domingo, 31 de dezembro de 2017

Saiba tudo sobre a mudança para tv digital fim do sinal analógico.Tire dúvidas gratuitamente

Conheça em detalhes a mudança para o sinal de televisão digital. Fim da transmissão analógica no Brasil. Prazo limite de 2017 até 2018. Tire dúvidas gratuitamente, não deixe para última hora!



Assista reportagem completa abaixo, e depois veja mais detalhes,sobre o que se precisa para receber o sinal digital.




Muitas pessoas ainda nem sabem que o sinal analógico de televisão vai ser desligado definitivamente no Brasil em alguns meses em várias cidades! Em São Paulo por exemplo a data limite é Março de 2017! Nas demais cidades (95% do território nacional) vai acontecer essa mudança até o ano de 2018 onde se espera que a grande maioria das principais cidades, esteja transmitindo somente em sinal digital. Muitas outras cidades pequenas vão realizar a transição até 2023 (se não houver prorrogação).

Para instruir a população, nossa empresa fez uma reportagem esclarecendo sobre o assunto. Se ainda tiver dúvidas, poderá entrar em contato gratuitamente conosco, e esclarecer. É a ESIJMJG prestando um serviço social.

Contato%20para%20Duvidas%20TV%20Digital


Dúvidas Comuns- FAQ básico

1) Minha antena velha serve e os cabos antigos também?


Sobre a antena ,depende, se ela for padrão UHF pode ser reaproveitada. Se for padrão VHF não serve! A melhor antena é a externa (instalada no telhado ou lado de fora da residência). Fuja das antenas internas, elas possuem recepção baixa de sinal e podem apresentar falhas (imagem pixelizada). Dê preferência para antenas amplificadas, ou instale circuitos amplificadores caso more em regiões montanhosas, cidades grandes ou utilize a antena muito distante do local onde estarão os televisores/conversores.
  
 Os cabos antigos não servem para o sinal digital, o único cabo recomendado é o cabo coaxial de sinal! Ele possui características técnicas específicas para o sinal de vídeo. Toda a instalação entre a antena e os receptores/televisores deve ser feita com este cabo!


Os conectores usados com os cabos coaxiais são os chamados conectores F, e são especiais e possuem rosca nas pontas para uma perfeita emenda/conexão com os tunners. Existem modelos que necessitam de um alicate especial para serem instalados. Geralmente um antenista possui todos os equipamentos para tal.



Em caso de necessidade, se o consumidor não tiver conhecimento técnico para efetuar a instalação, o recomendado é contratar o serviço de um antenista para regularizar a instalação. O sinal da tv digital pode ser recebido por única antena e ser dividido em vários pontos (antena comunitária), desde que haja circuitos amplificadores de sinal aplicados na instalação.

2) Não quero comprar uma TV nova, como fazer para receber o sinal digital em meu televisor antigo?



Para televisores antigos, produzidos á partir de 1990 será preciso comprar (ou usar o kit gratuito se tiver direito á um) um conversor digital de sinais. Ele deverá ser instalado em cada televisão que o consumidor tiver em casa (um para cada tv). Basicamente a antena UHF se conecta nele, que receberá o sinal digital de TV, e converterá para sinal analógico (RCA-Vídeo composto+Audio). Desta forma, o consumidor poderá continuar recebendo o sinal de televisão aberto digital, e assistir mesmo em seu televisor antigo!

Mas, se sua televisão não tiver os conectores abaixo (pode ter apenas um branco ou vermelho):


Conectores de Vídeo composto+Audio)



É recomendável comprar uma televisão nova!


3 ) Eu tenho direito ao conversor digital Kit Gratuito?



Somente as famílias auxiliadas pelos programas populares do governo é que tem o direito de receber o Kit Gratuito. Caso queira conferir se tem direito, acesse o link clicando no botão abaixo.


Kit%20Digital%20Gratuito


4) Será possível assistir Alta Definição (HD/Full HD) e som Dolby usando o conversor em minha televisão antiga?

Se sua televisão for analógica (conforme mostrado acima) Não será possível assistir imagens em alta definição (HD) e nem curtir o som Dolby! Isso é devido a tecnologia de sua televisão antiga, sua tela não terá os pixeis suficientes para formar imagens de alta definição (720p/1080i) e nem circuito de áudio para processar Dolby HD. Neste caso apenas será possível receber do conversor imagens com resolução de 480i (qualidade DVD), a máxima resolução que aparelhos antigos conseguem exibir. Somente com conectores HDMI é que o conversor pode entregar imagens HD!


5) Minha TV é muito antiga, ainda usando tubo (CRT) tem mais de 20 anos, compensa comprar o conversor ou uma nova?


Depende do bolso do consumidor, na prática NÃO compensa continuar usando uma televisão muito antiga. Televisores de tubo ou muito antigos, não possuem mais peças de reposição no mercado ou o conector de vídeo composto (RCA), fatalmente o produto será sucateado quando apresentar um defeito! Não tendo o conector RCA será difícil de adaptar o aparelho num conversor digital, neste caso a imagem ficaria muito ruim mesmo fazendo "gambiarras". Compensaria comprar um televisor novo já com recepção digital embutida, e atualizar a tecnologia.

6) Todas as novas televisões (incluído as compradas nas lojas) já estão habilitadas a receber o sinal Digital?

Sim, desde que sejam televisores e não monitores! Os televisores possuem "tunner" (sintonizador) já com tecnologia de recepção digital, nenhum fabricante está produzindo aparelhos televisores com sintonizadores analógicos! Os monitores não possuem o sintonizador, portanto não são capazes de receber o sinal da televisão digital, mas podem ser usados em conjunto com o conversor digital, desde que tenham entrada HDMI e sistema de áudio próprio.

7) Qual a diferença entre HD (alta definição) e Full HD, 4k? Ser digital significa alta definição?












A resolução padrão (SD 480i) é considerada baixa resolução, essa resolução é exibida pelos conversores digitais (conectados em tv antiga) ou também pode ser transmitido por uma emissora de tv digital! Isso significa que no sinal digital ainda podem ser exibidas imagens de qualidade SD, depende da fonte do programa gravado pela emissora.

Ser digital não significa necessariamente ser HD, um termo é a tecnologia de transmissão, o outro é a qualidade da imagem!



A alta definição (HD) só é considerada á partir de 720p, e quase todos os televisores modernos conseguem exibir essa resolução. Full HD só é considerado a imagem que chega em 1080p (progressivo) e nem todos os aparelhos televisores conseguem exibir isso! 4K e 5K (UltraHD) são resoluções muitos superiores até mesmo ao FullHD e praticamente ainda não tem muito conteúdo sendo produzido com elas, no Brasil quase nenhuma. Futuramente elas serão as substitutas do FullHD. Não há necessidade de se comprar televisores com estas resoluções por enquantoCuidado na hora de comprar, pois alguns fabricantes podem levar ao consumidor comprar produtos errados por falta de conhecimento!


8) Qual a diferença entre 1080p/1080i essa sigla (p) e (i)?

A letra (i) é o termo para entrelaçado,representa a técnica antiga que a televisão utilizava para formar imagens na tela. São exibidos metade dos campos pares e ímpares em separado. No caso da técnica  (p) é o termo para progressivo, e neste caso as imagens dos campos pares e ímpares são exibidas ao mesmo tempo na tela, gerando uma imagem mais cheia e com maior nitidez.

9) É verdade que a alta definição do sinal aberto de televisão é apenas de 1080i não é FULL HD (1080p)?

Verdade, com o sinal aberto de televisão sendo transmitido em 1080i, não é possível imagens em Full HD (1080p), mas na prática não há diferença notável entre 1080i e 1080p. Quando a transmissão digital de tv foi inventada, alguns fatores técnicos limitantes fizeram com que fosse adotado a resolução de 1080i na transmissão digital. Mas não se preocupe, mesmo assim 1080i é uma excelente resolução HD.

10) Quando consigo imagens de 1080p Full HD?


Apenas quando se conecta computadores, aparelhos de Bluray, vídeo games, ou outros aparelhos que transmitam acima de FullHD (1080p). Geralmente estas imagens são conseguidas através da famosa entrada HDMI. Mesmo assim com HDMI é possível se transmitir ainda outras resoluções tais como 480i(SD)/480p/720/1080i. Na prática para a TV Digital a diferença entre 1080i ou 1080p é praticamente desprezível. Apenas olhos muito observadores e exigentes iriam perceber a diferença.

Em caso de dúvidas não esclarecidas neste artigo, os clientes podem entrar em contato gratuitamente com nossa empresa, acessando e preenchendo o formulário do link abaixo. Selecione "Duvidas Técnicas" nas opções de contato! Válido para todo território nacional!


Contato%20para%20Duvidas%20TV%20Digital


1) A ESIJMG não efetua serviços de antenista! Não efetuamos serviços de instalação de cabos e outros aparelhos.
2) As possíveis marcas usadas aqui servem apenas como demonstração, não indicamos nenhum fabricante de forma direta, deixando o cliente livre para fazer suas escolhas.
3) Não efetuamos visitas técnicas para inspeção/instalação.
4) O fato de ofertarmos o serviço de dúvidas gratuitamente, não obriga a nossa empresa em responder ou resolver problemas técnicos.  O serviço gratuito de dúvidas é somente para dúvidas de consumidor, não atendemos técnicos ou profissionais do setor.
5) Não responderemos dúvidas se o cadastro do formulário não for feito completamente com e-mail e dados de contato válido. Não responderemos dúvidas por telefone, apenas feitas via formulário de contato.


JMJG- Engenheiro Eletrônico

Reações:

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MACOS)  por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, LI...

FIQUE POR DENTRO

Prestador de Serviços Técnicos Eletrônicos/Vídeo Produções Técnicas com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2017 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.