sábado, 6 de novembro de 2021

Vídeo Documentário sobre A Televisão Analógica no Brasil Tubo CRT Desmontando um Exemplar Peças Importantes

Vídeo Documentário: A Televisão Analógica no Brasil o Tubo CRT, desmontando um exemplar vintage e comentando suas peças mais importantes. 



    Nesse vídeo documentário ,exclusivo e inédito no Brasil, iremos abordar um Documentário técnico sobre os princípios de funcionamento das televisões analógicas de Tubo CRT, contando até um pouco da história da invenção da televisão e sua chegada no Brasil.
    Apesar de não ser nosso foco, nem da empresa, o processo de reparar ou restaurar televisores antigos de Tubo CRT, não poderíamos deixar de dedicar um vídeo a estes belíssimos caixotes de madeira que tanto nos entreterão por décadas! Quem não se lembra de assistir seus desenhos animados, programas, filmes ou novelas, telejornais em seus caixotes de madeira favoritos? Quem nasceu entre 1960 e 1990 no Brasil ainda vai se lembrar bem dos antigos televisores CRT!
Essa tecnologia usava enormes tubos de vidro com canhões eletrônicos para projetar as imagens em sua tela fotosensível, mas e os televisores P&B como será que eram antes? Aqui explicamos tudo, até mesmo o princípio de funcionamento básico da transmissão de televisão analógica! Era uma tecnologia incrível!
versão mobile abaixo

    Mas vocês nem imaginavam como eram os primeiros modelos! Tudo nasceu de um complemento ao Rádio ninguém imaginava que isso se tornaria um dos maiores aparelhos eletrônicos desejados do século XX!
    Aproveitamos para também desmontar um exemplar autêntico de televisão CRT colorido, da marca Philco, ainda com gabinete de madeira, e usamos suas peças para explicar sobre os principais componentes que existia numa televisão colorida CRT típica! Não fiquem tristes, o aparelho já estava com defeito, e ainda guardamos outro exemplar menor em nosso museu, para que as televisões CRT fiquem sempre bem lembradas na linha do tempo dos produtos eletrônicos vintage! Jamais poderemos esquecer de um aparelho que tanto nos divertiu por décadas!
    Para os primeiros dos anos 70/80 os televisores também foram nossos amigos para conectar os primeiros videogames tais como o TeleJogo e depois o famoso Atari 2600! Ahh que época boa, passar horas jogando naquele caixote de madeira, era tudo tão novo e fascinante... Mesmo sendo jogos toscos de 8 bits com quadrados pixelizados era tudo muito top!
    Para quem passou anos reparando esses produtos, teve muito lucro e viveu bem apenas consertando televisores, atualmente com as modernas LCD já não é tão fácil assim, devido a tecnologia digital que inviabiliza reparos! Com a TV Digital o princípio da transmissão e sinais mudam completamente, portanto não se aplicam as informações constadas nesse vídeo.
    Atentem-se ao fato desse vídeo documentário não servir para um curso técnico de conserto em televisores! As informações aqui mostradas servem apenas para título de curiosidade do público leigo, e não tem cunho técnico focado em ensinar a reparar ou restaurar esses aparelhos! Não é nossa intenção fazer isso.
    Cuidado! Nos antigos televisores analógicos CRT existe uma peça chamada "FlyBack" que armazena Alta-Tensão mesmo com o produto desligado, apesar de produtos modernos depois dos anos 1990 já serem projetados para descarregar essa peça com o tempo, os antigos produtos anos 60/70/80 podem ainda não ter essa função, e causar choques elétricos caso algum curioso tente operar um televisor desses aberto! Não recomendamos que curiosos tentem abrir ou reparar esses aparelhos para não sofrerem choques elétricos violentos!
    Um mito que devemos esclarecer é que o tubo CRT não explode! Pelo contrário! Ele implode quando quebrado, evitando que os cacos de vidros (bem grossos por sinal) possam causar sérios danos as pessoas próximas! O tubo é tão pesado devido a grossura do vidro, quanto maior a polegada do tubo, maior a grossura, possuem revestimento de fósforo de Chumbo que mesmo em baixa quantidade poderiam ser danosos a saúde. Não descarte o Tubo no Lixo ou aterro sanitário! Procure uma empresa de reciclagem especializada!
    O princípio de funcionamento dos televisores CRT também aplicam-se aos monitores de computador CRT (CGA/VGA) já que são praticamente o mesmo equipamento, sendo que o televisor tem um circuito extra de recepção de VHF/UHF (Tunner) algo que os monitores de computador já não tem, pois o sinal de vídeo RGB ou Y é gerado diretamente pela própria placa de vídeo!
    Esperamos que esse vídeo sirva como uma das referências na história da televisão no Brasil, onde muitos técnicos eletrônicos se desenvolveram e tiveram carreiras brilhantes e memoráveis, junto também com outros tantos nomes da própria televisão Brasileira em sí, apresentadores, artistas, jornalistas e grandes nomes. Essa é a Homenagem da ESIJMJG para todos os grandes nomes vivos e já falecidos da nossa Televisão. Agradecimentos especiais para Francisco de Assis Chateaubriand, sem ele não teríamos a televisão brasileira tão cedo!

JMJG- Eng Eletrônico Diretor da ESIJMJG

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.