terça-feira, 21 de julho de 2020

Walkmans da Série WM-DD os mais difíceis e complicados de se restaurar. Circuitos Digitais e Mecânicos

WalkmansⓇ da Série WM-DD (Quartz) os mais difíceis e complicados para manutenção/restauração. É colecionador destes modelos? Saiba como é seu mecanismo complexo e as baixas chances de restauração. Péssima notícia para colecionadores....
Muitos são os modelos de Walkmans® produzidos pelas várias empresas eletrônicas do setor, e pela própria Sony. Nossa empresa já restaurou/recuperou centenas deles, desde que estamos efetuando os serviços de manutenção/conserto, mas até hoje a série especial WM-DD (Quartz) continua sendo aquela com a menor porcentagem de restauração!

E não é apenas essa série em especial, mas todas que sejam com circuitos digitais de controle, todas que sejam com o mesmo princípio de funcionamento na qual a eletrônica digital atua no mecanismo e na elétrica!

Confiram no vídeo abaixo, o mecanismo complexo do WM-DD e mais detalhes técnicos.



Os aparelhos dessa série WM-DDX possuem circuitos digitais complexos, uma mecânica completamente diferente e mais trabalhosa até mesmo para se trocar as correias.  A mão de obra é 50% mais cara comparara à um Walkman padrão.

Mas o que infelizmente complica nestes aparelhos é o defeito eletrônico, já que os circuitos digitais controlam o acionamento dos motores e suas rotações. A promessa da tecnologia de Quartzo promete justamente isso, menor distorção ao sistema, comparado ao Walkman comum que usa um circuito analógico que ajusta a velocidade, o que permite uma maior distorção na reprodução das fitas.

Na época, os mais entusiastas e exigentes em qualidade, preferiam Walkmans da Série WM-DDX por isso, mas hoje os colecionadores de Walkmans analógicos são mais felizes!

Devido ao fato de não termos como efetuar reparos em circuitos digitais, qualquer defeito eletrônico nessa parte, condenará completamente o Walkman à sucata!

Alguns simplesmente não acionam mais o motor, outros a rotação fica alterada, e outros o sistema do Auto-Reverse apresenta defeitos. 

No exemplo do aparelho de nosso vídeo, o áudio do lado AB da fita está "vazando" indicando que o sistema eletrônico do Auto-Reverse que inverterá também a polaridade do cabeçote para reproduzir o outro lado, está fazendo isso junto com o lado normal, com isso ouvimos os dois lados da fita simultaneamente!

Conseguimos reparar os vários problemas de mecanismo deste WM-DD9 do vídeo, mas na hora do teste, a eletrônica apresentou defeito, que infelizmente não temos mais como reparar!

Falta de peças para reposição, esquemas e circuitos digitais (sem possibilidade de reparo) acabaram por condenar o mesmo!

Walkmans®️ da série WM-DDX são os mais fantásticos em tecnologia, os colecionadores podem estar dispostos a pagar mais caro em tudo por eles, mas os colecionadores dos modelos mais simples (analógicos) vão ser os mais felizes quando virem o laudo do orçamento com a condição positiva do reparo!

Em breve mais novidades sobre o mundo vintage.

JMJG
Eng Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.