segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Diferença entre teclados de computador com tecnologia Mecânicos e de Membrana

Conheça um Teclado Mecânico por dentro, dos antigos computadores padrão XT, e as diferenças para um teclado de membrana comum. Vídeo Explicativo.

Teclados de computador sempre foram a interface "homem-máquina" presente e que desde os primeiros modelos até os dias atuais ainda continuam mantendo suas funções. Já mudaram várias vezes de formato e tamanho, até disposição das teclas, já tiveram inúmeras conexões (DIN/PS-2/USB/ e diversos conectores proprietários de fabricantes), mas ainda continuam com o mesmo princípio básico. Introduzir letras/números/caracteres/símbolos para o computador.

Mas para que uma tecla possa acionar determinada função, existem duas tecnologias mais presentes e difundidas.

A primeira delas são os teclados mecânicos! Desde 1970 os computadores usam teclados mecânicos, na qual cada tecla presente é na verdade uma chave elétrica, ao acionar cada tecla, acionamos a chave elétrica conectada embaixo da tecla, uma por uma. Teclados mecânicos são mais agradáveis ao digitar, possuem um barulho bem agudo no teclar (característica das chaves elétricas) e muito mais precisos (não confundem várias teclas pressionadas ao mesmo tempo). São exemplos comuns os teclados antigos de computadores XT/AT dos anos 70/80 e muitos outros.

A segunda são os teclados de Membrana, já muito difundidos nos anos 90 em diante com a popularização do teclado padrão PS/2 chineses. A membrana na verdade são várias camadas de folhas feitas com material plástico e circuitos elétricos impressos em prata geralmente, que são combinados de forma especial para realizar uma combinação exata para cada tecla pressionada. Ao se pressionar uma tecla, a pressão aciona uma determinada associação de camadas das membranas que correspondem exatamente a uma determinada tecla!

Os teclados de membrana são mais baratos para serem fabricados, pois não possuem inúmeras chaves elétricas (mais de 101 como nos teclados mecânicos). Além disso seu digitar é mais abafado (som mais abafado quase imperceptível), e muito mais curto (amortizado). A desvantagem é o toque não agradável e ao se pressionar várias teclas ao mesmo tempo pode-se gerar confusão entre as membranas, acionando funções trocadas! Isso jamais acontece com o teclado mecânico já que cada tecla tem sua própria chave elétrica!

Atualmente muitos teclados Gamers voltaram a ser fabricados com tecnologia mecânica, por isso são mais caros do que os comuns de membrana.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um teclado mecânico dos anos 70, o teclado do XT que é base dos teclados mecânicos modernos!



Teclados de computador, representam a interface Homem-Máquina mais básica e antiga da computação mundial, antigamente isso realizado através de "terminal", uma interface antiga para introduzir comandos e dados nos computadores dos anos 50 em diante. 

Para introduzir caracteres (letras/números/simbolos) para o computador é necessário uma interface que "traduza" as letras do alfabeto e símbolos em códigos digitais, para que o computador possa os entender. Isso é feito através do teclado!

Depois o computador "traduz" do digital para outra interface que nós seres humanos possamos entender, isso pode ser feito pela interface da placa de vídeo, uma impressora, etc.

Presente em todos os computadores do mundo desde os primeiros até os dias atuais, o teclado é sempre o meio principal de introdução de dados. Mesmo com a invenção do mouse, o teclado nunca perdeu sua função, já que não existe outro meio de "escrever" tão rápido quanto digitar num teclado. Mesmo num mundo operado por voz, ainda não existem interfaces rápidas e confiáveis capazes de traduzir os comandos por voz com precisão e controle feito pelo bom e velho teclado!

Talvez no futuro o teclado seja substituído por outra interface mais rápida e mais didática para o ser humano, mas por hora ainda continua sendo a interface mais precisa, fácil e barata para se digitar e comunicar diretamente com o computador.

Eu particularmente prefiro os teclados mecânicos, já que digito muito para escrever os artigos técnicos que estão lendo agora, porém atualmente um teclado mecânico é muito caro! Então pode-se usar os semi-mecânicos que possuem um digitar bem parecido aliando as duas tecnologias (membrana/mecânica) para gerar um bom custo benefício reunindo o melhor das duas técnicas.


Antigamente os cursos de digitação permitiam a pessoa ter um digitar mais rápido,já que a posição das teclas permite que sejam facilmente decoradas e logo o usuário digita rapidamente e sem ter que olhar para as teclas que se está digitando. Isso exige prática e um certo tempo, mas que atualmente quase todo mundo já está fazendo isso sem realizar cursos específicos, quase que a necessidade diária de usar o computador aperfeiçoa automaticamente a digitação.

Seja flexível, iluminado por LED, antigo, novo, mecânico ou de membrana, ou de qualquer outra tecnologia, acostume-se com seu teclado, pois por alguns anos ele ainda continuará sendo a interface "Homem -Máquina" mais usada para interação com qualquer computador.

Até os sistemas Android e outros, usam "teclados virtuais" para se introduzir informação, mesmo que a tela seja "touch".

JMJG
Eng Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.