terça-feira, 24 de setembro de 2019

CD Player CCE LX6 Um dos primeiros modelos dos anos 90 Restaurado Vídeo Teste Completo

CD Player CCE LX-6 do início dos anos 90. Um dos primeiros modelos fabricados no Brasil! Vídeo de teste completo e restauração!










Compact Disc (CD) é uma tecnologia de reprodução de áudio Digital desenvolvida pela (Philips e Sony) e data desde o incio dos anos 80. Porém foi depois dos anos 90 que o CD alcançou a "popularidade" e deste modo poderia ser adotado no Brasil como tecnologia, já que tudo aqui é atrasado e muito caro devido aos altos impostos!

Foi depois de 1990 que muitas empresas resolveram trazer o CD a tona ao mercado brasileiro, e nisso surgiram os primeiros modelos de CD Player's (Tocadores de CD) que poderiam ser modulares (individuais para serem integrados em qualquer aparelho de som ou receiver) ou já integrados em conjuntos de som 4 em 1.

Um dos primeiros exemplares de CD Players foi o LX-6 da CCE fabricado em meados de 1991.

Confiram no vídeo abaixo detalhes do interior do aparelho,circuitos e outras curiosidades!


A Vantagem dessa nova mídia Digital e revolucionária na época, era que o Som do CD se manteria "original" por dezenas de anos, já que a mídia CD não sofreria desgaste físico (tal como ocorre com o Disco LP e Fita K7), uma vez que o CD era "lido" através de feixes de laser, com apenas um contato ótico! Outra vantagem é que o aparelho reprodutor era completamente autônomo (microprocessado) e poderia realizar sozinho operações de leitura/programação de músicas, algo que nenhum outro produto poderia fazer antes! De fato o usuário poderia programar suas músicas no CD Player, alterando completamente a sequência original das faixas, e o aparelho montaria a "playlist" e tocaria sozinho até o final! 

O LX-6 é um aparelho modular, possui conexão para qualquer aparelho de som com entrada Auxiliar RCA, ou qualquer receiver que tenha entrada RCA padrão! O LX-6 não tem controle remoto, é das primeiras gerações na qual apenas o controle do painel poderia operar o aparelho, e apenas poucas teclas fazem todas as funções básicas. 

No LX-6 podemos memorizar até 16 faixas (16 Tracks de música) o que era mais que suficiente pois a maioria dos CD's tinham apenas 10 ou no máximo 15 musicas! O LX-6 possui uma bandeja simples, ou seja podemos tocar até um CD por vez e não 3 ou 5 como os futuros modelos carrossel de CD que vieram no mercado!

A unidade ótica original do CCE LX-6 era a KSS-210A bem famosa por equipar vários outros aparelhos de época, incluindo aparelhos da própria Sony, o que facilitaria a manutenção futura! Atualmente a unidade ótica KSS-210A não é mais fornecida, sendo necessária a substituição pela equivalente KSS-212A.

Naquela época era comum se destacar os 3 feixes de laser que efetuam a leitura do disco ( 3 beam laser). Com isso, mesmo pequenas variações de rotação (Jitter) não afetam a leitura e a reprodução com falhas. O laser usado no CD é padrão Vermelho tal como usado no futuro DVD, a diferença no entrando é o comprimento de onda que no DVD é muito menor, com isso a maior capacidade de armazenamento comparado ao CD.  O LX-6 possui carregamento com bandeja motorizada para apenas um disco, não é modelo carrossel como os futuros CD player's. A função SPACE introduz um pequeno "espaço" para causar mais separação no caso de gravação para fitas K7, de modo que muitos sistemas de época que continham localização automática de músicas, pudesse efetuar a próxima faixa do K7 (apenas alguns modelos possuiam isso).

O CCE LX-6 é um CD Player robusto e de eletrônica combinada com circuitos integrados/eletrônica discreta/circuitos SMD. O modelo do vídeo teve apenas os capacitores do circuito de retificação trocados (devido estarem estufados), trocamos as lâmpadas do "backlight" LCD por LED e a unidade ótica KSS-212A nova foi adicionada. Devido ao tempo, a própria gravidade vai afetando a suspensão da unidade ótica o que compromete depois do foco, obrigando a troca da unidade por outra nova. Para quem não usa tanto o produto e quer preservar por mais tempo, recomendamos guardar o mesmo de ponta-cabeça por um tempo e depois voltar a posição normal, deste modo a gravidade vai agir nos dois lados da suspensão causando menos estragos.

Por se tratar de um produto de quase 30 anos de fabricação, o CCE LX-6 resistiu ao tempo, fato que independente da marca ele entrou em nosso canal de vintages por isso. Aliás a ESIJMJG não defende aquela ou outra marca (não temos patrocínio) e muito menos falamos mal daquela ou outra marca (exceto em casos de vídeos de análise e teste específicos), nosso lema é "Sobreviveu até o final, então é um aparelho legal" por isso para os fanboys de certas marcas ou que não gostem de CCE, o LX-6 é mais um produto da CCE que sobreviveu até o século 21! Outros tantos de marcas famosas já viraram sucata ou foram condenados durante os anos, por isso não estão aqui para contar história ou virar vídeo ou artigo técnico! # Ficaadica!

Juntem-se a nós em futuros artigos técnicos sobre o universo vintage, muitas novidades estão vindo por ai!

JMJG
Eng Eletrônico- colecionador de vintages

Reações:

0 comentários:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.