Restaurando um autêntico Computador XT 8088 100% original. Monitor GCA de fósforo verde Winchester Seagate e Floppy Drive de 5 1/4 de 360 Kb e sistema operacional IBM DOS 4.0.
Quando dissemos que a ESIJMJG é uma das maiores especialistas no Brasil em computadores vintage, não estávamos de fato brincando, quando o assunto é a linha XT/AT e acima isso de fato é verdade e a prova está ai para todos conferirem!
- Trazemos nada mais nada menos do que o famoso XT para restauração! Um computador com o clássico processador da linha 8088 que já equipou muitas máquinas no Brasil e ainda continua. Uma parte do Metrô de SP possui ainda trens circulando controlados pelos famosos processadores 808X, eles podem ser raramente vistos hoje mas possuem aquele frente mais inclinada de 45º! Sou testemunho disso pois eu JMJG trabalhei na Engenharia do Metrô de SP por um tempo de 2001-2002 e conheço bem esse assunto!
Voltando a informática, hoje um exemplar completo de um XT como esse do vídeo é peça de museu, mas não qualquer museu! Apenas poucos possuem um exemplar como esse completo e funcional! Até poucos colecionadores do Brasil podem ser o privilégio de possuírem tais exemplares, e não digo isso apenas pelo altíssimo preço, mas pela raridade! Limitados apenas em poucas e raras unidades,os computadores XT já são jurássicos tais como os CP da Prológica (200-400-500) tais como os da Linha MSX (Expert e HotBit) e outros tantos da Microdigital, TRS,Spectrum,Sinclair,etc...
Os XT são os últimos computadores da geração 8 bits, logo no começo da evolução para o mundo 16 Bits da linha AT que começou com processadores 186/286/386/486/586)! Eles ainda são icônicos pois começaram e possuir itens de luxo (No Brasil claro) que antigos computadores não tinham tais como:
- Os famosos Winchesters (discos rígidos). Eram conhecidos por "Winchesters" justamente em alusão aquelas armas de tiro rápidas, e com esse disco rígido os computadores eram muito rápidos (comparados a velocidade da época claro) quando o sistema operacional era carregado diretamente por ele, do que usar os antigos Floppy Disks (Disquetes)
- Os esbeltos e novíssimos Floppy Drive de 3 1/2 polegadas que ainda eram muito caros e raros no Brasil, mas que eram a próxima geração de disquetes com menor tamanho, mais capacidade e claro mais resistência (comparado aos 5 1/4 antigos)
- Possibilidade de novas placas de vídeo Coloridas padrão VGA! Sim, obter um gráfico colorido no XT era possível porém muito caro ainda, graças as placas de padrão VGA que tinham um pouco mais de resolução e a incrível capacidade de gerar cores! 16 cores no padrão DOS para ser exato! Mas isso gente, era algo realmente destinado a poucos privilegiados, ou empresas! Pois tanto uma placa VGA quanto um Monitor VGA eram extremamente caros! Tanto que na linha 286/386 ainda no Brasil em atividades até 1993 ainda eram oferecidos as famosas placas CGA com monitores fósforo verde/branco/laranja com preços muito mais em conta! Apenas na linha 486 que os monitores VGA foram ficando mais populares. Eu mesmo tive um 286 com fósforo verde e somente no meu 486 tive o privilégio de ter um monitor VGA colorido....😍 bons tempos...
Para finalizar para um XT são necessários alguns passos especiais para o Boot (processo inicial de carga do sistema). Não podemos aqui rodar um Windows 3.X pois esse seria muito pesado para um processador de 10 Mhz. O mais comum é um sistema via terminal, padrão DOS. O IBM DOS 4.0 foi escolhido devido a IBM ser uma das primeiras a lançar um sistema XT nos EUA, e com isso ficar mais conhecida e famosa, criando até em parceria com a Microsoft um sistema operacional exclusivo o IBM DOS 4.0!