O Real Motivo pelo Qual o Linux Não Faz muito Sucesso nos Computadores DeskTops e Notebooks de uso doméstico ou pessoal.
Nos Computadores Desktop e Notebooks ao contrário dos Servidores e ambiente corporativo, o sistema Windows domina praticamente o mercado, deixando pouco espaço para o Linux e para o MacOsX( que também é derivado Unix assim como o Linux) e outros sistemas operacionais alternativos.
Isso acontece graças a venda Casada praticada entre os fabricantes de Computadores e Notebooks e a Microsoft! Nesses computadores o Windows já é enviado pré-instalado e tanto os fabricantes como a Microsoft ganham pela licença nas vendas de computadores novos!
Os usuários leigos domésticos, pouco sabem do Direito que tem da escolha do sistema operacional nos computadores e acaba aceitando o Windows sem saber que podem ou poderiam ter escolhido o sistema operacional, pois a Venda Casada é Proibida no Brasil e em outros países pelo mundo!
Esse Lobby do mercado de Computadores Domésticos ou PC (Personal Computer) ou Computador Pessoal, já existe desde 1981 quando a IBM venderia seus primeiros computadores da plataforma PC com o sistema MS-DOS já instalado, na venda casada mais famosa do mundo tecnológico!
E por Décadas isso se mantém até hoje! Eles alegam que o usuário que compra um computador não sabe mudar o sistema operacional e que a grande maioria já usa Windows então estão facilitando a vida dos usuários, mas na verdade estão tirando os direitos de livre escolha além de causar prejuízos por despesas adicionais e venda de outros serviços e pacotes, tais como o Office sendo que existem alternativas 100% Gratuitas para isso!
O Linux só veio em 1990! Acontece que em 1981 não existia o Linux e MacOSX ( que embora seja proprietário e muito seleto é uma opção também), então o MS-DOS (que mais tarde viraria Windows) tinha seu domínio graças a parceria de venda Casada com a IBM!
Copiando a IBM, outros fabricantes de computadores tais como Compaq, HP, Toshiba, Dell também começaram a venda casada com a Microsoft devido a redução de custo nas licenças e claro, os usuários domésticos foram se acostumando com essa única opção que é o Windows até hoje!
O Linux e MacOsX ficam praticamente desconhecidos para o público leigo que compra esses computadores! Já o público corporativo possui uma equipe de TI, que pode muito bem personalizar seus computadores como querem, e por isso muitas empresas usam Linux por ser 100% Gratuito, ser mais estável e seguro do que o Windows e claro, o Linux pode ser personalizado e como não tem custo de licença e nem de uso dos softwares, possui um enorme parque com centenas de aplicativos 100% Gratuitos do Opensource, incluindo Pacote Office, edição de Fotos, Edição de Vídeo, modelagem 3D,etc!
👏 Fica claro que o Linux hoje é mais poderoso do que o Windows, mas poucos usuários de computadores e Notebooks sabem disso, pois assim a venda casada do Windows acabaria e como ficaria o dinheiro que todos ganham com isso?!
Por isso os fabricantes de computador não incentivam o uso do Linux e poucos enviam seus computadores com Linux instalado, e os que fazem, usam distribuições próprias muito ruins, de propósito para o usuário reclamar do Linux e voltar a usar o Windows mesmo que pirata!
✋ Vencer esse lobby é muito difícil, ainda mais com o marketing pesado que a Microsoft faz com fabricantes de hardware e periféricos! O usuário vai numa loja comprar uma impressora, mouse, teclado, câmera, e vê na caixa a frase "Compatível com Windows" e ai se pensou em usar Linux já desanima pois os fabricantes de periféricos nem citam o Linux como opção de compatibilidade!
👉 Mas sim, o Linux é compatível com praticamente quase tudo, impressoras, teclado, mouse, placas de vídeo 3D, placas de som, até mesas e canetas digitalizadoras, volantes e joysticks mas ninguém divulga isso na caixa dos produtos de forma clara!
Ou seja, ai que dizem o Linux ser um sistema que apenas técnicos ou usuários avançados de informática usam! Eles não querem que o público em geral troque o Windows pelo Linux pois ai onde que vão ganhar dinheiro?
Todos os fabricantes se beneficiam com o Windows, mas com o Linux não! Pois o Linux não é pago, é 100% Gratuito, então eles só ganham na venda da máquina e não no sistema operacional que vem junto!
Mas tu que compra computadores ou notebooks paga por aquele Windows que já vem instalado! Sai do seu bolso e além disso tu nunca sairá do Windows assim! Ou tu monta um computador personalizado, fora da loja e coloca Linux, ou então troque o Windows pelo Linux no seu equipamento que já usa para evitar dependência futura!
A venda casada atrapalha muito o Linux e o mundo Opensource crescer, pois é lobby das grandes fabricantes que o Windows fique sendo vendido! Mas existe alternativas e o Linux precisa ser mais conhecido! Os culpados são muitos, mas depende de nós mudar isso!