terça-feira, 27 de novembro de 2018

Antigo Projetor Slides Super Cimat N-250J Restaurado Como funciona o mecanismo automático?

Antigo Projetor de Slides Super Cimat N-250J. Mecanismo automático restaurado. Como funciona por dentro o mecanismo? Restauração e limpeza de lentes. Confira tudo aqui.

Numa época do século 20, os projetores de slides foram os equipamentos mais desejados e caros, mais até que os  raros televisores analógicos. Isso devido a sua tecnologia revolucionária (na época) para exibir imagens em grandes dimensões de forma colorida ou preto&branco.

Usados até mesmo nas empresas, para apresentações de projetos, relatórios, e por uso doméstico de modo que se pudesse projetar imagens, fotos, em casa para os amigos e familiares. O grande trunfo do projetor era produzir imagens de grandes dimensões, algo que era praticamente impossível de se conseguir nos televisores da época ( que eram de tubo pesados e muito caros). Um televisor de 20 polegadas já era algo muito raro, caríssimo. No projetor teríamos imagens comparadas a telas de 30 ou 40 polegadas (seria inviável se produzir uma tela tão grande com tecnologia de tubo CRT devido ao tamanho e peso do tubo).

Confiram um exemplar raro e muito avançado. O Projetor Super Cimat N250J com mecanismo automático!




Tão mecanicamente simples, mas ao mesmo tempo fascinantes! Continham uma lâmpada halôgena de alta potência (que esquentava muito), por isso mesmo modelos sofisticados deveriam ser refrigerados por "ventiladores" internos (como o modelo mostrado no vídeo). A luz produzida por eles, era encaminhada para um filtro, que depois passava para o slide e ai um conjunto complexo de lentes faria a projeção da imagem em grande dimensão nas telas ou nas paredes!

Isso era muito revolucionário na época acreditem!

Depois da popularização dos computadores, os projetores de Slides foram sendo substituídos por softwares Office ( Power Point / Impress) os quais ainda usamos hoje para realizar incríveis apresentações digitais de slides!

Hoje podemos fazer muito mais com slides digitais, e produzir com mais qualidade e efeitos especiais, mas na época era tudo feito com aparelhos como estes.



Alguns ainda possuíam certa sofisticação, com controle automático do mecanismo, que permitia mudar os slides a distância, mas ainda existem modelos mais simples e inteiramente manuais!

Este exemplar foi enviado por um cliente para ser reparado em nossa empresa, e fizemos a reposição das correias quebradas, limpeza das lentes e instalação da nova lâmpada.

Um clássico que muitas gerações devem ter usado nas empresas ou em suas casas!

Se tu usa pacote Office hoje ou tem um projetor de computador ou uma grande tela LCD, saiba que tudo isso é uma evolução do bom e velho Projetor de Slides!

Em breve mais clássicos.

JMJG
Eng.Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.