quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Teste de Cooler para CPU refrigere seu computador sem danificar a placa mãe Confira tudo aqui!

Refrigere melhor seu computador com Cooler de Alta Eficiência e sem Danificar a placa mãe como nos Cooler Box. Serve para Intel/AMD.

Conforme comentado no artigo anterior, o processador (CPU) do computador atual esquenta muito atingindo temperaturas acima de 95°C em operação de alta demanda, quer seu computador seja um Gamer ou até mesmo uma máquina de trabalho nas empresas. Com dias mais quentes a coisa pode piorar ainda mais, o que tornaria o uso do computador impossível sem o Cooler ( Ventilador + Dissipador de Calor). 

Veja o prometido teste do Cooler de Alta Eficiência que não danifica a placa mãe com o tempo. Trabalhando de forma Paralela (Vertical) 







Essa peça é instalada diretamente no processador CPU, e tem a função de refrigerar o processador, passando todo o calor que puder para o ar ambiente (Air Cooler).

Porém o Cooler Box (que vem de fábrica da Intel/AMD) trabalham deitados e empurram todo o calor para cima da placa mãe e componentes importantes tais como capacitores e circuitos reguladores!

O Resultado é que com o tempo, a placa mãe vai se danificando e pode sofrer do vazamento de capacitores, o que compromete a vida útil e funcionamento do computador, por causar grandes instabilidades.

Capacitores Vazados por Alta Temperatura constante!

Como alternativa, existem projetos de excelentes Coolers CPU, no estilo que trabalham na posição em Paralelo à placa mãe, soprando todo o ar quente por cima de placa, não danificando nenhum componente ao longo do tempo.

É claro que esse problema não acontece na hora, demora um certo tempo para se manifestar, e quem precisa manter o computador por vários anos (empresas, servidores,etc) necessita realizar a troca do seu Cooler Box por outro como mostrado no vídeo. 

Se tu é usuário que troca de computador à cada 3 anos, então não precisa se preocupar muito com isso! Porém saiba que mesmo assim ter um Cooler do modelo recomendado no vídeo, será melhor independente de trocar o computador hoje ou daqui uns anos! 

O Cooler de Alta Eficiência, além de proteger a placa mãe contra danos de exposição a alta temperatura (pelo ar quente soprado diretamente pelos Cooler Box), ainda permite um desempenho de refrigeração comparado à alguns kits básicos dos mais caros Water Coolers (Refrigeração com Àgua).

É verdade que alguns coolers são tão bons quanto kits básicos de Water Coolers, porém NUNCA um Cooler Box Intel/AMD será melhor do que qualquer Cooler de Alta Eficiência ou Water Cooler básico.

Os Cooler Box servem apenas para permitir o funcionamento básico do computador, sem uso pesado do processador de forma constante, jogando ou realizando outras atividades que usem 100% do processador, logo o usuário perceberá que a temperatura do processador subiu acima dos 70°C!

Isso acontece pois o Cooler Box além de não muito eficiente, vem com pouca massa térmica (pouco alumínio) e com isso não permite muita dissipação. Além disso o seu ventilador ( 8 polegadas) está no limite de qualquer uso.

O modelo testado (Gammaxx 400) possui ventilador de 12 polegadas além de um sistema de 4 HotPipe ( 4 tubos de cobre) que coletam o calor do processador e levam para enormes dissipadores distribuídos ao longo do caminho. o Contato do equipamento ao processador também é muito melhor o que quase drena todo o calor na superfície do processador.

Vale lembrar que todos os processadores necessitam de pasta térmica (liga de prata ou ouro) para transmitir melhor o calor ao Cooler, então um bom Cooler necessita de boa pasta!

E trocar a pasta térmica do processador à cada 1 ano é recomendado, pois com o calor a pasta fica seca e vai perdendo eficiência!

Até a próxima.

JMJG
Engenheiro Eletrônico (Hardware)

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.