso uma placa controladora ISA, conectada na Placa mãe para acionar o Floppy Drive 5 1/4. Sim, naquela época nem a placa mãe ainda tinha o controlador embutido, e sem uma placa ISA com essa capacidade, já era o sonho de ter um Disquete funcionando.

O tempo passou e logo no meio dos anos 80, com o advento do padrão ATX86 até já era comum o disquete de 5 1/4 existir em praticamente todos os computadores vendidos. No final dos anos 90, até algumas placas mães, já tinham o controlador do Floppy embutido, sem necessitar de placas ISA acionais, mas ainda eram bem raras e caríssimas.

Para matar saudades, acompanhe nosso vídeo abaixo, no qual formatamos um Disquete de 5 1/4 no sistema Windows ME!




Com o Disquete HD (Alta Densidade) poderíamos conseguir até 1,2 Mb (Megabytes) de capacidade de armazenamento. Nos anos 70/80 isso era bastante para armazenar alguns jogos, dezenas de arquivos de texto, alguns softwares, mas até mesmo para o começo dos anos 90 essa capacidade já era um pouco limitada.



Com isso era comum usuários possuírem dezenas de caixas com estes disquetes 5 1/4 somente para conseguir armazenar suas informações. Nessa época (anos 1985) o Disco Rígido (Hard Disk) também já era um pouco popular e com muito mais capacidade (ainda na casa dos 512 Mega). Suficiente para sistemas MS-DOS ou até mesmo Windows 3.1/3.11.


Mas os Disquetes de 5 1/4 foram perdendo espaço para outro disquete de 3 1/2 (3,5 polegadas) que era mais rígido e permitia na versão HD armazenar até 1,44 Mb (Megabytes)! Com praticamente o mesmo preço da caixa, a versão 3 1/2 polegadas foi muito mais usada sobrevivendo até os finais dos anos 90, quando então o famoso CD começou a ser adotado nos computadores, graças aos famosos Kit's Sound Blaster!

Até hoje ainda podemos encontrar os Disquetes 3 1/2 polegadas em uso nos Pentium 3/4 que sobrevivem. Porém já é muito raro encontrar a versão de 5 1/4 instalada em qualquer máquina após os anos 2000! 

Disquete de 5 1/4 já é item de colecionador e Museu!

Em breve, traremos mais novidades sobre o mundo dos disquetes antigos... Quem sabe formatando um no sistema MS-DOS num autêntico AT486....

JMJG
Eng Eletrônico/Colecionador de Informática

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.