sexta-feira, 28 de março de 2025

Gravador de CD Philips modelo CDR 570 o Auge do CD hoje já superado por Discos de Vinil e Fitas K7 Novamente!

Gravador de CD Philips modelo CDR 570 o Auge do CD hoje já superado por Discos de Vinil e Fitas K7 Novamente!




    O CD aqui no Brasil foi muito popular, sendo a primeira mídia 100% Digital que apareceu, criada nos anos 80, mas que no Brasil só depois de 1990 ficou mais popular. Muito tempo depois, em meados de 2000, veio o famoso MP3 que foi substituído pelo atual e moderno Bluetooth! 
    Hoje nem mais temos CD Player disponível nos aparelhos de Som, e muito menos nos carros, como era tradição e ostentação nos anos 90/2000. Nessa época muitos fabricantes de montadoras de carro lançaram versões de veículos que ostentavam CD Players e até Disqueteiras de fábrica tais como famoso Ômega CD!
    Mas o CD perdeu espaço devido a limitação de espaço (só permite no máximo 80 minutos de música), uma manutenção complexa e cara, e por não ter tantas facilidades tais como o MP3 e o Bluetooth hoje! 
    Principalmente no carro, onde pulava mais que peão em festa de boiadeiro! Os leitores óticos, conhecidas como "unidades óticas" de leitura são os vilões do CD e DVD também. Hoje conseguir trocar ou substituir uma peça dessas virou missão quase impossível! Além de não se achar mais no mercado nacional, o que pouco se encontra são versões "alternativas" de baixa qualidade que não duram nem a metade da vida útil da original, e quando já apresentam defeito em poucas semanas de uso!
     Por isso até nossa empresa parou de fazer manutenção em CD já fazem anos! 
    Mas nem sempre o CD foi uma mídia ingrata como é hoje! Nos anos 90 e 2000 teve seu auge, e está aqui um representante dessa incrível mídia digital que revolucionou o mundo da música. 
    O CDR 570 da Philips, não foi o primeiro gravador de CD de mesa que existiu, mas um dos mais práticos e completos da linha!Mas a Philips lançou vários modelos de gravadores de CD de Mesa, sendo uma marca quase que pioneira quando o assunto era CD! 


    O CDR 570 conta com Tudo que o CD tinha de mais diferente para oferecer, comparado as arcaicas Fitas K7 e os Jurássicos Discos de Vinil (LP), que deixaram de ser inclusos como opção de mídia em meados de 2000, visto que os aparelhos 4X1 já não tinham nem os Toca Discos que tanto fizeram sucesso por mais de 40 anos!
     Porém hoje, a realidade é bem diferente, e os Toca Discos e Vitrolas Clássicas,voltaram a ser febre, sendo uma demanda 99% maior do que o CD é hoje em pleno 2025!
    CD é apenas preferência de raras pessoas que ainda possuem uma coleção de CD's e que de fato querem ouvir seus CD's da forma original, sem passar ou converter eles para MP3 ou sem saberem que suas coletânias já estão disponíveis no Spotfy ou Deezer para ouvir em Bluetooth! 
    Na certa quando seus CD Players derem defeito, vão perceber que não tem outra opção a não ser mudar para outros formatos Digitais ou Voltar o Disco de Vinil, que hoje tem suporte Total em Manutenção pela ESIJMJG! 
    Voltando para o CDR 570, foi lançado no Auge da era do CD, quando o CD estava começando a lançar a novidade de ser gravado, conhecido como tecnologia CR-R (disco gravável) na qual as pessoas poderiam Gravar seus próprios CD's sem casa! Isso mesmo, até então o CD era apenas Gravado em fábrica pelas gravadoras e ficou assim por alguns anos!
     Diferente do MD que já nasceu para ser gravado e regrado, pois não existia o termo MD-R ou MD-RW, o CD já tinha suas versões separadas, conhecidas como CD-R (versão gravável) e CD-RW ( a versão regravável).
    O MD era bem superior ao CD e fez sucesso praticamente total no Japão (berço da sua criação), Europa e EUA como já comentamos em outros artigos técnicos do assunto.
  Como o MD não fez sucesso no Brasil, principalmente com o público popular, só sendo usado em rádios AM/FM para gravações de programas o famoso Playback, MD era muito caro e restrito a abastados, devido a importações e altas taxas de impostos (assim como é hoje no Brasil até os dias atuais), o CD então aproveitou a onda de popularidade, e por ser uma mídia mais inferior do que o MD, pegou no Brasil pois foi  incentivado pelas gravadoras de Disco e fabricantes de eletrônicos!
    O CD tinha opção do famoso CD-Text, um recurso técnico que podia armazenar informação de texto na mídia digital, trazendo informações adicionais nas músicas, tais como Nome do Artista, Nome do Álbum e outras pequenas instruções! 
    Foi isso que o CDR 570 da Philips usou como destaque! Tinha um enorme Display, elegante e bem posicionado no meio do aparelho, que podia exibir de forma animada, as informações do CD-TEXT, tais como os letreiros LED fazem hoje.
 Era muito impressionante tu ver rolando no Display todas as mensagens contidas no CD! Destacando essa exclusividade do CD-Text que somente em anos 2000 foi bem utilizada! Nem os primeiros CD gravados pelas gravadoras em 1990 tinha o CD-TEXT incluso nos discos, nem estavam aproveitando bem essas capacidades do CD na época!
     Mas o CDR 570 da Philips era mais que um CD Player Top! Era um Gravador de CD de mesa! Sim Um aparelho muito desejado para os brasileiros em meados dos anos 2000! Todos queriam gravar seus CD's! 
    Mas o que deixo claro aqui, é que um Gravador de CD de mesa, não precisa de um Computador, como foi muito comum depois dos anos 2000 com os famosos aparelhos de  CD-RW para computadores! Esses sim eram mais baratos e simples e que praticamente qualquer computador em 2005 tinha instalado!
    O CDR 570 Philips, permitia gravar CD' s em casa, sem uso do computador, e fazendo efeitos que as gravadoras podiam fazer, tais como Fade In ou Fade out na música! 
    Quem tinha Disco de Vinil ou Fita K7 era doido para digitalizar em CD suas músicas para ouvir no carro, em Discmans ou CD Players. Era a grande sensação do momento! E claro, eram caros e poucos brasileiros podiam ter em casa, sendo mais um sinônimo de "status" e de quem tinha dinheiro para investir em tecnologia, impressionar os amigos e fazer inveja na familia!
    Infelizmente os gravadores de CD como esse CDR gastam muito sua unidade ótica, pois a gravação força o leitor com mais intensidade do Laser para gravar o CD! Com o tempo, o leitor fica fraco e já não consegue mais gravar CD! Foi o que aconteceu com esse modelo ai do vídeo! 
    Hoje na época do vídeo que gravamos, ele só consegue Tocar CD, mas gravar, não consegue mais, e não vai conseguir! E vai ficar assim pra sempre, pois não tem mais como trocar a unidade ótica! Vai tocar CD até começar a falhar a leitura e ser descartado de vez!
     Esse é o fim de todos os gravadores de CD de época, e dos CD Player que ainda operam,muito em breve lixo!
    Ainda bem que pelo menos pudemos registrar o fim de uma era aqui em vídeo, enquanto esse aparelho ainda lê CD.
     O Display rotativo de mensagens do CDR 570 é lindo! Por isso o CD era tão apaixonante! Mas poucos modelos tem um Display assim!
 A maioria dos CD Player comuns só mostram número da Faixa tocada atualmente, e tempo da música tocava,tempo restante do CD e só, não possuem Display para mensagens! 
    O CDR 570 tem seu charme especial por isso, não era um simples CD player, é um CD Recorder! Mas como CD Player é um dos modelos mais completos que o mercado de CD poderia oferecer! Um Luxo, que hoje é Lixo, se não estiver funcionando!
     Como tudo volta de onde veio, hoje os Toca Discos dominam mais que o CD player! Sim, Vitrolas e Toca Discos e até Gravadores de Fita K7 estão vendendo mais do que CD Players, que mal se encontram ainda para comprar, os poucos que estão funcionando claro!
    O mundo da música voltou para o analógico, que possui seu charme e nostalgia, e claro, pensando em manutenção, é muito mais provável tu conseguir arrumar um Toca Discos ou Vitrola Clássica do que seu CD player! 
    Muito mais provável tu conseguir arrumar seu Walkman, ou Toca Fitas, Gravador K7 do que seu CD player!
    Enquanto recebemos na ESIJMJG muitos Toca Discos e Gravadores de Fita K7 para reparo, com CD Player só oferecemos Descarte e reciclagem♻!
    Triste realidade hoje! Alguns ainda citam a volta do CD com recursos diferentes e mais capacidade... Pode ser, mas será que vão sobreviver tanto quanto um Disco de Vinil que nunca morreu?.... Duvido! mas vemos ver futuramente...

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2024 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.