quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Visitando uma fábrica de Discos de Vinil em pleno século XXI Documentário Exclusivo ESIJMJG com Marcelo Negrão!

Visitando uma fábrica de Discos de Vinil atualmente em produção (Vinil Brasil). Documentário Exclusivo ESIJMJG com Marcelo Negrão!





    Um presente especial para fãs e colecionadores de Discos de Vinil da ESIJMJG, um vídeo exclusivo em parceria com Marcelo Negrão, de como é fabricado um Disco de Vinil hoje, vídeo atual de uma fábrica ativa em São Paulo (Vinil Brasil - www.vinilbrasil.com.br).         Sabemos que ter as melhores vitrolas Vintage restauradas do Brasil é exclusividade da ESIJMJG porém fabricação de discos já não é conosco, e claro do que adianta uma Vitrola sem um Disco de Vinil? Ou ter um Disco mas não ter um bom equipamento para escutar? Tudo anda junto. O processo de fabricação de um Disco de Vinil é muito complexo, e exige muita qualidade tanto do material utilizado na sua matriz (disco mestre de estampagem) quanto no processo de gravação. 




        Nesse vídeo Marcelo Negrão entrevista o proprietário da Vinil Brasil que é um das poucas fábricas de Disco de Vinil Ativa em pleno século XXI na América Latina e uma das raras ainda ativas no Brasil!

    O disco de vinil é estampado por uma prensa especial, mas antes disso é necessário a fabricação do Master Disc ( a matriz da estampagem) que é um disco que deve ser feito com inversão dos sulcos para que na hora de estampar ele consiga criar as cavidades que os sulcos terão no disco de vinil. Esse disco não é fabricado em vinil e sim em uma liga especial resistente ao processo de alta temperatura usada na estampagem. 

    1)Primeiro precisamos usar o famoso Master Tape (antiga fita de rolo onde está a gravação que veio direto da gravadora com a qualidade máxima), depois um equipamento muito especial faz todo o processo inverso, transforma os sinais sonoros em vibrações que é transmitido para uma cabeça de corte especial (fresa de disco) na qual "corta" todos os sulcos dos sons que estão sendo reproduzidos. Essa máquina cria todas as ranhuras do disco, incluindo os espaçamentos que vão existir entre uma faixa e outra, além do espaço inicial do disco, e do final quando o disco acaba, além do "passo" que vai conduzindo a agulha no disco de acordo com a velocidade de gravação 33 1/3 ou 45 ou ainda 78 RPM! 
    2)Esse disco apesar de ser bem parecido com o disco final e poder ser reproduzido numa vitrola, não pode ser comercializado devido a fragilidade na durabilidade dele, ele será usado para fabricar a famosa Matriz das estampagens dos vinis! Após esse disco Matriz ser gravado ele vai ser conduzido para um processo de banho químico que irá fazer o negativo da estampagem, depois desse banho finalmente esse disco está pronto para ser usado na "prensagem" dos vinil que é feito em um equipamento especial em alta temperatura, o grau de pureza do material também é importante para uma qualidade de um Disco de vinil excelente. 

    3)A prensagem molda o vinil quente na matriz (que está inversa) e ai o disco que iremos escutar já está pronto, o selo central também é colado durante esse processo, depois o disco é aparado (as rebarbas que tenha) fica repousando para a temperatura se normalizar e poderá ser embalado com a capa gráfica e outros ítens e depois sim está pronto para ser vendido! 

    Muitos consideram todo esse processo bem artesanal, de fato a fabricação de um disco até pode ser idêntica ao que era desde seus primórdios, mas técnicas de qualidade e fabricação melhoram ainda mais e tudo isso é esforço da fábrica no caso da "Vinil Brasil" Nossos agradecimentos para Marcelo Negrão por realizar essa entrevista e gravação das imagens, agradecimentos para todos os funcionários da "Vinil Brasil" e mais ainda ao seu proprietário Michel, que nos permitiu a visita em sua empresa e poder trazer ao público todas essas informações detalhadas! 

    Esse é nosso presente para todos os clientes da ESIJMJG, dos fãs do nosso canal e de todos que adoram escutar discos de vinil!

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.