quarta-feira, 19 de junho de 2019

Adaptador de Vídeo Saída DVI para Entrada HDMI. Conecte seu computador antigo em televisores novos

Teste prático dos Adaptadores de Vídeo Saída DVI para Entrada em HDMI. Conecte sua placa de vídeo antiga com saída DVI (mesmo sendo AGP) para entrar num monitor/televisor com entrada HDMI.

Continuando nossas dicas sobre conexões usadas em placas de vídeo, desta vez vamos explicar sobre as famosas conexões DVI e suas possibilidades de serem facilmente adaptadas para o formato HDMI.

O DVI (Digital Visual Interface) é um formato de conexão Digital criado em Abril de 1999, com o intuito de substituir o padrão obsoleto VGA naquela época. O DVI foi a primeira tentativa de se apresentar uma conexão que fosse 100% Digital (exceto o DVI-A) entre os dispositivos de vídeo, tais como placas de vídeo de computador e seus monitores. Isso seria o padrão dos Monitores LCD e dos Projetores novidades tão desejadas no começo dos anos 2000. Isso devido ao DVI poder chegar em alta definição (1920 X 1080) algo que o VGA não pode.

O DVI ao contrário do VGA é um padrão que pode ser 100% Digital, o que garante total qualidade do sinal, e evita as famosas conversões que o sinal tem que fazer. No Padrão VGA, temos a conversão dos sinais digitais gerados pela placa de vídeo, em sinais analógicos (RGB) que mais tarde são enviados para o monitor através de um cabo VGA, e finalmente após chegarem no monitor devem ser convertidos novamente em sinais digitais para que possam ser processados pelos modernos monitores.  Toda essa conversão faz o sinal de vídeo chegar enfraquecido e deteriorado, principalmente pois o cabo VGA tem perdas e pode sofrer interferências se não for blindado.

Hoje ainda encontramos muitas placas de vídeo antigas que possuem apenas conectores VGA ou DVI, mas os monitores/televisores novos não possuem mais estas conexões, sendo apenas o HDMI a única opção atual.

Com isso teremos que usar um acessório adaptador, que permite adaptar uma Entrada DVI, com saída HDMI, de modo a conectar nossa placa antiga (AGP/PCI-Express) em modernos equipamentos de vídeo.


Confiram em nosso Vídeo Curso/Tutorial como efetuar essa conexão com este incrível acessório de excelente custo benefício.




Este Adaptador DVI→HDMI pode ser adquirido facilmente em lojas/mercados especializados em informática, e com um excelente custo benefício.

Se comparado ao conversor de VGA→HDMI o DVI para HDM possui fabricação simples e dispensa completamente circuitos eletrônicos o que o torna mais barato. De fato o sinal DVI é digital e o HDMI também é, mas o padrão DVI pode ser adaptador para o HDMI sem muitas complicações, por isso o adaptador é feito apenas com conexões internas elétricas, sem nenhum circuito auxiliar.

Porém o adaptador aqui mostrado apesar de possuir saída HDMI não apresenta nenhum áudio! Isso porque estamos apenas adaptando o sinal de vídeo diferente do modelo VGA→HDMI que permita inserir o áudio analógico junto.


Para quem não sabe, o padrão DVI ainda possui variações, ou seja os conectores podem variar bastante. Existe o padrão DVI-A (100% analógico) e outros padrões 100% Digitais.

Abaixo temos os padrões do DVI que existem, gerando alguns conectores de modelos diferentes.

O Padrão DVI-A é 100% analógico e não está mais em uso, foi apenas usado durante os primeiros anos de 2000 quando ainda tínhamos monitores analógicos CRT, visto que o DVI-A era uma forma de se manter a compatibilidade com o padrão VGA da época, e introduzir o novo conector aos poucos no mercado.O adaptador mostrado no vídeo não é compatível com o DVI-A

O DVI-D é 100% Digital esse sim é o formato encontrado em muitas placas de vídeo AGP/PCI Express vendidas entre anos 2000 e atualidade. Quase todas as placas de vídeo OffBoard que possuem um conector VGA também possuem um conector DVI-D! O adaptador mostrado no vídeo só é compatível com o conector DVI-D Dual Link!

O DVI-I é 50% Digital e 50% Analógico ou seja possui as duas conexões de modo a manter uma compatibilidade total entre as duas tecnologia DVI-A/DVI-D. O adaptador mostrado no vídeo só é compatível com o conector DVI-I Dual Link!


Na prática qualquer conector Dual Link DVI será compatível com o adaptador mostrado no vídeo. Esses conectores são geralmente 95% usados nas placas de vídeo de computadores, portanto os usuários de informática não vão ter dificuldades em usar esse acessório.

Mesmo que seu televisor/monitor possua apenas entrada HDMI usando esse adaptador será possível sim ter vídeo nele e aproveitar da alta resolução/qualidade do sinal digital emitido pela sua placa de vídeo antiga AGP ou PCI-Express.

Essa é mais uma dica de acessórios de informática recomendados pela ESIJMJG, qualquer usuário deveria ter um destes no bolso, sem falar que é mandatório para qualquer técnico de informática.

Gostou da dica? Fique ligado em nosso canal oficial, que em breve traremos muito mais novidades.

Abraços

JMJG
Eng Eletrônico ( Hardware)

Reações:

0 comentários:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2018 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.