segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Tape Deck Aiko Evadin TD-3000 Restaurado Vídeo demonstrativo e colecionador


Tape Deck Aiko TD-3000 (Evadin). Restaurado e Reparado. Vídeo demonstrativo e descritivo funcional do aparelho. Especial para fãs e colecionadores de som vintage. By ESIJMJG 

Nos anos dourados da indústria eletrônica Brasileira (1970-1989) muitas marcas e aparelhos se destacaram, sendo até hoje lembradas com grande orgulho e prestígio dos brasileiros, infelizmente após a popularização do "Made In china" a realidade dos eletrônicos mudou completamente, e o cenário nacional também foi completamente invertido, visando o custo benefício e deixando a qualidade e charme de lado, sendo hoje uma raridade algum produto que tenha vida longa por décadas.

A Aiko® ( Empresa de propriedade do Grupo EVADIN) foi um dos grandes exemplos de marcas brasileiras que se destacaram e até hoje são lembradas por grandes lançamentos de produtos eletrônicos no mercado nacional, e Made in Zona Franca de Manaus, com muito orgulho! 

Hoje trazemos o Toca Fitas TD-3000 Aiko, produzido em 1982, o exemplar foi deixado por cliente em nossos laboratórios para ser restaurado/consertado, e conseguimos mais uma vez realizar essa atividade com sucesso.


Veja um Vídeo Demonstrativo do Aiko TD-3000, teste prático e funcional!




O TD-3000 é um Toca Fitas (Tape Deck) modular, ou seja ele é independente e faz parte de um outro conjunto que vendido separadamente completa um aparelho com várias funções interligadas. A Aiko lançou o sistema modular S-3000, que é na verdade um Micro System, porém com potência e visual compacto que compete diretamente com outros grandes aparelhos modulares da época. Mas o visual compacto e metalizado do S-3000 atraiu um público especial, focado em elegância e economia de espaço, sem abrir mão da qualidade e potência dos grandes conjuntos.


Propaganda de época do Aiko S-3000 Micro System Modular


Essa foi a receita de sucesso do Aiko S-3000, no qual o TD-3000 também fazia parte.

Como Tape Deck, o TD-3000 é um aparelho compacto porém completo, reunindo todos os recursos que um Tape Deck deveria ter nos anos 80. Apesar de ser completamente mecânico (sem Auto Reverse ou Acionamento por solenoide),sua mecânica é robusta e muito bem projetada, fazendo com que ele seja durável e funcional (qualidade e durabilidade).

O TD-3000 tem um visual completamente metalizado (alumínio) diferente dos Tape Deck de plástico preto, comuns nos anos 80. O acionamento das teclas do Tape são muito suaves e precisas, engate de primeira sem esforço e sem ratear, o que torna agradável ao acionar qualquer função. 

No topo um VU Stereo pulsa Led's vermelhos com o embalo da música, sendo possível até em ambientes escuros um efeito luminoso bem interessante. O S-3000  tinha um VU independente para cada fonte (amplificador, Tuner de Rádio, portanto era importante o TD-3000 possuir o VU incorporado já que ele era o único VU Stereo do equipamento.

O tape counter sempre mecânico, revela o charme de um hodômetro de carro ao marcar cada avanço da fita com precisão. O tape counter era importante para qualquer tape deck pois permite o usuário localizar um determinado trecho importante da fita, durante as funções de avanço ou retrocesso ⏩⏪.


Infelizmente o TD-3000 não possuía Dolby®, recurso que permite gravar com redução extrema de ruído, porém o TD-3000 é capaz de  aceitar os três tipos mais importantes de fitas Normal-Fe02/ Cromo Cr02/ FeCr.

Dois  Botões no painel permitem alterar o BIAS/EQ para cada tipo de fita de modo a gravar/reproduzir com as respostas mais adequadas a cada cobertura magnética.

O TD-3000 ainda possuía entrada para  microfones Direito/Esquerdo bem como ajuste independente de volume para cada canal na entrada, enfatizando sua qualidade Stereo!

Para finalizar saída de Phones (fone de ouvido) padrão P2 Grande Estéreo, que permite ouvir a música sem usar o amplificador externo.
S-3000 montado com Amplificador+Tape+Sintonizador AM/FM

O único ponto negativo do sistema S-3000 e TD-3000 é que suas conexões são feitas usando o padrão DIN (plug redondo de MID ou de computador 5 pinos), ao invés do padrão RCA,o que torna o TD-3000 um pouco incompatível com os receivers atuais ou sistemas que trabalham com entrada RCA padrão, no caso seria necessário o usuário obter um cabo DIN→RCA para permitir ligar o TD-3000 em um amplificador / receiver moderno! Algumas marcas também tinham o padrão DIN na época, porém a conexão RCA se tornou mais popular e adotada por muitos durante os anos 80/90.

Mesmo assim, o Aiko TD-3000 consegue ser um Tape Deck de qualidade e durabilidade que continua em plena atividade, apenas bastando realizar as manutenções básicas e limpeza. A troca de correias é obrigatória depois de 10 anos de uso, e outras interações importantes que devem ser feitas apenas por profissionais qualificados!



Segue o que compõe o S-3000:


  • Amplificador PA-3000 (40W RMS)
  • Tuner AM/FM DT-3000
  • Tape Deck TD-3000
S-3000 Completo com suas caixas originais de som


Juntem-se a nós em futuros artigos técnicos e vídeos sobre o melhor do mundo vintage do Brasil!

JMJG
Eng.Eletrônico

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.