Confiram Raros e Incríveis modelos de Floppy Drives de Disquete 5 1/4 Polegadas usados em Computadores XT/AT Computação Vintage Retrô. Museu ESIJMJG.
Nesse vídeo incrível mostramos dois modelos de Floppy Drive (Unidade Leitora de Disquetes) muito antigos na versão 5 1/4 de polegadas, aqueles primeiros disquetes que fizeram sucesso no Brasil nos anos 80 para computadores da linha MSX, TK, CP da Prológica, TRS,TRS Color ZX-Spectrum, Sinclair, Amiga, dentre outros!
Foram os primeiros disquetes comerciais de sucesso no mundo na versão 5 1/4 de polegadas, apesar de grandes não são tão gigantes como os primeiros de 8 polegadas! Os Disquetes de 5 1/4 com várias denominações sendo:
- de Simples Face-Simples Densidade ( 160Kb)
- Dupla Face- Simples Densidade DD ( 360 kb)
- e a versão mais Top Dupla Face-Alta Densidade HD com incríveis 1,2 Mb de capacidade sendo esse a última versão comercializada no mundo até anos 90!
Nas unidades motorizadas era mais prático, bastava inserir o disquete na unidade, que ela automaticamente acionava um motor para operar um mecanismo que sozinho fazia o trabalho da trava manual, o usuário não precisava fazer mais nada, dando mais comodidade de operação! Depois para ejetar o disquete, o usuário pressionava um botão, e o motor fazia o mecanismo ejetar o disquete sozinho!
Eram unidades muito chiques e muito cobiçadas, raras e muito caras no Brasil! Poucos tiveram a oportunidade de operar uma em seus computadores! Eu mesmo (JMJG) nunca tive uma unidade motorizada na vida, só agora na ESIJMJG tive a oportunidade de ver de perto duas delas! Eram unidades que vinham somente em computadores de marca e importados caríssimos, tais como os IBM, Apple, Amiga, e raramente podíamos ter uma unidade dessas nos computadores da linha XT ou AT!
Aqui no Brasil apenas as unidades manuais é que faziam sucesso.... O sistema motorizado tinha suas particularidades, era seguro pois o usuário não poderia ejetar o disco enquanto estava em operação de leitura/escrita (ao contrário do mecânico), era mais suave e prático de operar (não quebrava a trava mecânica), era mais chique pois eram raras e muito cobiçadas! Mas claro se acabasse a energia seria um pequeno problema para retirar o disquete de dentro, para resolver isso os engenheiros pensaram como retirar o disquete!
Colocando um pequeno buraco para o usuário inserir um clipe de papel aberto e assim pressionado a trava de emergência conseguir destravar a unidade e retirar o disquete manualmente, assim como eram nas unidades de CD/DVD!
Muito Top né! Esses Floppy Drives de 5 1/4 são uma raridade incrível, assim como os próprios disquetes de 5 1/4 ainda em operação no Brasil hoje, peças de museu incrível para serem admiradas e mais desejadas pelos colecionadores de plantão!
São poucos os felizardos que podem ter esses itens hoje em suas coleções, não se trata de ter dinheiro para pagar, mas questão de oportunidade, ai já não são todos que tem!
Esses ítens não estão disponíveis para venda, pois são modelos exclusivos e peças de museu particular!
Se juntem ao nosso canal, e confiram mais novidades futuramente. Tudo isso é só aqui na ESI e o JMJG traz pra você!