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terça-feira, 5 de maio de 2020

O Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua invenção. Foi mesmo um Brasileiro que inventou o Walkman?

Conheça o Walkman mais caro do mundo e a verdade sobre sua polêmica invenção. Será mesmo que foi um Brasileiro-Alemão que inventou e não a Sony? Tudo sobre o TPS-L2 mais um pouco de informação!
Em 1979 a Sony apresentava ao mundo um dos primeiros modelos de Walkmans® modernos. O TPS-L2 era um dos primeiros modelos com tampa e compartimento fechado, possuindo Avanço/Retrocesso completos bem como dupla saída de fones de ouvido e totalmente STEREO. Apesar de não possuir recepção de Rádio AM/FM como na grande maioria dos Walkmans futuros, ele é um marco zero quando se fala em um dos primeiros modelos.

Porém recentemente algo agitou o mundo do TPS-L2 e a Sony.... A notícia de que a invenção do "Walkman®" era judicialmente requisitada por um Alemão naturalizado Brasileiro, que havia projetado o primeiro protótipo em 1972, 7 anos antes do TPS-L2 existir, e botava em crédito a criação da Sony original.

O TPS-L2 sempre foi creditado como sendo o primeiro Walkman do mundo, e sim esse termo é correto,já que a marca Walkman® é registrada pela Sony. O TPS-L2 depois que apareceu na franquia de filmes "Guardiões das Galáxias" teve seu preço mais valorizado no mercado de colecionadores, chegando a valer mais de R$ 1.500 mesmo quebrado!

Mas foi Andreas Pavel que literalmente inventou um aparelho que tocasse música K7 em fones de ouvido! Então como fica isso?

Para esclarecer isso, fizemos um vídeo demonstrando as diferenças entre as supostas criações.



StereoBelt X Walkman® nomes de patentes diferentes.

O StereoBelt foi inventado por Andreas Pavel em 1972, e apresentava o primeiro conceito de um produto portátil para se reproduzir fitas K7 padrão.  Com um cinto especial e baterias anexadas o aparelho permitia que uma fita K7 pudesse ser ouvida por fones de ouvido em qualquer lugar, era realmente uma ideia inédita.

Pavel registrou sua patente em vários países, incluindo Japão,Itália, Alemanha mas nos EUA e Inglaterra eles rejeitaram o registro!

Pavel procurou grandes empresas tais como Yamaha/Grundig/Philips para que sua invenção fosse produzida em massa, mas nenhuma empresa se interessou dizendo que ninguém ouviria música em público com fones de ouvido.....


Em 1979 a Sony quebra todos os paradigmas sobre ouvir música em público e aposta na invenção do Walkman® lançando finalmente o TPS-L2 ao mundo! Reparem que o formato do Walkman® é complemente diferente do StereoBelt, seguindo os formatos mais atuais usados até os dias finais desse produto nos anos 90.

Diferente do StereoBelt ele era mais compacto e não necessita do cinto para ser usados, além do que possui avanço/retrocesso completos, algo que o StereoBelt não tinha.

A briga judicial entre Pavel X SONY se estendeu por anos, já que a Sony se recusou a pagar alguns Royalties após lançar futuros modelos inspirados no produto TPS-L2. A briga em vários países divididos entre a Sony e o StereoBelt deram algum crédito a Pavel e em outros apenas a Sony era reconhecida pela criadora original do Walkman.

O Walkman® é uma marca registrada da Sony  o que significa que qualquer outra empresa que quiser produzir um aparelho semelhante ao Walkman terá que pagar os Royalties para a Sony. 

Mas o StereoBelt nunca chegou a ser produzido em larga escala por nenhuma empresa, mesmo após o lançamento do TPS-L2 em 1979.

Aqui estão as diferenças técnicas, os dois produtos reproduzem Fita K7 portátil com fones de ouvido, porém o StereoBelt precisava de um cinto extra para acomodar as baterias e a fita ficava uma parte para fora, denunciando que apenas uma lado dela tinha carretel, não podia ser retrocedida por exemplo. Já o Walkman TPS-L2 da Sony, era completo mecanicamente, a fita ficava em contato com duplo carretel com funções de avanço/retrocesso completos tal como num tape deck doméstico. O TPS-L2 não necessitava de cinto, já que as pilhas eram acomodadas em compartimento interno, e possuía o HOTLINE, que permitia se ouvir o ambiente sem ter que abaixar o som da música, função essa que mais tarde foi rebatizada de AVLS em muitos Walkmans da Sony, mas para baratear o custo o AVLS não tinha microfone para mixar o som ambiente como o HOTLINE original.

Diante de tudo isso, não podemos deixar de reconhecer para Andreas Pavel o crédito para o invento do StereoBelt, apesar de que a Sony usou seus próprios protótipos de gravadores de mão para projetar o TPS-L2, mas a ideia original pertence sim a Andreas Pavel.

Já o mérito do Walkman® no formato moderno que tanto conhecemos é sim invenção da Sony, pois o TPS-L2 era bem diferente do StereoBelt em visual como em recursos técnicos mais completos. 

Então para resumir, a invenção do Walkman® em sí é mérito da Sony sendo sim o primeiro do mundo neste formato, porém Andreas Pavel inventou o conceito geral com seu StereoBelt, o que dignifica Pavel como recebedor de todos os Royalties relativos a comercialização do Walkman® pelo mundo. É justo ponderar assim, pois cada um tem seu cenário e colaboração para a música portátil e aparelhos criados para tal função.

É assim que creditamos a Sony e Andreas Pavel suas reais colaborações no mundo da música portátil!

JMJG
Eng Eletrônico

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Por dentro de uma Lâmpada LED doméstica comum Soquetada curiosidades e manutenção

Conheça o que tem dentro de uma lâmpada LED comum circuitos e componentes. Será que tem manutenção quando queima?
Lâmpadas LED hoje tem sido muito comumente encontradas nos lares mundiais, depois da popularização do LED na iluminação em geral, os benefícios são enormes frente as lâmpadas antigas de filamento. O consumo baixo de energia e alto brilho são as características imbatíveis do LED que conquista cada dia mais os consumidores.

Populares e com excelente custo benefício, sua durabilidade pode ser diversa dependendo do uso e da qualidade da fabricação. Quando queimam muitos usuários ficam tentados em tentar abrir para consertar.

Mas será que vale à pena abrir uma lâmpada LED para consertar? Que componentes ou circuitos compõe a lâmpada LED? Confiram em nosso vídeo!


Como era de se esperar por dentro existem micro LED's em padrão SMD, que emitem uma luz de alto brilho. Mas também existe vários circuitos eletrônicos na placa de controle que é responsável pela detecção da voltagem (127/240AC) e retificação do AC para DC e controlar a tensão para os LED's. 

O problema como visto no vídeo é conseguir abrir a lâmpada LED que é muito bem colada na fábrica e fazer isso sem deixar danos físicos aparentes, o que praticamente impossível.

Sem contar que os circuitos eletrônicos internos não são vendidos facilmente em qualquer loja, o que confirma que a Lâmpada LED não foi feita para ser consertada/reparada futuramente quando apresenta defeito, sendo mais um produto eletrônico descartável no mundo moderno!

Há quem consiga trocar os LED's queimados quando o o circuito eletrônico não tem problemas, e consegue ainda colar de volta a cúpula da lâmpada, mas sinceramente não compensa fazer isso, já que o visual da Lâmpada fica horrível, e mesmo recolada não garante a blindagem externa original contra água ou pequenos insetos.

É uma economia que não vale mais à pena fazer, é melhor comprar uma nova! 

Agora surge um novo problema? O descarte dessas lâmpadas deve ser feito de maneira especial, já que não se pode jogar fora no lixo comum! Elas devem ser descartadas nos pontos de coleta do fabricante ou de lojas que vendem e também aceitam a coleta das mesmas.

Seja como for, recomendamos que os usuários liguem para o telefone que está nas embalagens originais, e falem com os fabricantes eles tem a obrigação de informar como o usuário sobre os pontos de coleta, essa responsabilidade por lei é deles!

Mesmo 99% fabricadas na China, quem importa elas no Brasil tem a mesma obrigação diante da lei, oferecer o descarte correto.

Mais um "Inside Of" by ESIJMJG. Espero que tenham gostado.

JMJG
Eng.Eletrônico

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Por dentro de um Cooler Fan de Computador, conheça o que faz ele girar e se tem reparo quando quebra

Por dentro de um Cooler Fan de Computador a famosa ventoinha. Como será que ele gira? Tem reparo se por acaso queimar? Saiba tudo aqui!
Cooler ou Fan de Computador na realidade é a mesma peça, um ventilador, ou ventoinha que pode puxar ou empurrar o ar para determinadas peças, fazendo a refrigeração ou ventilação sobre a mesma, a sua posição é que dependerá da função Cooler ou Fan.

Não importa qual delas seja, estes motores com hélices funcionam sempre da mesma forma mecanicamente e eletrônicamente.  Quase sempre são operados com tensões de 12VDC que é fornecida pela fonte de alimentação de qualquer computador, mas alguns ainda podem funcionar com 5VDC (Notebooks/Netbooks) ou ainda 110/220V no caso dos computadores XT mais antigos.

Mas afinal, como será que estas peças giram? Será que possuem apenas um enrolado de fios e imã como um motor comum? Podem ser facilmente reparadas caso se danifiquem eletronicamente?


Essas e outras perguntas vão ser esclarecidas em nosso vídeo estilo "Inside Of". Confiram:



É óbvio que o principio de funcionamento de qualquer motor elétrico é sempre o mesmo, rege a lei do magnetismo e forças de atração/repulsão entre vários campos magnéticos, e como temos um imã permanente em forma circular preso num eixo, os enrolados criam um campo magnético oposto que assim acaba repelindo o imã que como está preso num eixo central acaba criando um movimento contínuo realizando o giro das hélices.

Mas não é apenas isso, no Cooler ou Fan de computador temos uma placa eletrônica que controla outras funções, tais como gerar o RPM (3 Fios) ou controle PWM (4 fios) portanto se queimar algum componente dessa parte a manutenção ficará complicada pois não temos peças de reposição no mercado para isso!


Para piorar conforme mostramos no vídeo, abrir um Cooler ou Fan para obter acesso a essas peças é uma tarefa quase impossível, apenas se houver destruição de parte mecânica da sua estrutura, já que eles são feitos de uma peça inteiriça na fábrica. Resumindo, a manutenção elétrica nestes componentes é invíavel!

Isso se aplica também para os famosos Cooler Box de CPU Intel ou AMD já que também são feitos na mesma base de qualquer FAN ou Cooler de computador, não poderemos reaproveitar muita coisa com eles, caso o motor pare de funcionar por queima elétrica de algum componente. 

Os defeitos comuns são mecânicos, tais como eixo preso por falta de lubrificação, e poeira excessiva, mas defeitos elétricos na placa de controle ou grupo de enrolados compromete completamente o reparo, até pelo acesso inviável para estas peças!

Espero que tenham saciado a curiosidade sobre como funciona um Cooler ou Fan de Computador bem como tudo sobre eles. E o melhor é que não precisaram destruir nenhuma peça de vocês para isso!

Em breve mais "INSIDE OF" by ESIJMJG

quarta-feira, 22 de abril de 2020

ESIJMJG 7 anos de Existência. Vídeo Comemorativo e Institucional Agradecimento aos nossos Clientes!

ESIJMJG Som&Imagem desde 21/04/2013 Prestando Serviços com Técnica e Inteligência!

Chegar aos 7 anos de uma empresa no mercado Brasileiro é muito difícil, geralmente as micro e pequenas empresas não resistem aos primeiros 3 anos....

Graças aos nossos clientes conseguimos ultrapassar essa marca e alcançar ainda os primeiros 7 anos! Isso é uma conquista, demonstra que encontramos nosso espaço num mercado especial e carente de bom profissionalismo e capacitação!

Durante os anos fizemos ajustes para focar em mercados especiais, e encontramos uma demanda crescente de serviços.

Para comemorar, JMJG apresenta um vídeo institucional especial, contando um pouco sobre a História da ESIJMJG e também os planos para o futuro da empresa. Confira!

Conforme comentado, a ESIJMJG se destaca num mercado sem concorrência de qualidade e Know-How quando o assunto é:

  • Manutenção de Som Antigo (Anos 1970 até 1989)
  • Restauração de Vitrolas (anos 1970 até 1980)
  • Reprojeto de Vitrolas (Anos 1970 até 1980)
  • Manutenção de Computadores (padrão Desktop apenas)
  • Restauração de Computadores Antigos (anos 1970 até 1999)
  • Cursos Alarme Tyco-DSC e Honeywell
  • Autoração de DVD Particular
  • Digitalização de VHS (sendo uma das melhores do mercado)
  • Vídeo Produção Técnica (aulas/cursos/treinamentos) para o mercado de eletrônica/tecnologia!

Vale lembrar que nossa empresa ainda efetua muitos outros serviços na área de Eletrônica e Vídeo Produção.

Conte sempre com a ESIJMJG, Há 7 anos prestando serviços com técnica e inteligência!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Antigos Telefones Analógicos GTE dos anos 1980 Coloridos Vídeo por Dentro e Curiosidades

Conheça por dentro de um Telefone Antigo Vintage dos anos 1980. O GTE Clássico colorido que eram famosos por todo o Brasil.  Com Disco e Campainha mecânica.

Telefones nos anos 1970-1980 já foram sinônimo de Status no Brasil, quando tudo relacionado a telefonia era raro e novidade. Depois que a antiga telefonista foi substituída pelas centrais telefônicas automáticas, os telefones domésticos também sofreram um belo Upgrade.

Os modelos GTE Coloridos são um dos aparelhos mais famosos do Brasil, e muitos lares tinham um destes. Fabricado de várias cores diversas, o destaque era para os modelos Amarelo,Vermelho, Branco, Preto, Azul, Verde,Rosa e por ai vai.

Eram bem divertidos e deixa a estética da casa bem diferente.

Para matar a saudades, pegamos um exemplar do nosso museu particular, e fizemos um vídeo mostrando como eles eram internamente!

Assista ao Vídeo e Veja como eram os Antigos Telefones GTE analógicos!



 Os clássicos telefones GTE são famosos em são paulo desde a época da TELESP, e claro, existiam também outros modelos de telefone.

Nos anos 70/80 o comum era os famosos DISCOS, por isso o termo "Discagem" ou "Discar um número" pois literalmente precisávamos usar o Disco do Telefone, para discar os números desejados. Ao usar o disco conforme vimos no vídeo, cada número de telefone era convertido em impulsos elétricos que a central telefônica interpretava em números. O Disco tinha retorno automático para a posição de repouso, e fazia um barulho bem característico da época! Mas isso era uma operação bem lenta, e as vezes o Disco quebrava, não retornando ao ponto original.

Depois a campainha mecânica era uma marca registrada dos antigos telefones, sim naquele tipo o barulho ainda era feito "Trim-Trim" bem clássico dos telefones antigos.


Somente em aparelhos mais sofisticados, tinhamos as campainhas musicais ou buzer eletrônico, com sons diferentes e mais encantadores ao público da época.

E também alguns modelos mais sofisticados, usavam teclado Digital no lugar do Disco, mas isso bem depois dos anos 1990 no Brasil principalmente.

Na linha comum não poderiam funcionar os telefones Digitais que usam DTMF! Por isso o DISCO era muito mais comum no Brasil, e somente em meados dos anos 90 que as novas centrais digitais DTMF foram surgindo e ai sim era possível se usar mais telefones com teclado Digital do que o DISCO que foi sumindo do mercado aos poucos.

Hoje um telefone de DISCO é peça de museu, apesar de ainda funcionar na linha telefônica comum, não é recomendável pois é lento e seu disco pode causar problemas para ser interpretado nas centrais DTMF modernas.

Juntem-se a nós em futuros artigos sobre a Telefonia Antiga Vintage.

ESIJMJG Vintage, Trazendo o Passado De Volta ao Futuro!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Toca Discos PolyVox TD-1500 o Toca Discos 100% Manual para quem prefere fazer tudo

Conheça o Antigo Toca Discos da PolyVox TD-1500 o Toca Discos que é 100% Manual para quem prefere fazer tudo sem nenhuma automação para ouvir seus discos de vinil.

PolyVox sempre foi uma marca que agradava ao público com excelente custo/benefício, sendo conhecida como sendo a segunda linha da Gradiente, isso até pode fazer sentido, visto que muitos de seus produtos eram projetados sem alguns "mimos" presentes nas versões Gradiente de alta tecnologia, mas sem abrir mão da boa qualidade à um custo mais acessível.

É o caso do TD-1500, que é um Toca Discos Belt-Drive 100% Manual. 

Assista ao Vídeo do teste de um TD-1500 reparado em nossa empresa.


Comparando o TD-1500 com seu irmão mais abastado o DS-20 da Gradiente, podemos ver que os dois aparelhos foram produzidos em cima da mesma base, incluindo muitos acessórios e peças compartilhados entre sí.

O DS-20 abordado em outro vídeo e artigo foi comparado diretamente com seu irmão menor o TD-1500 justamente para se diferenciar o que foi compartilhado entre eles!

O DS-20 é um Toca Discos FULL AUTO (100% Automático) ao passso que o TD-1500 é FULL MANUAL (100% Manual) um extremo das Três opções existentes de Toca Discos no mercado. Falta ainda a opção SEMI-Automatic na qual sem dúvida milhares de Toca Discos atuais e antigos oferecem.

O TD-1500 foi um Toca-Discos criado justamente para os usuários que preferem contato direto com o Disco e com a magia de colocar o Disco para Tocar e depois ter que retirar ele e desligar o aparelho quando chegar no final! Exatamente como eram os antigos Gramofones! Existe sim uma classe especial de apreciadores de TurnTables, que preferem os modelos 100% Manuais, é para eles que o TD-1500 da Polyvox se Dirige! 

Sim até mesmo para se fazer o desligamento no final do disco automaticamente (Semi-Auto) seria necessário peças e alavancas que o TD-1500 não tem! Por isso a ideia da fábrica era ter um Toca Discos 100% Manual com a mesma qualidade técnica sonora do seu irmão poderoso DS-20!

Isso devido ao PolyVox TD-1500 possuir a mesma Cápsula Magnética (Magnetic Coil) e agulha GS-11 de Diamante, exatamente o mesmo conjunto elétrico do Gradiente DS-20. Ou seja ouvindo um TD-1500 ou um DS-20 não haverá nenhuma diferença sonora, o que é muito importante. A única diferença mesmo seria no mecanismo, onde um teria movimentos automáticos e outro o usuário é que teria que fazer tudo.

Isso justificaria um preço diferente e um público alvo diferente para ambos os toca-discos, cobrindo uma faixa de mercado mais ampla do que apenas com um único produto. Os lucros iriam para a mesma empresa, já que as marcas Gradiente/Polyvox pertenciam a mesma empresa!

Isso foi apenas uma estratégia de mercado bem vinda, já que até hoje tem usuários que defendem os toca-discos serem completamente manuais, e outros que amam o automatismo dos aparelhos. A Gradiente e PolyVox fizeram aparelhos que agradavam à ambos os extremistas.

Eu particularmente (JMJG) adoro os automatismos, mas lembro que mesmo os toca-discos FULL AUTO podem ser operados FULL MANUAL, apenas selecionando essa opção (MANUAL) no seletor START. Praticamente todos os Toca-Discos FULL AUTO possuem a opção MANUAL para que os usuários possam eles mesmos colocar seus discos para tocar. Mas infelizmente ao chegar no fim do Disco o braço é recolhido automaticamente, não tendo a opção de cancelar essa função, uma característica de qualquer FULL AUTO, que se torna SEMI-AUTO mesmo operado no modo MANUAL.

No caso para quem deseja fazer tudo sozinho, tem que optar mesmo por um Toca Discos FULL MANUAL como o TD-1500 da PolyVox.

Mais um aparelho reparado/restaurado em nossos laboratórios.

ESIJMJG Vintage, trazendo o passado, de volta ao Futuro!

JMJG- Eng Eletrônico.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Aparelho de Som Boombox PA 850 Polyvox Reparado Restaurado Vídeo Teste Completo

PolyVox PA-850 BoomBox mais um modelo Reparado e Restaurado em Nossa Empresa. Confiram o Vídeo de Teste Final e detalhes do Produto


Mais um aparelho de som Vintage reparado e restaurado em nossa empresa e com isso mais um cliente satisfeito! Desta vez trazemos o PA-850 da Polyvox, um aparelho estilo BoomBox que possuem aquelas caixas de som potentes e destacáveis, típico dos anos 80/90 que muitos usavam para escutar nas ruas andando com aqueles monstros do som nas orelhas kkkk

Apesar disso podemos classificar na categoria de Micro System, já que ele é um pequeno receiver com entradas Auxiliares e Phono!

Confiram um Vídeo com Teste Final após manutenção e vejam como o PA-850 da Polyvox era um produto estiloso e funcional!



O PA-850 possui Tape Deck com controle eletrônico, ou seja acionado por solenoide e não mecânico através de chaves diretas, o que torna o acionamento muito mais suave, preciso e também mais durável, mas compromete o reparo quando ocorre algum defeito neste sistema de acionamento, defeitos na solenóide podem comprometer completamente o sistema já que não existem mais peças de reposição, por sorte o aparelho do cliente esta perfeito nessa parte!

Um Equalizador Gráfico completo ajuda bastante a melhorar o som de certas fontes incluindo o Tape Deck! São raros os aparelhos portáteis que possuem equalização das principais bandas. 

Para finalizar entradas Auxiliares completam a necessidade de se conectar um CD Player ou qualquer produto que utilize RCA, e também para amantes dos Toca Discos, podem contar com uma entrada especial Phono, apropriada para essa função!

Até hoje o PA-850 pode ser usado em casa, já que sua excelente amplificação e entradas auxiliares,aliadas as entradas auxiliares, fazem com PA-850 um som antigo que ainda pode ser moderno, usado como Receiver para amplificar outras fontes de som mais atuais.

Juntem-se a nós em mais sons vintages reparados/restaurados.

ESIJMJG Vintage- Trazendo o Passado De volta ao Futuro!

JMJG
Eng.Eletrônico

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Placa mãe de computador tem reparo/conserto? O que fazer se danificou a placa mãe do meu computador?

O que fazer se danificou a placa mãe do meu computador? Tem conserto ou reparo?

Motherboard ou placa mãe é o componente principal e fundamental de qualquer computador moderno, sem ela não existe como os outros componentes se interagirem entre sí, processadores e memórias e outras placas de vídeo ou som necessitam da placa mãe para poderem funcionar e trocar dados entre sí. Também é a placa mãe que aciona os discos rígidos HD ou SSD, que carrega o sistema operacional e permite que o usuário possa entrar dados com teclado/mouse e saída de vídeo! 

Qualquer dano causado na placa mãe quer seja de origem natural ou acidental, causará total inoperância no computador!

Nosso computador poderá virar apenas um monte de "lixo" sem função caso a placa mãe seja danificada! E quando isso ocorre, começa o desespero de muitos usuários pois consertar ou reparar uma placa mãe é um procedimento muito complexo e arriscado, com uma porcentagem de sucesso praticamente baixa (>10%) o que certamente acabará inviabilizando sua recuperação, exigindo a mudança total ou parcial de várias peças internas do computador para que o mesmo possa retornar as atividades!

Mas qual o motivo de reparar uma placa mãe ser um processo tão complicado e praticamente inviável atualmente?


As placas mães atualmente são formadas por centenas de componentes eletrônicos, muitos deles bem específicos e projetados apenas para funcionar com aquele modelo particular de placa. Cada fabricante tem um projeto especial, no qual utiliza circuitos eletrônicos especiais, que podem variar bastante de modelos para modelo mesmo entre o mesmo fabricante! Imagine essa infinidade de combinações, e some isso a falta de conhecimento público desse projeto (questão de sigilo industrial) como um técnico eletrônico especializado, poderia executar a manutenção/reparo da placa mãe? Impossível!

Sem conhecimento técnico de como as peças funcionam entre ví, modelos usados e conexão entre eles, fica praticamente impossível reparar/consertar alguma placa eletrônica!

Além da falta de esquema técnico e de peças de reposição específicas conforme comentado acima, as placas mães atualmente são fabricadas em multicamadas (várias conexões elétricas dentro da placa em várias camadas) o que complica ainda mais caso ocorra algum dano físico na placa ( no caso de ser envergada ou quebrar alguma parte).

Uma simples queda no chão poderá causar desconexão interna dessas camadas, pois a solda fina que une os ilhós poderá sofrer uma quebra ou rachadura. Ai encontrar o defeito e ressoldar já seria pior do que encontrar uma agulha num palheiro! 

Apertar demais um parafuso que fixa a placa, poderá danificar as conexões internas entre camadas (dependendo da pressão física aplicada). 

Até mesmo ao inserir pentes de memória com muita força, poderá causar falha mecânica ao danificar pontos de solda internos entre ilhós! 

Mas danos elétricos/eletrônicos são os mais comuns, com queima natural de componentes que podem certamente condenar de vez a placa mãe!


Atualmente todos os componentes da placa mãe são feitos em SMD (micro componentes) e trocar um deles é muito complexo e oneroso, mas isso é fácil quando se sabe qual deles está com defeito. Achar o defeito que é uma tarefa praticamente inviável. E mesmo quando se acha, onde comprar um outro novo?

Outra tecnologia empregada nas placas mãe modernas, são os componentes soldados em BGA, que literalmente possuem inúmeras esferas de solda embaixo do componente, são os casos dos ChipSets usados. Trocar um componente BGA exige uma máquina especial e habilidade técnica que raramente se existe no Brasil, uma vez que o custo é enorme!

O BGA condena praticamente 99% dos serviços de manutenção/reparo de qualquer placa eletrônica atual! Em contrapartida, não ter BGA nos projetos modernos, faria com que as placas eletrônicas fossem muito mais caras e maiores, indo em desacordo com a microeletrônica moderna!

Se ganha em preço de produção/menor tamanho/maior poder de recursos em sacrifício da perda total da capacidade de manutenção futura!

Ou seja, atualmente 90% das placas eletrônicas modernas são descartáveis!


Infelizmente um mundo de placas eletrônicas que acabam virando Lixo eletrônico, sem qualquer possibilidade de reparo/manutenção ou reaproveitamento!

Só a reciclagem especial em fábricas específicas é que podem dar conta desse problema atual. Mas no Brasil não temos tais recursos, apenas na China atualmente é que é feito algo similar!

Voltando ao problema da placa mãe danificada o que fazer?

NADA! Infelizmente placa mãe danificada resulta 95% das vezes na condenação da placa e necessidade de se trocar por outra!

Isso pode ser um pesadelo para muitos usuários, principalmente se o computador é antigo e usa placa mãe específica que não se pode mais encontrar no mercado comum de novos!

No caso apenas empresas especializadas como a ESIJMJG ainda consegue fornecer placas mães mais antiga para estes casos!

Não existe nada mesmo que possa ser feito para reparar as placas mães?

A única manutenção que fazemos na placa mãe, é apenas a troca de capacitores estufados! Isso é causado pela exposição constante do ar quente soprada pelo Cooler da CPU dos modelos comuns! 

Todos os demais  problemas conforme explanado acima, acabam gerando total inviabilidade técnica no reparo da placa, e certamente exigem a troca da placa mãe por outra nova ou usada!

Se for um computador antigo, teremos que encontrar uma placa mãe similar usada, para evitar o cliente gastar mais dinheiro trocando processador+memória que são itens que 90% das vezes estão ligados ao modelo de placa mãe usada!

Então uma placa mãe danificada poderá gerar um custo enorme no bolso do cliente, se necessitar trocar também os demais ítens ligados a ela (processador+memória).

Por isso vão algumas dicas para usuários leigos, evitarem causar danos nas placas mães (exceto danos naturais por queima de componentes eletrônicos de uso ou falha natural).

  • Evite apertar demais os parafusos da placa mãe
  • Evite instalar a placa mãe num gabinete desnivelado (o que pode causar empenamento na mesma e danos mecânicos)
  • Não deixe a placa mãe cair no chão ou receber pancadas ou qualquer choque mecânico!
  • Não forçar a placa ao instalar memórias RAM!
  • Jamais trocar placas de Vìdeo/Som/Rede/Outras com a placa mãe ligada (mesmo no famoso Standy-By). Desligue sempre a energia
  • Jamais troque parafusos ou parafuse algo no computador com a tampa aberta e o computador ligado, pois se o parafuso cair poderá causar curto na placa mãe danificando pra sempre!

Mesmo assim, não se evitam danos naturais por queima natural de componentes eletrônicos (Circuitos integrados SMD/BGA). O próprio uso natural e aquecimento podem queimar eles!

Fizemos este artigo para esclarecer aos usuários que nos ligam em demasia procurando serviço de reparo/manutenção em placas mães! Nossa empresa apenas efetua a troca da placa por outra Nova/Usada!

Como podem ver, manutenção de placa mãe atualmente é um processo praticamente inexistente devido aos fatores técnicos comentados no artigo!

JMJG
Eng Eletrônico/Hardware desde 1987

sexta-feira, 27 de março de 2020

Antiga Balança Doméstica de Aferição anos 1970 Vídeo Demonstrativo e Curiosidades

Conheçam uma Antiga Balança Doméstica de Aferição anos 1970. Vídeo Demonstrativo e Curiosidades. Homenagem Vintage ao Pai de JMJG.

Medir e quantificar coisas, sempre foi uma necessidade de toda a humanidade, quer seja para simples conferência ou produzir incríveis reações químicas, querer saber a quantidade das coisas é fundamental.

As primeiras balanças foram inventadas pelos Egípcios nos anos 5000 A.C, para medir "peso" dos metais preciosos, e desde então tem sido adotada por todo o mundo como um objeto necessário em qualquer setor da sociedade. As balanças foram evoluindo com a tecnologia e nos anos 1970 tinham versões domésticas tais como a que mostraremos no vídeo abaixo


Assista ao Vídeo e conheça como eram as balanças Domésticas dos anos 1970 usadas para  simples conferência.




Essa balança usa tecnologia 100% Mecânica assim como as primeiras criadas no mundo, porém já possui uma melhoria visual e total praticidade no uso. Ela consegue medir desde 10g até 10Kg!

Eram muito usadas para simples conferência, já que não é de hoje que as pessoas desconfiam dos comerciantes, querendo saber se realmente aquele 5Kg de feijão que comparam eram realmente 5Kg ou muito menos!

Assim as pessoas poderiam conferir em casa se as compras feitas nas mercearias/mercadinhos correspondiam exatamente a medida que lhe foi cobrado. Era muito comum nos anos 70/80 que as pessoas comprassem Feijão,Arroz,Acuçar,Sal fracionados, raramente nestes pequenos comércios eram vendido produtos ensacados como hoje.

As balanças profissionais eram maiores e com mais precisão, porém o princípio de funcionamento eram bem parecidos com essas que mostramos.


É claro que existe uma tolerância entre as balanças, mas a medição deveria ser próxima, os 5Kg de feijão em nossa balança doméstica deveria dar 4,85Kg ou 5,2Kg, algo muito abaixo constataria que o vendedor estaria configurando crime de vender quantidade menor e cobrar pelo peso maior!

Atualmente temos balanças Digitais e automáticas que fazem tudo sozinhas, apenas basta colocar o produto a ser pesado no prato e elas automaticamente já indicam o peso com uma precisão incrível!

Mas essa tecnologia é apenas atual, a grande parte das balanças antigas são 100% mecânicas como a mostrada no vídeo.

Para os clientes da ESIJMJG não se preocupem, não entramos no mercado de reparo/conserto ou restauração de balanças! 

Eu apenas mostrei isso para fazer uma homenagem ao meu pai que faleceu em 2019, e também para que pudessem conhecer um pouco sobre as tecnologias de medição.

E ainda conhecemos a origem real da expressão "Carcamano"...

Em breve mais novidade no mundo vintage da Eletrônica/Informática.

JMJG
Eng Eletrônico 

sexta-feira, 6 de março de 2020

Toca Discos Gradiente DS-20 Funcionando Revisado Restaurado Confira mais um Vintage

Toca Discos Gradiente DS-20 Full Automatic Reparado e Restaurado. Mais um Vintage e Cliente Satisfeito!

Famosa marca nacional de eletrônicos, já fabricou verdadeiras maravilhas durante os anos 1970/1990, e o DS-20 Gradiente foi uma delas.

Eis um Toca-Discos (Turntable) 100% Full Automatic! Este é uns do que dispensa totalmente a interação do usuário em operar o braço do Toca Discos, pois o aparelho consegue realizar todas as operações apenas com o Comando START/STOP, tudo que se deve fazer é apenas inserir o disco no prato, fechar a tampa e apertar o comando START/STOP!



Além disso o DS-20 conta com cápsula Magnética o que garante uma qualidade de som Superior! Geralmente a grande maioria dos Toca Discos (incluindo os atuais falsos vintages) usam apenas cápsulas cerâmicas devido a serem mais baratas, porém a qualidade é inferior!

Tudo que se deve esperar num único Toca Discos Vintage, operado com sistema Belt-Drive, que é mais suave e mais durável do que os antigos sistemas de polia! Isso também ajuda a reduzir alterações de Pitch e eventuais trepidações causadas pelo sistema de Polia antigo que se desgastam muito com o uso.

Assistam ao Vídeo Teste do Gradiente DS-20 que foi Restaurado/Consertado em nossa empresa




Outra melhoria é utilizar Motor AC ao invés dos motores DC usados em toca Discos Falsos Vintages atuais! Os motores AC destes aparelhos operam completamente por indução magnética sem necessidade de escovas, o que aumenta drasticamente a durabilidade deles! É por isso que quase raramente temos motores AC de Toca Discos Vintages mesmo, que estão queimados, ao passo que motores DC atuais quase sempre tem vida útil muito curta!


Muitos consideram o DS-20 um dos melhores Toca Discos da Gradiente, eu considero o melhor mecanicamente apenas, pois o melhor da Gradiente seria o TT-575! Isso em minha opinião!

O TT-575 possui um sistema eletrônico, e braço+lift movimentando por indução magnética, o que permite trocar até de faixa no disco com a tampa fechada! Raríssimos Toca Discos fazem isso!



O TT-575 é mais que Full Auto, seria realmente o único Toca Discos 100% Automático pois dispensa até interação no braço para se mudar de faixa, pois consegue fazer isso até com a tampa fechada! Incrível né... 

Quem desejar conhecer mais o TT-575 pode encontrar ele em nosso blog também!

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

ESIJMJG Vintage, trazendo o passado de volta ao futuro!

quinta-feira, 5 de março de 2020

Por Dentro de um Toca Discos Gradiente DS-20 Full Automatic Como funciona o mecanismo que se move sozinho!

Por dentro de um Toca Discos Gradiente DS-20. Como funciona o famoso mecanismo Full Automatic que se move sozinho!

Obra prima dos anos vintage, os verdadeiros Toca-Discos fabricados entre os anos 1960/1989 tiveram a real tecnologia que tanto fascina e encanta quem aprecia a arte do Disco de Vinil. Muito diferente das imitações falsas de vintage da atualidade que nem de perto se comparam aos clássicos aparelhos tanto em qualidade quanto na verdadeira tecnologia do Full Auto!

Nenhum Toca-Discos Falso Vintage da atualidade possui o charme e encanto dos antigos mecanismos Full Auto.

Ser Full Auto significa uma operação completamente automática, desde o inicio do Disco, movendo o braço do Toca Discos em direção ao começo do disco, até o final, movendo o braço novamente em sua posição de repouso e ainda desligando completamente o Toca-Discos. Faz parte também dos Full Auto a função de reprodução sequencial de discos, quando alguns mecanismos possuem projeto para aceitar o incrível "Pino Caneta Central'.

Hoje mal temos o desligamento automático, que é feito com engrenagens de plástico muito frágeis que em pouco tempo acabam quebrando e não tem mais conserto!

Já mostramos anteriormente como é o mecanismo de um Toca Discos da Dual (1214) que é Alemão dos anos 60, mas hoje trazemos uma versão mais moderna do Gradiente DS-20!

Assista ao Vídeo abaixo e veja como funciona o mecanismo interno do Toca Discos Gradiente DS-20!


O Toca Discos Gradiente DS-20 na verdade é Full Auto, pois apresenta todas as características citadas acima, que dispensa o usuário de qualquer operação manual, inclusive para colocar o Disco para tocar, já que também efetua o Start! Essa função atualmente não está presente nos falsos vintages que estão sendo fabricados!

Além disso, existe ainda a incrível função REPEAT que alguns Gradientes também possuem, bem como outros antigos Toca-Discos, nela o usuário pode reproduzir o Disco novamente do começo!

O mecanismo do DS-20 é o mesmo usado no modelo da Polyvox TD-1500 o seu irmão mais pobre, isso porque a Gradiente e Polyvox eram empresas do mesmo Grupo, sendo a Polyvox uma empresa com versões mais "econômicas" do que os produtos da Gradiente.

O Polyvox TD-1500 não tem nada automático, tudo nele é 100% manual, ele não tinha a Engrenagem CAM nem as hastes ou alavancas que faziam todo aquele movimento do braço e do Lift! Mesmo assim agradava o grupo de usuários que preferem eles mesmos colocar seu discos para tocar e depois desligarem por sí mesmos retirando a agulha daquela região no final do disco que causa o som peculiar de que o disco já acabou. Isso é nostalgia para alguns, do mesmo modo que os clássicos gramofones faziam!

Quer seja o Grupo dos que adoram o Full Auto com eu, ou dos que amam a operação 100% manual, tanto o Gradiente DS-20 quanto o Polyvox TD-1500 conseguem agradar, mas só o DS-20 possui a opção Manual/AUTO muito embora o desligamento do disco seja obrigatoriamente Automático, não tem como evitar isso! 

Em breve traremos o vídeo do Testes Completo do Gradiente DS-20 que foi reparado/restaurado em nossa empresa ESIJMJG!

Aguardem.
JMJG
Eng Eletrônico

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