Incríveis Curiosidades dos Computadores Antigos,o que eles tinham que os Computadores Novos não tem! Vídeo Histórico para Colecionadores e Curiosos!
Saudações amigos colecionadores e entusiastas de informática, no artigo e vídeo de hoje, iremos mostrar curiosidades incríveis sobre os computadores antigos! Eles possuíam recursos e periféricos que hoje não existem mais nos computadores modernos.
Principalmente nos gabinetes Padrão AT, o famoso Display de LED que indicava os Mhz do Processador, é um ítem muito charmoso dos gabinetes antigos que hoje acabou sendo exterminado!
Esse Display poderia ser vermelho ou verde e indicava em Números o Clock do processador instalado no gabinete, havia a versão do display de 2 digitos para a linha AT 286/386 que ia até 99 Mhz no máximo, e já na linha 486 DX4 para cima, eles deveriam ser montados em gabinetes com display de 3 digitos que ia até 999Mhz, lembrando que o 486 DX4 era de 100 Mhz!
Isso perdurou até a linha Pentium 2 onde os gabinetes da linha AT foram migrados para a linha ATX que se usa hoje! Com isso os Display de LED de Mhz foram perdendo o uso, e visto que um Pentium 2 já tinha velocidades que iam até 450Mhz e com o advento dos recursos ATX os gabinetes perderiam o Display de Mhz pois era mais caro de fabricar, e o Display também era complexo de se configurar na época, tornando a tarefa de montagem dos computadores nas fábricas e oficinas muito demorado. Por isso mesmo esse charmoso ítem foi extinto!
Outros ítens que deixaram que existir foram as portas seriais RS232 e as Paralelas LPT1 usadas principalmente para conexões com antigos periféricos tais como mouse e impressoras matriciais ou até mesmo as primeiras jatos de tinta! As portas Seriais RS232 eram muito usadas para conexão com Mouse na época dos sistemas em DOS e já era uma revolução usar mouse nesse tempo meados de 1990 até 1994.
Windows 3.11 e até softwares de CAD tiraram proveito do mouse nesse tempo e todos eram conectados na porta Serial RS232 até que com o lançamento do Windows 95 em diante surgiu uma evolução dessa porta para o padrão USB que conhecemos hoje! Com isso os computadores foram perdendo as portas Seriais RS232 até não existirem mais nos computadores hoje!
Algumas placas AMD ainda traziam portas RS232 mesmo em computadores mais modernos da linha FX, mas Ryzen já não tem mais. O mesmo aconteceu com as portas Paralelas LPT1 geralmente destinadas para impressoras, eram portas mais rápidas do que o padrão RS232 por isso usadas para periféricos mais sofisticados tais como impressoras e Scaners! Com o advento do padrão USB 2.0 as portas Paralelas também foram perdendo seu uso até sumirem de vez nos computadores modernos.
Ainda se pode instalar placas adaptadoras para portas Paralelas e Seriais em placas PCI-E 1X porém em casos muito raros.
Os antigos teclados de computador no padrão XT/AT usaram a famosa conexão DIN, um pino redondo gigantesco usado também em sistemas de áudio para tape decks e também os teclados no padrão MIDI! Essa conexão era a única que vinha de fábrica nas placa mães (Mobo) dos computadores XT/AT! Embora teclados do XT eram diferentes eletronicamente do AT a conexão era a mesma! E isso perdurou até a evolução do padrão para o PS/2 muito usado em teclado e mouses do padrão ATX, até que o USB matou tudo isso!
Outro periférico que foi extinto foram as fontes de alimentação PSU de computador padrão AT, usadas largamente do XT até AT 486 e linha Pentium 1! Fontes de acionamento 100% manual que deveriam ser ligadas e desligadas pelo usuário! Isso gerava problemas e demora, no Windows 95 o usuário deveria esperar a mensagem "Seu computador pode ser desligado com segurança" para poder desligar a fonte. Mais tarde com o padrão ATX essas fontes AT foram sendo exterminadas do mercado, e no padrão ATX ganhamos automação de desligamento automático via software, o próprio sistema operacional pode desligar a fonte via pulso digital e com mais segurança e rapidez.
Outro ítem que deixou os computadores foram as placas de vídeo VGA, usadas largamente desde o padrão XT/AT/ATX perdendo espaço para as modernas placas com padrão DVI/HDMI e atuais Display Port!
Outros ítens extintos dos computadores foram o KeyLock (trava do teclado) e o Botão Turbo usado nas linhas AT 286 até 486 mas isso temos um vídeo especial falando.
As unidades de disquete de 5 1/4 e 3 1/2 polegadas também sumiram dos computadores bem como os famosos CD-ROM e DVD-ROM respectivamente, mas isso fica para um outro vídeo especial também.
Juntem-se a nós em outros vídeos pois o maior canal de informática Vintage no Brasil é aqui na ESI e o JMJG traz pra você! Até breve!
Obs: Vendemos Computadores antigos e todos os periféricos vistos nesse vídeo também. Toda a linha AT 386 até Pentium 4 confira entrando em contato conosco! Unidades raras e muito limitadas!