quarta-feira, 17 de novembro de 2021

História do VHS. Desmontando um Vídeo Cassete K7 Vintage anos 80 Circuitos e peças importantes

Conheça um Vídeo Cassete anos 80 por Dentro! Como eram suas peças mais importantes. O produto mais desejado do Brasil por décadas!


    Salve amigos do maior canal vintage do Brasil, no vídeo de hoje vamos fazer algo inédito e muito histórico, desmontar e comentar todas as peças mais importantes de um vídeo cassete K7 vintage anos 80! Modelo NV-1123PN da National Matsushita. Não fiquem tristes o aparelho já estava com defeito e não tinha mais reparo por falta de peças então serviu para esse propósito sem nenhum receio de estarmos cometendo algum sacrilégio. 


Versão Mobile



    Claro se estivesse funcionando 100% iríamos reservar para nossa coleção particular como vários outros!Esse vídeo K7 é um dos mais vintages pois seu sistema de abertura de tampa é na parte superior, completamente mecânico, não existe os modernos mecanismos de carregamento automático como nos vídeos dos anos 80 em diante. Uma das primeiras versões existentes de fato! 
    Ele também só tinha recepção com Tunner VHF do canal 2 até o 13, não tinha recepção UHF! O Tunner era completamente analógico e contava também com varicaps de ajuste manual para sintonia 100% manual também!
     Não existia sistema de controle Remoto ainda, tudo era controlado pelo painel através dos botões estilo "Push Botton" e claro o acionamento do mecanismo ja era eletromecânico, e não totalmente mecânico como eram nos famosos Tape Decks de Fita k7 de áudio.
     Uau, isso já era uma revolução incrível mesmo para aparelhos do inicio de 80. Aqui o acionamento do mecanismo era feito por um motor comandado eletricamente, que recebia as funções de um microcontrolador, já muito mais avançado do que os famosos tape decks que era completamente mecânicos naquele tempo, por isso o vídeo cassete k7 era um produto muito caro, e privilégio apenas de poucas famílias abastadas do Brasil! 
    Sim por aqui tudo sempre foi muito caro em matéria de tecnologia e pelos altos impostos e ganância como é hoje o brasileiro amarga comprar produtos por preços absurdos quando o Europeu ou até mesmo Japoneses ou Norte-americanos pagam preços bem baratos em tecnologias top de linha. 
     Esse aparelho foi fabricado no Japão em 1984 então imaginem um desses no Brasil quanto não custaria na época? Um preço de um carro usado em bom estado praticamente, sim isso mesmo! Já era difícil de se ter um televisor P&B no Brasil em 1980, colorido então mais raro ainda e muito caro, imaginem um vídeo cassete K7 importado do Japão! 
    Nossa era algo que realmente só os mais ricos poderiam ter! Um vídeo cassete é um pequeno robô, um equipamento de precisão e muito delicado, encontrar naquela época um técnico que pudesse efetuar seu reparo, seria algo que encontrar um Engenheiro de F1 para arrumar seu carro!
     Sim você precisava de um técnico mesmo que o vídeo cassete estivesse novo, simplesmente para fazer a famosa Transcodificação para o padrão Pal-M que os televisores do Brasil exigiam! No Japão o Padrão de vídeo não era o Pal-M, então o método de instalar as famosas placas transcodificadoras nos aparelhos de vídeo cassete era mais usado, se não fosse feito seu vídeo cassete k7 só conseguiria exibir vídeo sem cores alguma, apenas em Preto&Branco, sem contar que se usar uma fita padrão Pal-m ela não poderia ser reproduzida a imagem ficava toda embaralhada! 
    Além de pagar muito caro no aparelho, ainda se tinha que fazer a tal transcodificação, e muitos técnicos especialistas ganhavam muito dinheiro nesse tempo graças a essa novidade no Brasil! Também importar era algo muito difícil e proibido naquele tempo, apenas contrabando ou quem fosse mesmo para o Japão poderia trazer um para o Brasil, isso hoje já está melhor de fato.
     O VHS foi criado pela JVC em 1971 e claro empresas japonesas sempre dominaram o padrão VHS se destacando as demais empresas. Nos anos 90 o VHS já era bem popular no Brasil e milhares de aparelhos de vídeo cassete já estavam na casa dos Brasileiros fazendo parte da estante junto com televisores coloridos. 
    Após os anos 2000 infelizmente esse padrão foi substituído pelo DVD que era mais fiel e superior em qualidade e armazenamento, e hoje voltamos aos anos 1970 onde poucas unidades de vídeo cassete ainda existem no Brasil. 
    A ESIJMJG mantém e comercializa alguns modelos de vídeo Cassete ainda, para fãs e colecionadores vintage, então apesar desse exemplar não estar operando pois tinha defeito e foi desmontado, possuímos outros mais, funcionando e revisados, então para quem desejar entre em contato para comprar seu vídeo cassete vintage antes que acabem os estoques, hoje não é o preço que impede de tu ter um, mas sim as poucas unidades que ainda restaram funcionando 100%. Esse é um vídeo de entretenimento apenas, nos reservamos o direito de erros nas informações. Não é curso de reparo de vídeo K7!

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.