segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Modelos de Cooler Box diferenças entre Cooler Horizontal ou Vertical melhore refrigeração da sua CPU


Conheça os problemas dos Cooler Box padrão de fábrica. Veja as Diferenças para o Cooler Horizontal de Alta Eficiência. Vida longa para a Placa mãe e menor temperatura. Confira Explicação Detalhada em Vídeo!

Cooler é um termo técnico em Inglês para os refrigeradores de calor usados nos computadores de todos os tipos! Desde 1989 nos primeiros processadores da linha 486DX2 ( 66 Mhz) até os dias atuais, qualquer processador de computador necessita obrigatoriamente de um cooler para funcionar. Sem ele, a temperatura do processador poderá subir a níveis perigosos causando a queima do mesmo e falhas de processamento/funcionamento.

Apesar de hoje as linhas mais modernas de processadores possuírem uma proteção contra sobretemperatura (redução de clock, redução de tensão do núcleo,etc) para evitar sua queima por alta temperatura, sem o Cooler é praticamente impossível se usar um computador para qualquer atividade que seja. Apenas em 10 segundos de ligado, um processador poderá elevar sua temperatura para acima de 75°C causando o desligamento automático da placa mãe (proteção).
Cooler Vertical Melhorado Vendido à parte

Com isso os fabricantes enviam junto com os processadores, alguns modelos básicos de coolers, chamados de "Cooler Box" pois já vem na caixa dos processadores, mas será mesmo que estes modelos básicos são eficientes?

Confira em nossos vídeos os maiores problemas causados pelos Cooler Box e compare com modelos de alta eficiência Horizontal.



Conforme podemos ver no vídeo acima, os Cooler Box são apenas modelos básicos que os próprios fabricantes enviam apenas para o funcionamento também básico do computador, pois sem nenhum Cooler a CPU não pode funcionar. Porém tecnicamente não são os melhores modelos de coolers para se usar em determinados computadores!

Para quem deseja um computador Gamer ou ainda possui um computador acima de Quad Core/Six Core, o aquecimento do processador é alto (sempre acima de 70°C) o que gera muito ar quente nas aletas dos Dissipadores de Calor de qualquer cooler!

Capacitores Vazados por Alta Temperatura

Agora imagine todo este ar sendo soprado diretamente nos componentes da placa mãe, como nos Cooler Box padrão! Capacitores, e outros componentes da placa com o tempo irão sofrer com este aquecimento e causar mais problemas! É como tirar um problema para causar outro!

É muito comum como tempo, os capacitores eletrolíticos de qualquer placas mãe, estufar devido principalmente a alta temperatura constante, em grande parte soprado pelo Cooler Box padrão do processador, seja ele Intel ou AMD!

Isso ocorrerá independente da marca da placa mãe de mais ou menos qualidade, não importa! Todas terão este problema pois o culpado disso é o Cooler Box padrão!

Devido a seu projeto vertical (perpendicular a placa mãe), ele empurra TODO o ar quente das aletas do Dissipador de Calor para cima dos componentes da placa mãe! Isso causará um problema do longo do tempo de danos e falhas em componentes próximos, comprometendo a durabilidade!

Muitos ainda podem dizer, mas JMJG a vida útil da placa mãe hoje é curta logo teremos que fazer upgrade, ou ainda, os engenheiros da Intel/AMD já projetaram isso, então porque você diz que isso é ruim? 

Eu digo, nem todos querem trocar suas placas mãe à cada 3 ou 5 anos, muitos ainda podem muito bem continuar usando até Core 2 Quad como servidor ou acesso básico de Internet/Pacote Office, nem todos os usuários são gamers! Outra coisa que digo, é que a Intel ou AMD já usam coolers verticais (perpendiculares à placa mãe) desde os primeiros 486DX2 da vida! Até hoje o projeto de Coolers tem mudado muito pouco, com relação ao custo/benefício!

Cooler Horizontal de 4 HeatPipes (tubos de cobre)

Porém quando algumas empresas lançaram os primeiros modelos de Coolers Horizontais (paralelos à placa mãe) para CPU é que o assunto mudou completamente! Este modelo além de permitir mais refrigeração ainda sopra o ar quente por cima de placa mãe, evitando que capacitores/componentes da mobo, sejam aquecidos e danificados ao longo do tempo! Eu digo ao longo de qualquer tempo, curto/longo! Nenhum capacitor eletrolítico vazará neste caso, quando se empregar o uso destes coolers!

Além disso, o usuário poderá adotar o sistema "Push-Pull" no qual ainda dois Fans (Ventiladores) podem melhorar ainda mais a refrigeração deste tipo de cooler horizontal. Algo que em certos casos ainda pode ser superior até a modelos básicos de Water Cooler do mercado!

Isso mesmo, refrigeração à ar com eficiência até melhor do que com água! (comparado a modelos básicos de Water Cooler).

O único ponto negativo, é que certos modelos de Cooler Horizontal são tão grandes que não podem ser instalados em qualquer gabinete (micro ATX por exemplo), exigindo do usuário a troca do gabinete. Ou ainda a retirada do Cooler Lateral de ventilação, que neste caso se tornará desnecessário visto que não haverá mais ar quente dentro do CPU!

Recomendo para qualquer tipo de usuário que não use os modelos de Cooler Box, pois no caso da AMD FX 6300 é muito fraco e não aguentará a poderosa demanda do Six Core, ou ainda o I5/I7 da Intel que ainda vem com Cooler Box de baixo perfil! 

Troquem seus Coolers CPU por outro Horizontal, não importa a marca ou modelo, se tem 2 ou 4 HeatPipes (tubos de cobre para captação do calor), ele será muito melhor do que qualquer Cooler Box vendido!

No próximo artigo, mostraremos um teste de eficiência do Cooler Horizontal comparado a um Water Cooler Básico. 

JMJG
Eng de Hardware

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.