terça-feira, 11 de junho de 2019

Conversor Adaptador Saída VGA para Entrada HDMI conecte computadores antigos em monitores modernos

Conversor de Saída de Vídeo VGA para HDMI (VGA->HDMI). Conecte seu computador antigo (XT/486/etc) num televisor ou monitor moderno que apenas possui entradas HDMI. Ainda aproveite para transmitir o Som e amplificar via HDMI. Teste prático e vídeo instrutivo.

Computadores antigos em geral, só possuem a conexão de vídeo via saída VGA (Video Graphics Arraw) que é um padrão usado mundialmente desde 1987 criado pela IBM como substituto de outros formatos de época tais como CGA,MDA,etc.

O VGA possui gráficos coloridos e resoluções que podem chegar até 640 X 480 que no final dos anos 80 era um luxo! Além de possuir capacidade de exibir gráficos coloridos a saída VGA foi também utilizada no padrão SVGA (Super VGA) que continha mais resolução, permitindo até 1024 x 768. 



O Conector da placa de vídeo é fêmea, enquanto o macho é para ser usado no cabo, geralmente o monitor/televisão também possui outro conector fêmea. Ele é diferente do antigo padrão CGA,usados em computadores dos anos 70/80 que ainda tinham monitores de fósforo (verde/branco/etc).

O tempo passou e mesmo os fabricantes de placas de vídeo foram criando outros padrões (XGA, Super XGA,etc) porém o conector de vídeo ainda continuava o mesmo padrão.

Atualmente com esse conector que lembra o VGA podemos ter altas resoluções, mas não conseguimos chegar em Full HD (1980 X 1080p).

Outro ponto negativo da conexão padrão VGA é que o sinal é completamente analógico, sofrendo problemas de interferência e até perda de sinal em cabos muito longos.

Por isso mesmo, atualmente muitos televisores/monitores já estão perdendo a conexão VGA e somente o HDMI que está sendo adotado.


O HDMI (High Digital Multimedia Interface) é o atual padrão da indústria de vídeo/multimídia, que usa tecnologia digital, e permite altíssimas definições (2K,4K,etc), o VGA não chega nisso, portanto fatalmente monitores/televisores mais novos só vão possuir essa nova entrada, abolindo o VGA de vez!

Mas o que fazer se tenho ainda um computador antigo que usa conector VGA? Não existem mais placas de vídeo novas que sirvam nele usando saída HDMI? Vou perder de vez minha paixão por vintages e terei que comprar um monitor antigo que ainda tenha padrão VGA?

Felizmente existem alternativas para se converter o padrão VGA em HDMI! Uma delas é o produto que mostraremos no vídeo abaixo.

Atente-se para o detalhe importante, este equipamento não é um adaptador, mas sim um CONVERSOR de sinais e conectores. Lembre-se que o padrão VGA é analógico e o HDMI é digital, então temos um circuito eletrônico estilo A/D dentro dessa peça! Um simples adaptador não faria isso!


Confira um Vídeo Demonstrativo com o Conversor de sinais VGA para HDMI



O conversor é prático e permite ser instalado em qualquer televisor ou monitor, e conecta qualquer computador antigo ou novo que tenha VGA como fonte de vídeo. O áudio é opcional, ou seja, você pode não escolher trafegar áudio pelo cabo HDMI, simplesmente não conectando as entradas RCA de som do conversor. Nem todos os monitores possuem falantes integrados para amplificar o som das entradas HDMI. Somente se estiver usando televisores é que compensa usar a função de áudio integrada, poupando por exemplo de ter que conectar caixas acústicas adicionais para escutar o som.

No caso é claro o conversor é alimentado por uma fonte externa, por isso deve ser ligado, caso contrário o circuito interno do conversor A/D não funcionará e não teremos vídeo na saída HDMI do conversor. Vale lembrar que ainda no vídeo usamos cabos extras não fornecidos no Kit, tais como cabos de áudio P2->RCA para conectarmos o áudio do computador no conversor e trafegar o som via HDMI para a televisão.

Apesar de usar alguns componentes, fios e cabos, o sistema funciona perfeitamente, e permite conectar praticamente qualquer computador antigo em qualquer televisor moderno!

Vale comentar que o modelo mostrado no vídeo é um dentre vários disponíveis no mercado, já vi modelos que parecem cabos conversores, mas não testei para saber se funcionam bem. O importante é que o leitor saiba, que o produto deve ser um Conversor e não um adaptador, pois VGA é sinal analógico e HDMI é sinal digital, então não existe "adaptação" que seja feita e sim um circuito que converta os padrões! Por isso esse equipamento deve ser amplificado, ou seja, geralmente deve receber alimentação externa, feita por fonte auxiliar ou entrada USB enfim, desconfie de produtos que façam isso sem usar alimentação extra!

Essa dica é útil, qualquer técnico de informática ou usuário avançado deveria ter um conversor destes de reserva, um dia vai precisar.

#Fica a Dica!

Gostaram da informação? Fiquem ligados pois tem muito mais vindo por ai.

Abraços

JMJG

Eng Eletrônico/ Instrutor de Informática

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.