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terça-feira, 16 de junho de 2020

Que tipo de Aparelhos de Som Vintage Reparamos! Não Reparamos aparelhos Digitais, qual o motivo? Saiba tudo aqui!


Saiba que tipos de Aparelhos de Som (Vintage) Reparamos. E o motivo pelo qual não reparamos Eletrônica Digital! Saiba tudo aqui!

Nossa empresa efetua diversos serviços de reparos de produtos eletrônicos, computadores e hoje vamos comentar sobre o serviço de reparo/restauração em aparelhos de Som Vintage, e já se transformou em uma das referências no Brasil deste setor! Porém devido a alta demanda e da característica entre as diversas eletrônicas dos anos 1970 até 2020 devemos informar ao nosso público o que nossa empresa efetua reparo e o que não fazemos manutenção em nenhum caso!

Consideramos "Vintage" aparelhos produzidos entre os anos 1970 até 1989! Tudo que foi produzido entre este período é o foco da manutenção da nossa empresa.

Na questão de aparelhos de som, tudo que existiu antes de 1970 eram equipamentos válvulados e com tecnologia mais arcaica, nossa empresa não tem atuação no setor de aparelhos de som valvulados!

Outro ponto importante é sobre a questão da Eletrônica Analógica X Eletrônica Digital, no mundo do áudio atualmente 95% dos aparelhos de som são completamente digitais.

Resolvemos fazer um vídeo explicativo para ilustrar ao público a diferença entre essas duas eletrônicas e o que podemos reparar/restaurar. Assistam com Atenção!



Conforme comentado no vídeo, a diferença técnica entre as eletrônicas analógicas e digitais determinam as sérias restrições para a possibilidade ou não da manutenção!

A eletrônica analógica possibilita a manutenção (embora não garanta 100% o reparo que ainda dependerá de outros fatores, peças,viabilidade técnica,etc).

Já a eletrônica Digital, não possibilita praticamente nenhuma manutenção! Devido ao alto grau de miniaturização e integração máxima dos circuitos integrados, a manutenção nestes circuitos é inviável! Além de não existir os circuitos integrados para reposição, a alta complexidade impede que tenhamos conhecimento dos sinais que deveriam estar presentes, impossibilitando qualquer análise técnica laboratórial.

Eletrônica Digital é descartável! Feita para ser completamente substituída em caso de defeito... Não permite reparo!

Por isso Não reparamos CD/DVD e qualquer aparelho Digital ou partes de circuitos digitais (Receptor Digital de Rádio FM,etc).

Não significa que a eletrônica Digital seja ruim! Pelo contrário, ela permitiu nosso mundo moderno chegar onde está, com incríveis aparelhos portáteis, smartphones, MP3 Player,MP4 Player,computadores,Notebooks, SmartTV,etc tudo isso existe devido a eletrônica digital!

Mas ao passo que a alta integração dos circuitos (SMD,BGA) permitiram uma redução no tamanho e também no custo de produção em alta escala, prejudicou completamente a manutenção destes componentes caso apresentem defeito!

Por isso, a eletrônica Digital não pode ser reparada, inviabilidade técnica em 100% dos casos.

Nossa empresa efetuando apenas manutenção em eletrônica Analógica, mesmo em produtos híbridos 1990 pra cima, poderemos apenas reparar a parte antiga (Toca-Discos, Toca-Fitas Tape deck) mas a parte digital ficará sem análise, recebendo laudo de inviabilidade técnica de reparo sem análise.

Na dúvida entre em contato ☎ 2308-4673

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Antigas Escutas telefônicas feitas com o celulares antigos 1990 DPC-650 Motorola. Foi Verdade Ou Mito?



Escutas telefônicas são completamente ilegais, e vedada ao público em geral devido a constituição brasileira garantir o sigilo e a privacidade das conversas telefônicas, somente com mandado judicial é que se poderia abrir o sigilo telefônico das pessoas, e assim fazer a devida "escuta".

Porém nos anos 1990, quando a telefonia celular no Brasil ainda estava em lançamento, estavamos usando a tecnologia analógica na qual é completamente vulnerável, assim como as linhas telefônicas fixas.

No sistema analógico a escuta é mais fácil, já que não existem chaves especiais de proteção, é um canal mais aberto, na qual qualquer um que sintonize a frequência pode realizar a escuta.

Para se fazer escutas celular digital, também é necessário um aparelho especial chamado de "scaner" o mesmo que fazem os bandidos que efetuam clonagem de celular, mas no caso o scaner é muito mais sofisticado e precisa efetuar a captura o canal de voz e fazem a descriptografia do canal liberando as informações protegidas. Originalmente somente a policia federal e orgãos de segurança pública é que possuem estes aparelhos, e somente com mandado judicial é que podem efetuar a escuta para fins de investigação apenas!

Mas nos anos 1990 não era necessário nenhuma autorização ou compra de aparelhos especiais, tudo poderia ser feito na calada de noite, em casa mesmo, apenas possuindo um aparelho celular comum!

Acreditem era assim mesmo!

Tomamos por exemplo o celular DPC-650 da Motorola, um aparelho "comum" e popular, mesmo que caro e com fila de espera, acessando uma função secreta do próprio aparelho, era possível se realizar a tal escuta de conversas de outras pessoas!

Mas como era possível a ⓇMotorola Permitir Isso?!  

Saiba tudo em nosso vídeo, demonstrando como acessar a função de escuta.



Em primeiro lugar queremos deixar claro que só revelamos essa função pois este aparelho é completamente obsoleto e não consegue mais realizar nenhuma "escuta", caso contrário jamais estaríamos replicando essa informação. Tudo aqui é feito apenas para título de curiosidade apenas!

Essa informação foi compartilhada pela internet e o link original é este 

Acontece que muitos aparelhos eletrônicos possuem o que chamamos de "Test Mode" que é uma função secreta usada apenas para testes na fábrica e na empresa fabricante. Isso é para diagnosticar defeitos e promover melhorias técnicas nos produtos que são lançados no mercado. Esse "Test Mode" geralmente é oculto e é necessário uma sequência especial para se acessar as funções, que apenas os técnicos e funcionários sabem. O público geral, usuário não tem acesso a estas informações.  Nada disso é comentado no manual do usuário, e ninguém sonha ou desconfia que elas existem, mas todos os aparelhos eletrônicos modernos tem um Test Mode, CD,DVD, TV, Carros, Smartphones, Computadores, etc.

Na época dos anos 1990, os modelos DPC-650 e MicroTac Lite II possuiam "Test Mode" que eram acessados com códigos digitados diretamente no teclado do celular, conforme mostrado no vídeo.

Algum técnico ou pessoas que trabalhavam em assistências técnicas ou ainda um ex-funcionário da Motorola Ⓡ deve ter revelado essa informação na época, em 1990 a internet também era uma novidade no Brasil e isso certamente deve ter colaborado para a informação se espalhar.

Os usuários que possuíam estes aparelhos devem ter já ouvido várias conversas alheias efetuando essas operações, infelizmente! Provando que o sistema analógico de telefonia celular é completamente vulnerável! Sem aparelhos especiais qualquer um poderia ouvir conversas telefônicas nos anos 1990 apenas pelo próprio aparelho celular comum!

Isso é um escândalo e não foi revelado até hoje, apesar da informação estar na internet ainda....

Sim, infelizmente é verdade e pode ser que eu e você já tenhamos sido vítimas de bisbilhoteiros. 

Mas a MotorolaⓇ não tem culpa de ter incluído o "Test Mode". A função da escuta foi na verdade para fazer testes no circuito eletrônico do rádio dos celulares DPC-650 e MicroTac Lite II apenas!

O Test Mode é legal e deve existir, justamente para se testar os produtos, e não tem finalidade de lesar ou causar problemas aos usuários! Ele não deve ser usado ou compartilhado para fins danosos!

Quem souber do Test Mode e se ele revelar uma função que possa comprometer a segurança ou violar alguma norma civil, não deve compartilhar essa informação.

Para deixar os usuários mais tranquilos, atualmente a telefonia celular é digital, e não existe mais possibilidade de nenhum aparelho antigo dos anos 1990 executar escuta telefônica! Portanto relaxem que o sistema hoje é bem mais seguro do que era nos anos da telefonia celular analógica!

Mas também sabemos que existem Hackers que testam a segurança dos sistemas digitais hoje, eles conseguem realizar invasões para propósitos profissionais, porém os Crackers fazem isso para causar prejuízo e danos morais.. Portanto convém manter certas informações bem particulares mais protegidas e longe de conversas telefônicas, pois embora o sistema atual seja mais seguro, ele também não é 100% confiável...

Algumas pessoas possuem aparelhos de escuta digital ilegalmente, mesmo para fins de "diversão" e desafiam as leis, isso infelizmente existe ainda...

A chance do seu celular ser "grampeado" é mínima, principalmente se tu for uma pessoa "comum", mas celebridades e pessoas influentes geralmente são mais vítimas dessas "espionagens"....

Isso vale para aplicativos de conversa, nada é 100% seguro... 

Uma prova de que em todo sistema existe uma falha... Depois disso a Motorola manteve as funções de Test Mode destes aparelhos analógicos dependente de um hardware de computador, que era mais difícil dos usuários comuns obterem...

Não se preocupe, mas lembre-se de evitar certas conversas ao telefone, não sabemos ao certo quem poderá estar nos ouvindo, mesmo que por "curiosidade".....


quarta-feira, 10 de junho de 2020

Como era o toque dos primeiros celulares do Brasil anos 1990. MicroTac Lite II Motorola original Ringtone





Antigos telefones celulares no Brasil datam de início dos anos 1990. Um dos primeiros modelos mais "populares" eram os modelos DPC-650 e MicroTac Lite II, conhecidos popularmente como "Tijolo" ou "Tijorola" devido ao enorme tamanho da bateria.

Naquela época os celulares eram novidade no Brasil, e já representavam a alta tecnologia mundial que em outros países desde 1970 já estavam sendo usados.. Por aqui em meio a preços elevadíssimos e muita fila de espera, os usuários brasileiros poderiam ter um destes para que pudessem se comunicar remotamente sem fio.

Mas essa comunicação era limitada apenas em linha telefônica! Nada de mensagens SMS, muito menos comunicação WhatsApp, loja de aplicativos ou sistemas Android! Isso não existia e nem se sonhava em existir nos anos 1990 até 2000.

Nossa empresa mantém um acervo vintage de computadores, aparelhos eletrônicos e telefônicos, e diretamente do nosso museu da telefonia é que estamos trazendo essa oportunidade de mostrar como eram os toques antigos e originais desses telefones.

Naquela época não existia MP3 Player nem tampouco toques polifônicos, era apenas um buzzer (campainha eletrônica) que era mais avançada do que as antigas campainhas mecânicas dos telefones fixos padrão.

Confiram no Vídeo como era os toques eletrônicos dos celulares MicroTac Lite II



Somente os modelos de celular da linha MicroTac Lite II é que podem personalizar os toques de chamada! Os modelos básicos tais como DPC-650 não possuem diferentes toques da campainha! Apenas o toque básico.

Isso devido ao MicroTac Lite II possuir a excluída tecla MENU, que o usuário pode desta forma escolher funções especiais e os toques de chama é uma delas.

9 Diferentes tipos de toque disponíveis para o usuários. Isso já era tudo na época, acreditem tudo de tecnologia!

Quem já teve um destes sabe quem como era, uma prova de que o mundo da telefonia mudou muito em pouco tempo.

Em breve mais novidades.

ESIJMJG Vintage, trazendo o passado de volta ao futuro.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Conheça o primeiro modem ADSL da internet dos anos 1990 Speedy da Telefonica

Conheça um dos Primeiros Modem ADSL Internet Discada "Speedy" no Brasil. Ericsson HM-220dp
Modem HM 220dp
Modem ADSL HM 220dp
No começo dos anos 1990 a internet fascinou o Brasil com cada dia mais e mais pessoas desejando ficar conectadas várias horas por dia na rede mundial. Isso fez com que as empresas de telefonia fixa procurassem melhores planos, chegando a cobrar por mensalidade um valor fixo por horas de conexão. Isso ajudava, e continuar se conectando mais na madrugada onde os valores de pulsos eram mais baratos.

Porém isso não era suficiente pois o preço ainda limitada a navegação em poucas horas, menos ainda comparada a necessidade dos internautas! E para piorar, caso alguém quisesse usar o telefone, a conexão com o modem seria completamente interrompida!

Foi ai que resolveram trazer uma tecnologia DSL para o Brasil. O DSL permite que as operadoras de telefonia fixa usem aparelhos especiais para manter a conexão da internet sendo transmitida pela linha telefônica (par trancado) porém totalmente separada da linha telefônica comum, o usuário pode permanecer conectado o dia todo se quiser enquanto a linha telefônica fica completamente livre para ser usada!

Isso porque o DSL permite usar duas frequências separadas na mesma linha, sendo a alta frequência usada para transmitir dados enquanto a mais baixa transmite voz e tudo isso no par trançado padrão! Isso foi a verdadeira revolução na Internet Brasileira!

Nessa época as empresas de telefonia fixa vendiam pacotes de conexão ADSL mensal sem Limite de tempo, o que era muito mais interessante do que a versão discada!

Porém o Modem do sistema ADSL é totalmente diferente do modem de linha telefônica comum!

Assistam um vídeo com um Modem legítimo ADSL um dos primeiros do Brasil.



O Ericsson HM 220 dp é um modem ADSL tecnologia adotada pela telefônica na cidade de São Paulo, e que ainda hoje é usada em certas cidades do Brasil onde não existem outras tecnologias além da linha de par trançado.

O Modem é bem grande porém bonito e estiloso, tem mais "design" do que os modem usados atualmente. Além do que ele é externo, não é instalado dentro do computador como os antigos modem de telefonia que usam barramento PCI. Não existem modem ADSL que possam ser instalados dentro de qualquer computador, por isso eles são apenas externos. Usam duas conexões RJ sendo a RJ11 para conectar a linha telefônica depois do Spliter (Filtro separador) e o RJ45 para conectar o modem na placa de rede do computador. Para o computador o modem é como um "roteador" comum apenas retransmitindo a internet do cabo de telefonia para o cabo de rede padrão.

O Spliter é necessário pois assim ele filtra as duas frequências do sinal ADSL e da voz padrão, separando o telefone comum do sinal de internet. Assim pode-se operar a internet o dia todo sem interferir na conexão de telefonia. Um verdadeiro charme!

Hoje com Fibra Ótica ou Cabo conhecemos a verdadeira Internet Banda Larga com incríveis velocidades de mais de 100 Mb! Porém nem todos os lugares do Brasil podem chegar com essas tecnologias que são mais caras de ser implantadas! Mas praticamente mais de 95% dos lugares tem linha telefônica com par trançado! Então a tecnologia ADSL chega em praticamente todos os lugares onde as novas tecnologias não podem!

Embora com mais baixas velocidades 10/20Mb se conectar com sinal ADSL ainda é mais interessante e mais rápido com que usando internet discada com modem de computador interno!

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Conheça a História da Telefonia Celular no Brasil. Dois Celulares de 1990 Ligando "Tijorola"


Conheça a História da Telefonia Celular no Brasil. Vídeo Documentário com os modelos DPC-650 e MicroTac Lite II



O Ano de 1990 trouxe grandes mudanças para a telefonia celular Brasileira. Era o inicio de tudo, as vendas de grande varejo para a população brasileira, visto que telefones celulares já existem desde os anos de 1970 e nos anos de 1980 já era usado em muitos países, sendo visto até em filmes de época. Por aqui ainda era tudo tecnologia futurística até o começo dos anos 1990 quando finalmente a Motorola trouxe seus primeiros modelos para o Brasil.
O primeiro modelo lançado no Brasil era o PT-550 (Microtac 9800X), mas outros modelos foram se popularizando no Brasil até que gradativamente o preço foi ficando cada vez mais acessível. No começo dos anos 1990 as linhas de telefonia celular eram muito caras, algumas até valorizavam mais que dólar ou outro, muitos vendiam e revendiam linhas como se faz hoje com um bem móvel, era uma época completamente diferente de hoje no qual a linha celular em sí não vale nada!

Depois existiam filas de espera, de meses até anos, era realmente muito difícil se ter um telefone habilitado no Brasil, e ainda mais bem caro tanto a linha quanto o modelo de aparelho celuar.

Em nosso museu da telefonia, mantemos dois aparelhos celulares da época. O DPC-650 que era um modelo mais simples, e o MicroTac Lite II que era bem mais TOP, "recheado" de opções tais como um MENU personalizado para escolher o tom de música e muitas outras funções!

Assistam ao nosso Vídeo Documentário sobre os Primeiros Celulares no Brasil! (Incluindo o teste da função secreta da escuta telefônica)

terça-feira, 5 de maio de 2020

O Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua invenção. Foi mesmo um Brasileiro que inventou o Walkman?

Conheça o Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua polêmica invenção. Será mesmo que foi um Brasileiro-Alemão que inventou e não a Sony? Tudo sobre o TPS-L2 mais um pouco de informação!
Em 1979 a Sony apresentava ao mundo um dos primeiros modelos de Walkmans® modernos. O TPS-L2 era um dos primeiros modelos com tampa e compartimento fechado, possuindo Avanço/Retrocesso completos bem como dupla saída de fones de ouvido e totalmente STEREO. Apesar de não possuir recepção de Rádio AM/FM como na grande maioria dos Walkmans futuros, ele é um marco zero quando se fala em um dos primeiros modelos.

Porém recentemente algo agitou o mundo do TPS-L2 e a Sony.... A notícia de que a invenção do "Walkman®" era judicialmente requisitada por um Alemão naturalizado Brasileiro, que havia projetado o primeiro protótipo em 1972, 7 anos antes do TPS-L2 existir, e botava em crédito a criação da Sony original.

O TPS-L2 sempre foi creditado como sendo o primeiro Walkman do mundo, e sim esse termo é correto,já que a marca Walkman® é registrada pela Sony. O TPS-L2 depois que apareceu na franquia de filmes "Guardiões das Galáxias" teve seu preço mais valorizado no mercado de colecionadores, chegando a valer mais de R$ 1.500 mesmo quebrado!

Mas foi Andreas Pavel que literalmente inventou um aparelho que tocasse música K7 em fones de ouvido! Então como fica isso?

Para esclarecer isso, fizemos um vídeo demonstrando as diferenças entre as supostas criações.



StereoBelt X Walkman® nomes de patentes diferentes.

O StereoBelt foi inventado por Andreas Pavel em 1972, e apresentava o primeiro conceito de um produto portátil para se reproduzir fitas K7 padrão.  Com um cinto especial e baterias anexadas o aparelho permitia que uma fita K7 pudesse ser ouvida por fones de ouvido em qualquer lugar, era realmente uma ideia inédita.

Pavel registrou sua patente em vários países, incluindo Japão,Itália, Alemanha mas nos EUA e Inglaterra eles rejeitaram o registro!

Pavel procurou grandes empresas tais como Yamaha/Grundig/Philips para que sua invenção fosse produzida em massa, mas nenhuma empresa se interessou dizendo que ninguém ouviria música em público com fones de ouvido.....


Em 1979 a Sony quebra todos os paradigmas sobre ouvir música em público e aposta na invenção do Walkman® lançando finalmente o TPS-L2 ao mundo! Reparem que o formato do Walkman® é complemente diferente do StereoBelt, seguindo os formatos mais atuais usados até os dias finais desse produto nos anos 90.

Diferente do StereoBelt ele era mais compacto e não necessita do cinto para ser usados, além do que possui avanço/retrocesso completos, algo que o StereoBelt não tinha.

A briga judicial entre Pavel X SONY se estendeu por anos, já que a Sony se recusou a pagar alguns Royalties após lançar futuros modelos inspirados no produto TPS-L2. A briga em vários países divididos entre a Sony e o StereoBelt deram algum crédito a Pavel e em outros apenas a Sony era reconhecida pela criadora original do Walkman.

O Walkman® é uma marca registrada da Sony  o que significa que qualquer outra empresa que quiser produzir um aparelho semelhante ao Walkman terá que pagar os Royalties para a Sony. 

Mas o StereoBelt nunca chegou a ser produzido em larga escala por nenhuma empresa, mesmo após o lançamento do TPS-L2 em 1979.

Aqui estão as diferenças técnicas, os dois produtos reproduzem Fita K7 portátil com fones de ouvido, porém o StereoBelt precisava de um cinto extra para acomodar as baterias e a fita ficava uma parte para fora, denunciando que apenas uma lado dela tinha carretel, não podia ser retrocedida por exemplo. Já o Walkman TPS-L2 da Sony, era completo mecanicamente, a fita ficava em contato com duplo carretel com funções de avanço/retrocesso completos tal como num tape deck doméstico. O TPS-L2 não necessitava de cinto, já que as pilhas eram acomodadas em compartimento interno, e possuía o HOTLINE, que permitia se ouvir o ambiente sem ter que abaixar o som da música, função essa que mais tarde foi rebatizada de AVLS em muitos Walkmans da Sony, mas para baratear o custo o AVLS não tinha microfone para mixar o som ambiente como o HOTLINE original.

Diante de tudo isso, não podemos deixar de reconhecer para Andreas Pavel o crédito para o invento do StereoBelt, apesar de que a Sony usou seus próprios protótipos de gravadores de mão para projetar o TPS-L2, mas a ideia original pertence sim a Andreas Pavel.

Já o mérito do Walkman® no formato moderno que tanto conhecemos é sim invenção da Sony, pois o TPS-L2 era bem diferente do StereoBelt em visual como em recursos técnicos mais completos. 

Então para resumir, a invenção do Walkman® em sí é mérito da Sony sendo sim o primeiro do mundo neste formato, porém Andreas Pavel inventou o conceito geral com seu StereoBelt, o que dignifica Pavel como recebedor de todos os Royalties relativos a comercialização do Walkman® pelo mundo. É justo ponderar assim, pois cada um tem seu cenário e colaboração para a música portátil e aparelhos criados para tal função.

É assim que creditamos a Sony e Andreas Pavel suas reais colaborações no mundo da música portátil!

JMJG
Eng Eletrônico

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Por dentro de uma Lâmpada LED doméstica comum Soquetada curiosidades e manutenção

Conheça o que tem dentro de uma lâmpada LED comum circuitos e componentes. Será que tem manutenção quando queima?
Lâmpadas LED hoje tem sido muito comumente encontradas nos lares mundiais, depois da popularização do LED na iluminação em geral, os benefícios são enormes frente as lâmpadas antigas de filamento. O consumo baixo de energia e alto brilho são as características imbatíveis do LED que conquista cada dia mais os consumidores.

Populares e com excelente custo benefício, sua durabilidade pode ser diversa dependendo do uso e da qualidade da fabricação. Quando queimam muitos usuários ficam tentados em tentar abrir para consertar.

Mas será que vale à pena abrir uma lâmpada LED para consertar? Que componentes ou circuitos compõe a lâmpada LED? Confiram em nosso vídeo!


Como era de se esperar por dentro existem micro LED's em padrão SMD, que emitem uma luz de alto brilho. Mas também existe vários circuitos eletrônicos na placa de controle que é responsável pela detecção da voltagem (127/240AC) e retificação do AC para DC e controlar a tensão para os LED's. 

O problema como visto no vídeo é conseguir abrir a lâmpada LED que é muito bem colada na fábrica e fazer isso sem deixar danos físicos aparentes, o que praticamente impossível.

Sem contar que os circuitos eletrônicos internos não são vendidos facilmente em qualquer loja, o que confirma que a Lâmpada LED não foi feita para ser consertada/reparada futuramente quando apresenta defeito, sendo mais um produto eletrônico descartável no mundo moderno!

Há quem consiga trocar os LED's queimados quando o o circuito eletrônico não tem problemas, e consegue ainda colar de volta a cúpula da lâmpada, mas sinceramente não compensa fazer isso, já que o visual da Lâmpada fica horrível, e mesmo recolada não garante a blindagem externa original contra água ou pequenos insetos.

É uma economia que não vale mais à pena fazer, é melhor comprar uma nova! 

Agora surge um novo problema? O descarte dessas lâmpadas deve ser feito de maneira especial, já que não se pode jogar fora no lixo comum! Elas devem ser descartadas nos pontos de coleta do fabricante ou de lojas que vendem e também aceitam a coleta das mesmas.

Seja como for, recomendamos que os usuários liguem para o telefone que está nas embalagens originais, e falem com os fabricantes eles tem a obrigação de informar como o usuário sobre os pontos de coleta, essa responsabilidade por lei é deles!

Mesmo 99% fabricadas na China, quem importa elas no Brasil tem a mesma obrigação diante da lei, oferecer o descarte correto.

Mais um "Inside Of" by ESIJMJG. Espero que tenham gostado.

JMJG
Eng.Eletrônico

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Por dentro de um Cooler Fan de Computador, conheça o que faz ele girar e se tem reparo quando quebra

Por dentro de um Cooler Fan de Computador a famosa ventoinha. Como será que ele gira? Tem reparo se por acaso queimar? Saiba tudo aqui!
Cooler ou Fan de Computador na realidade é a mesma peça, um ventilador, ou ventoinha que pode puxar ou empurrar o ar para determinadas peças, fazendo a refrigeração ou ventilação sobre a mesma, a sua posição é que dependerá da função Cooler ou Fan.

Não importa qual delas seja, estes motores com hélices funcionam sempre da mesma forma mecanicamente e eletrônicamente.  Quase sempre são operados com tensões de 12VDC que é fornecida pela fonte de alimentação de qualquer computador, mas alguns ainda podem funcionar com 5VDC (Notebooks/Netbooks) ou ainda 110/220V no caso dos computadores XT mais antigos.

Mas afinal, como será que estas peças giram? Será que possuem apenas um enrolado de fios e imã como um motor comum? Podem ser facilmente reparadas caso se danifiquem eletronicamente?


Essas e outras perguntas vão ser esclarecidas em nosso vídeo estilo "Inside Of". Confiram:



É óbvio que o principio de funcionamento de qualquer motor elétrico é sempre o mesmo, rege a lei do magnetismo e forças de atração/repulsão entre vários campos magnéticos, e como temos um imã permanente em forma circular preso num eixo, os enrolados criam um campo magnético oposto que assim acaba repelindo o imã que como está preso num eixo central acaba criando um movimento contínuo realizando o giro das hélices.

Mas não é apenas isso, no Cooler ou Fan de computador temos uma placa eletrônica que controla outras funções, tais como gerar o RPM (3 Fios) ou controle PWM (4 fios) portanto se queimar algum componente dessa parte a manutenção ficará complicada pois não temos peças de reposição no mercado para isso!


Para piorar conforme mostramos no vídeo, abrir um Cooler ou Fan para obter acesso a essas peças é uma tarefa quase impossível, apenas se houver destruição de parte mecânica da sua estrutura, já que eles são feitos de uma peça inteiriça na fábrica. Resumindo, a manutenção elétrica nestes componentes é invíavel!

Isso se aplica também para os famosos Cooler Box de CPU Intel ou AMD já que também são feitos na mesma base de qualquer FAN ou Cooler de computador, não poderemos reaproveitar muita coisa com eles, caso o motor pare de funcionar por queima elétrica de algum componente. 

Os defeitos comuns são mecânicos, tais como eixo preso por falta de lubrificação, e poeira excessiva, mas defeitos elétricos na placa de controle ou grupo de enrolados compromete completamente o reparo, até pelo acesso inviável para estas peças!

Espero que tenham saciado a curiosidade sobre como funciona um Cooler ou Fan de Computador bem como tudo sobre eles. E o melhor é que não precisaram destruir nenhuma peça de vocês para isso!

Em breve mais "INSIDE OF" by ESIJMJG

quarta-feira, 22 de abril de 2020

ESIJMJG 7 anos de Existência. Vídeo Comemorativo e Institucional Agradecimento aos nossos Clientes!

ESIJMJG Som&Imagem desde 21/04/2013 Prestando Serviços com Técnica e Inteligência!

Chegar aos 7 anos de uma empresa no mercado Brasileiro é muito difícil, geralmente as micro e pequenas empresas não resistem aos primeiros 3 anos....

Graças aos nossos clientes conseguimos ultrapassar essa marca e alcançar ainda os primeiros 7 anos! Isso é uma conquista, demonstra que encontramos nosso espaço num mercado especial e carente de bom profissionalismo e capacitação!

Durante os anos fizemos ajustes para focar em mercados especiais, e encontramos uma demanda crescente de serviços.

Para comemorar, JMJG apresenta um vídeo institucional especial, contando um pouco sobre a História da ESIJMJG e também os planos para o futuro da empresa. Confira!

Conforme comentado, a ESIJMJG se destaca num mercado sem concorrência de qualidade e Know-How quando o assunto é:

  • Manutenção de Som Antigo (Anos 1970 até 1989)
  • Restauração de Vitrolas (anos 1970 até 1980)
  • Reprojeto de Vitrolas (Anos 1970 até 1980)
  • Manutenção de Computadores (padrão Desktop apenas)
  • Restauração de Computadores Antigos (anos 1970 até 1999)
  • Cursos Alarme Tyco-DSC e Honeywell
  • Autoração de DVD Particular
  • Digitalização de VHS (sendo uma das melhores do mercado)
  • Vídeo Produção Técnica (aulas/cursos/treinamentos) para o mercado de eletrônica/tecnologia!

Vale lembrar que nossa empresa ainda efetua muitos outros serviços na área de Eletrônica e Vídeo Produção.

Conte sempre com a ESIJMJG, Há 7 anos prestando serviços com técnica e inteligência!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Antigos Telefones Analógicos GTE dos anos 1980 Coloridos Vídeo por Dentro e Curiosidades

Conheça por dentro de um Telefone Antigo Vintage dos anos 1980. O GTE Clássico colorido que eram famosos por todo o Brasil.  Com Disco e Campainha mecânica.

Telefones nos anos 1970-1980 já foram sinônimo de Status no Brasil, quando tudo relacionado a telefonia era raro e novidade. Depois que a antiga telefonista foi substituída pelas centrais telefônicas automáticas, os telefones domésticos também sofreram um belo Upgrade.

Os modelos GTE Coloridos são um dos aparelhos mais famosos do Brasil, e muitos lares tinham um destes. Fabricado de várias cores diversas, o destaque era para os modelos Amarelo,Vermelho, Branco, Preto, Azul, Verde,Rosa e por ai vai.

Eram bem divertidos e deixa a estética da casa bem diferente.

Para matar a saudades, pegamos um exemplar do nosso museu particular, e fizemos um vídeo mostrando como eles eram internamente!

Assista ao Vídeo e Veja como eram os Antigos Telefones GTE analógicos!



 Os clássicos telefones GTE são famosos em são paulo desde a época da TELESP, e claro, existiam também outros modelos de telefone.

Nos anos 70/80 o comum era os famosos DISCOS, por isso o termo "Discagem" ou "Discar um número" pois literalmente precisávamos usar o Disco do Telefone, para discar os números desejados. Ao usar o disco conforme vimos no vídeo, cada número de telefone era convertido em impulsos elétricos que a central telefônica interpretava em números. O Disco tinha retorno automático para a posição de repouso, e fazia um barulho bem característico da época! Mas isso era uma operação bem lenta, e as vezes o Disco quebrava, não retornando ao ponto original.

Depois a campainha mecânica era uma marca registrada dos antigos telefones, sim naquele tipo o barulho ainda era feito "Trim-Trim" bem clássico dos telefones antigos.


Somente em aparelhos mais sofisticados, tinhamos as campainhas musicais ou buzer eletrônico, com sons diferentes e mais encantadores ao público da época.

E também alguns modelos mais sofisticados, usavam teclado Digital no lugar do Disco, mas isso bem depois dos anos 1990 no Brasil principalmente.

Na linha comum não poderiam funcionar os telefones Digitais que usam DTMF! Por isso o DISCO era muito mais comum no Brasil, e somente em meados dos anos 90 que as novas centrais digitais DTMF foram surgindo e ai sim era possível se usar mais telefones com teclado Digital do que o DISCO que foi sumindo do mercado aos poucos.

Hoje um telefone de DISCO é peça de museu, apesar de ainda funcionar na linha telefônica comum, não é recomendável pois é lento e seu disco pode causar problemas para ser interpretado nas centrais DTMF modernas.

Juntem-se a nós em futuros artigos sobre a Telefonia Antiga Vintage.

ESIJMJG Vintage, Trazendo o Passado De Volta ao Futuro!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Toca Discos PolyVox TD-1500 o Toca Discos 100% Manual para quem prefere fazer tudo

Conheça o Antigo Toca Discos da PolyVox TD-1500 o Toca Discos que é 100% Manual para quem prefere fazer tudo sem nenhuma automação para ouvir seus discos de vinil.

PolyVox sempre foi uma marca que agradava ao público com excelente custo/benefício, sendo conhecida como sendo a segunda linha da Gradiente, isso até pode fazer sentido, visto que muitos de seus produtos eram projetados sem alguns "mimos" presentes nas versões Gradiente de alta tecnologia, mas sem abrir mão da boa qualidade à um custo mais acessível.

É o caso do TD-1500, que é um Toca Discos Belt-Drive 100% Manual. 

Assista ao Vídeo do teste de um TD-1500 reparado em nossa empresa.


Comparando o TD-1500 com seu irmão mais abastado o DS-20 da Gradiente, podemos ver que os dois aparelhos foram produzidos em cima da mesma base, incluindo muitos acessórios e peças compartilhados entre sí.

O DS-20 abordado em outro vídeo e artigo foi comparado diretamente com seu irmão menor o TD-1500 justamente para se diferenciar o que foi compartilhado entre eles!

O DS-20 é um Toca Discos FULL AUTO (100% Automático) ao passso que o TD-1500 é FULL MANUAL (100% Manual) um extremo das Três opções existentes de Toca Discos no mercado. Falta ainda a opção SEMI-Automatic na qual sem dúvida milhares de Toca Discos atuais e antigos oferecem.

O TD-1500 foi um Toca-Discos criado justamente para os usuários que preferem contato direto com o Disco e com a magia de colocar o Disco para Tocar e depois ter que retirar ele e desligar o aparelho quando chegar no final! Exatamente como eram os antigos Gramofones! Existe sim uma classe especial de apreciadores de TurnTables, que preferem os modelos 100% Manuais, é para eles que o TD-1500 da Polyvox se Dirige! 

Sim até mesmo para se fazer o desligamento no final do disco automaticamente (Semi-Auto) seria necessário peças e alavancas que o TD-1500 não tem! Por isso a ideia da fábrica era ter um Toca Discos 100% Manual com a mesma qualidade técnica sonora do seu irmão poderoso DS-20!

Isso devido ao PolyVox TD-1500 possuir a mesma Cápsula Magnética (Magnetic Coil) e agulha GS-11 de Diamante, exatamente o mesmo conjunto elétrico do Gradiente DS-20. Ou seja ouvindo um TD-1500 ou um DS-20 não haverá nenhuma diferença sonora, o que é muito importante. A única diferença mesmo seria no mecanismo, onde um teria movimentos automáticos e outro o usuário é que teria que fazer tudo.

Isso justificaria um preço diferente e um público alvo diferente para ambos os toca-discos, cobrindo uma faixa de mercado mais ampla do que apenas com um único produto. Os lucros iriam para a mesma empresa, já que as marcas Gradiente/Polyvox pertenciam a mesma empresa!

Isso foi apenas uma estratégia de mercado bem vinda, já que até hoje tem usuários que defendem os toca-discos serem completamente manuais, e outros que amam o automatismo dos aparelhos. A Gradiente e PolyVox fizeram aparelhos que agradavam à ambos os extremistas.

Eu particularmente (JMJG) adoro os automatismos, mas lembro que mesmo os toca-discos FULL AUTO podem ser operados FULL MANUAL, apenas selecionando essa opção (MANUAL) no seletor START. Praticamente todos os Toca-Discos FULL AUTO possuem a opção MANUAL para que os usuários possam eles mesmos colocar seus discos para tocar. Mas infelizmente ao chegar no fim do Disco o braço é recolhido automaticamente, não tendo a opção de cancelar essa função, uma característica de qualquer FULL AUTO, que se torna SEMI-AUTO mesmo operado no modo MANUAL.

No caso para quem deseja fazer tudo sozinho, tem que optar mesmo por um Toca Discos FULL MANUAL como o TD-1500 da PolyVox.

Mais um aparelho reparado/restaurado em nossos laboratórios.

ESIJMJG Vintage, trazendo o passado, de volta ao Futuro!

JMJG- Eng Eletrônico.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Aparelho de Som Boombox PA 850 Polyvox Reparado Restaurado Vídeo Teste Completo

PolyVox PA-850 BoomBox mais um modelo Reparado e Restaurado em Nossa Empresa. Confiram o Vídeo de Teste Final e detalhes do Produto


Mais um aparelho de som Vintage reparado e restaurado em nossa empresa e com isso mais um cliente satisfeito! Desta vez trazemos o PA-850 da Polyvox, um aparelho estilo BoomBox que possuem aquelas caixas de som potentes e destacáveis, típico dos anos 80/90 que muitos usavam para escutar nas ruas andando com aqueles monstros do som nas orelhas kkkk

Apesar disso podemos classificar na categoria de Micro System, já que ele é um pequeno receiver com entradas Auxiliares e Phono!

Confiram um Vídeo com Teste Final após manutenção e vejam como o PA-850 da Polyvox era um produto estiloso e funcional!



O PA-850 possui Tape Deck com controle eletrônico, ou seja acionado por solenoide e não mecânico através de chaves diretas, o que torna o acionamento muito mais suave, preciso e também mais durável, mas compromete o reparo quando ocorre algum defeito neste sistema de acionamento, defeitos na solenóide podem comprometer completamente o sistema já que não existem mais peças de reposição, por sorte o aparelho do cliente esta perfeito nessa parte!

Um Equalizador Gráfico completo ajuda bastante a melhorar o som de certas fontes incluindo o Tape Deck! São raros os aparelhos portáteis que possuem equalização das principais bandas. 

Para finalizar entradas Auxiliares completam a necessidade de se conectar um CD Player ou qualquer produto que utilize RCA, e também para amantes dos Toca Discos, podem contar com uma entrada especial Phono, apropriada para essa função!

Até hoje o PA-850 pode ser usado em casa, já que sua excelente amplificação e entradas auxiliares,aliadas as entradas auxiliares, fazem com PA-850 um som antigo que ainda pode ser moderno, usado como Receiver para amplificar outras fontes de som mais atuais.

Juntem-se a nós em mais sons vintages reparados/restaurados.

ESIJMJG Vintage- Trazendo o Passado De volta ao Futuro!

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