domingo, 13 de dezembro de 2015

Esclarecendo as vantagens de empregar Windows ou Linux em CFTV. Placas de captura ou stand alones?

A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui módulos de treinamentos técnicos especiais para instaladoras ou técnicos autônomos que queiram apreender melhor o modo correto de instalar e configurar um sistema de CFTV.

A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui módulos de treinamentos técnicos-comerciais especiais para vendedores e setores comerciais,marketing das empresas, para saberem oferecer de modo CORRETO a melhor solução para seus clientes.

A ESI JMJG SOM&IMAGEM pode ser contratada para eventuais acompanhamentos de instalações ou projetos/configurações em sistemas de CFTV e outros. Confira no final da página. Fazemos Suporte Técnico para configurações/projeto de sistemas de segurança eletrônica!

Windows X LINUX. Placas de Captura X DVR

Eis aqui a maior briga de alguns conceituados no setor, para os sistemas de CFTV. Usar placas de capturas ou DVR? Sistemas Windows ou Linux?...Vou pautar minha humilde opinião baseada em experiências de campo, e de conceitos...

Placas de Captura: Vantagens: Geralmente mais baratas do que os DVR's são utilizadas apenas por alguns instaladores,alguns modelos estão até em desuso no mercado. O problema deste sistema é que usam um Hardware auxiliar,necessitam de um PC (computador).Ao serem instaladas e configuradas corretamente, transformam o PC num DVR com maior capacidade de armazenamento, e facilidade de operação/robustez. Assim pode-se gravar as imagens no computador e futuramente a manutenção deste "PC-DVR" será mais prática e fácil, na teoria um técnico de computador pode trocar sua fonte, memórias, dando mais vida útil ao sistema.

DESVANTAGEM: Muitas usam sistema operacional WINDOWS em seus softwares, fazendo com que o sistema seja instável e inseguro! Muitas placas apresentam incompatibilidade com as Placas-mães e chipsets, exigindo a montagem de uma máquina específica. 
O maior problema no mercado é o uso/emprego de sistemas Windows Pirata...hummm isso representa um falha grave de segurança, quem faz isso já começa muito mal um projeto de CFTV! Cavalos de Troia,Vírus,etc podem deixar o computador muito lento, ou até mesmo impedir o correto funcionamento do sistema das placas de captura. Assim não serve para nada! Para piorar, a tentação de alguns usuários de aproveitar a máquina para dar uma navegadinha no facebook,youtube, ou até mesmo acessar sites proibidos.. Resultado, uma máquina que deveria ser operacional por anos, se torna inutilizável em questão de alguns meses! Isso já encontrei em campo muitas vezes...

Mesmo com o sistema Windows original, a máquina estará sujeita a pragas digitais, e os sistemas anti-vírus/proteção já deixam qualquer computador lento, imagine com placas de captura que demandam muito recurso da máquina.... Nem adianta um super processador de 8 núcleos, o risco de contaminação do sistema Windows independe do hardware da máquina ser poderoso ou fraco!


Prefira placas de captura que sejam compatíveis no software com o sistema operacional LINUX. Assim teu equipamento NÃO será invadido por Vírus, hackers e nem ficará instável ou travando, perdendo a função e objetivo de segurança.

Lembre-se que aqui o que importa é o usuário usar/acessar as funções do software da placa de captura e não o sistema operacional! Independente de conhecer ou não o LINUX, o usuário vai se acostumar com o software do fabricante, é isso que importa no final!

Existem casos em que as placas de captura podem ser utilizadas com bom custo X benefício.



DVR's-Stand Alones




Conhecidos também como Stand Alones no Brasil, os DVR's conforme comentado são os substitutos diretos e muito superiores aos antigos VCR- "Time-Lapses". Normalmente possuem versões de 4 até 64 canais.

São operados por mouse ou controle remoto e o melhor muitos deles já utilizam sistema operacional LINUX padrão em seu interior. Claro LINUX modificado para função DVR. Muito mais estáveis, seguros e confiáveis em alguns casos podem até fazer o famoso acesso remoto (ver as imagens pelo smartphone).

O problema na escolha do modelo de DVR é o fabricante, tempo de garantia, funções e acesso remoto via WEB, compatibilidade e atualização de software,suporte a função de DNS gratuito,etc.

Nem todos os fabricantes e modelos disponíveis no mercado possuem estas caracteristicas com custo X benefício atrativo. E também o problema fica com o reparo do equipamento, diferente das placas de captura a manutenção do  DVR deverá ser feita em rede autorizada própria em grande parte dos importadores/distribuidores no Brasil. Alguns nem sequer tem uma assistência técnica, optando apenas pela troca/substituição. Fique de olho em marcas de modelos.
Saber configurar corretamente o DVR representará uma ótima harmonia no sistema do CFTV. Se começou certo nas câmeras e em todo resto,aqui se pode terminar mal literalmente!

A qualidade das imagens gravadas (CIF,QCIF,etc) pode ser um pesadelo para alguns clientes....Alguns equipamentos até tem diferença na qualidade de exibição das imagens transmitidas pela internet!

Funções tais como FPS, gravação por movimento (motion detection) acesso WEB deixam muitos técnicos de cabeços brancos e clientes insatisfeitos. Aqui para os famosos "puxadores de fio" estes equipamentos modernos/complexos se demonstram uma tremenda bomba! Tem que fazer um treinamento amigos, sem chance querer arriscar o "fuçometro" o cliente vai ficar insatisfeito e o serviço será executado apenas uma vez, ficará queimado no mercado....

Atualmente estão em moda, os DVR-Híbridos/NVR que nada mais fazem do que transformar o sistema em IP, para conectar as famosas câmeras de rede. Este equipamento exigirá um maior conhecimento por parte do técnico para a configuração, pois não é um equipamento analógico simples como os antigos DVR! Aqui o técnico terá que ter conhecimentos de rede!

Em nosso treinamento, ensinamos principalmente ao departamento técnico, executar as configurações mais comuns em seus modelos de DVR's comercializados. Além de dicas práticas de instalação dos DVR's em racks e gabinetes.



A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui um Engenheiro exclusivo, que já treinou oficialmente muitos técnicos.Ele trabalhou em grandes instaladoras/importadoras de equipamentos de CFTV e com várias técnologias e equipamentos.


O conhecimento e prática são fundamentais para a rotina do campo. Conhecimento se passa, aptidão e prática se desenvolve.


Entre em contato conosco também para Treinamentos/Acompanhamento de instalação de Outras tecnologias  (Alarmes, Segurança Perimetral, Cabos-Microfônicos, Barreiras de Microondas).

Ligue (11) 2308-4673 ou (11) 96435-5881


Serviços Técnicos e Produções com Técnica e Inteligência!

Postagem em destaque

Pacote Office de Graça? E sem vírus ou pirataria! Treinamento e Implantação

Suite Office Gratuita para TODOS os Sistemas Operacionais (Windows/GNU-LINUX/MacOSX)   por JMJG Não importa se tu é usuário de MAC-OS, ...

FIQUE POR DENTRO

Comércio e Reparo de Som Vitrolas Amplificadores Toca Discos Tape Deck e Computadores Antigos XT AT e linha Pentium anos 70 e 80 com Sede em São Paulo-Capital CNPJ: 179732170001-80 Visite www.esijmjg.com nosso site Oficial secundário (0X11) 2308-4673 ou (0x11)96435-5881 Grupo JMJG

2008-2020 ⓇESI JMJG SOM&IMAGEM Serviços Técnicos e Vídeo Produções. Tecnologia do Blogger.